book_icon

Uso de Data Analytics, IA e ML se intensificará, prevê Google Cloud

Soluções Supply Chain Digital Twin e Google Cloud Retail Search são as apostas do Google Cloud para os setores de logística, manufatura e varejo em 2022

Uso de Data Analytics, IA e ML se intensificará, prevê Google Cloud

Maior controle de estoque, entendimento do comportamento do cliente e gestão de grande volume de dados. Essas são as principais tendências as quais diversos setores da economia tendem a seguir em 2022. E a computação em Nuvem representa a tecnologia capaz de fazer com que as empresas obtenham êxito nessa jornada. Diante desse contexto, o Google Cloud elencou como essas tendências devem ocorrer em alguns dos principais setores da economia brasileira, em 2022.

Logística
Em 2021, o setor de logística enfrentou como grande desafio a visibilidade nas cadeias de suprimento e para 2022 o cenário permanece o mesmo. Com a chegada do 5G, a tendência é que o mercado brasileiro de IoT cresça exponencialmente. Dados do Ministério das Comunicações apontam que, com o 5G, o volume de dispositivos móveis ligados a IoT passará de 30 milhões para 100 milhões em 2023. Isso fará com que as empresas precisem gerar relatórios de dados mais inteligentes, visando adotar uma gestão de risco eficiente, ou seja, usar os dados para evitar catástrofes, reduzir custos e aproveitar oportunidades de negócios.

Em 2022, as empresas continuarão esse movimento com foco na geração de um negócio cada vez mais inteligente e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, por meio de Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Analytics

Manufatura
No setor de manufatura, a grande questão é como aproximar as pessoas dos objetos. Para isso, a tendência é o uso de máquinas empáticas, projetadas para interagir e aprender com os consumidores, prestando um atendimento personalizado e eliminando as lacunas entre um objeto entregue e a experiência do cliente com o produto adquirido.

Para atender ambos os setores citados acima, o Google Cloud desenvolveu a solução Supply Chain Digital Twin, cujo objetivo é fazer com que as empresas obtenham uma melhor coleta e compartilhamento de dados, além de acesso a painéis, análises e alertas em tempo real para promover uma melhor compreensão da cadeia de suprimentos e estarem preparadas para reagir a mudanças.

Varejo
O varejo é, possivelmente, o setor que vem passando por mais mudanças nos últimos dois anos, em virtude dos efeitos da pandemia de Covid-19. Muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente, migrando para o digital. Por conta disso, os varejistas têm apostado em proporcionar melhores experiências de compra e, neste sentido, as tendências para o setor envolvem tecnologias de pesquisa e personalização. O intuito, com isso, é oferecer produtos mais alinhados com as necessidades e desejos dos consumidores, além de ajudar o varejista a entender e gerenciar melhor o estoque de produtos, estabelecendo comunicações claras e honestas com o cliente.

Recentemente, o Google Cloud anunciou a solução Google Cloud Retail Search que fornece ao e-commerce pesquisas com a qualidade do Google em suas propriedades digitais. Com uma funcionalidade de pesquisa personalizável e exclusiva para as necessidades comerciais dos varejistas, a solução proporciona aos consumidores uma experiência de compra de alta qualidade, além de ajudar a converter a intenção de compra nos próprios sites e aplicativos móveis dos varejistas, entendendo a intenção do consumidor e mapeando-a para o inventário de produtos.

Sustentabilidade
Um aspecto comum a todos os setores da economia e que irá direcionar muitos investimentos por parte das empresas envolve a sustentabilidade. Vale ressaltar que as práticas sustentáveis ganharam relevância no ambiente corporativo, muito menos por cumprir com obrigações regulatórias e mais no intuito de fidelizar clientes, funcionários e parceiros. A sustentabilidade representa, portanto, uma estratégia de construção de marca para as empresas.

“Nos últimos dois anos notamos uma movimentação intensa das empresas para acelerar a transformação digital em suas operações como forma de reagir e adaptar-se às mudanças provocadas, principalmente, pela pandemia de Covid-19”, comenta Marco Bravo, head do Google Cloud para o Brasil. “Em 2022, as empresas continuarão esse movimento com foco na geração de um negócio cada vez mais inteligente e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, por meio de Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Analytics. Ser digital não é mais uma opção e significa ser mais rápido, encontrando o cliente onde ele estiver com o produto certo, na hora certa”, explica. baseada em dados e uma infraestrutura moderna de computação. Nossas soluções de Nuvem corporativa utilizam a tecnologia avançada do Google e apoiam empresas para que elas sejam mais eficientes, modernas e inovadoras. Em mais de 150 países, clientes recorrem ao Google Cloud como seu parceiro de confiança para solucionar seus maiores desafios de negócio.

Serviço

cloud.google.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.