book_icon

Processador Samsung para as novas gerações de smartphones

O Exynos 2200 permitirá a melhor experiência de jogo para celular, além de aprimorar a experiência geral em aplicativos de mídia social e fotografia

Processador Samsung para as novas gerações de smartphones

A Samsung Electronics, um dos principais fabricantes de semicondutores do mercado, anunciou nesta terça-feira (18/1) seu novo processador móvel premium, batizado de Exynos 2200. Trata-se de um processador móvel que incorpora uma poderosa unidade de processamento gráfico (GPU) Samsung Xclipse, baseada na arquitetura AMD RDNA 2. Além disso, os núcleos de CPU são baseados nas mais recentes tecnologias Arm disponíveis no mercado, trazendo ainda uma unidade de processamento neural (NPU) atualizada. Com isso, o Exynos 2200 permitirá a melhor experiência de jogo para celular, além de aprimorar a experiência geral em aplicativos de mídia social e fotografia.

“Construído no mais avançado processo EUV (litografia ultravioleta extrema) de 4 nanômetros (nm) e combinado com tecnologia móvel, GPU e NPU de ponta, a Samsung criou o Exynos 2200 para fornecer a melhor experiência para usuários de smartphones. Com o Xclipse, nossa nova GPU móvel construída com tecnologia gráfica RDNA 2 da AMD, o Exynos 2200 redefinirá a experiência de jogos móveis, auxiliado por gráficos aprimorados e desempenho de IA”, disse Yongin Park, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics.

A GPU Xclipse é um processador gráfico híbrido exclusivo posicionado entre o console e o processador gráfico móvel. Xclipse é a combinação de ‘X’ que representa Exynos e a palavra ‘eclipse’. Como um eclipse, a GPU Xclipse encerrará a antiga era dos jogos para dispositivos móveis e marcará o início de um novo capítulo empolgante.

Com a arquitetura AMD RDNA 2 de alto desempenho como seu backbone, o Xclipse herda recursos gráficos avançados, como rastreamento de raio acelerado por hardware (RT) e sombreamento de taxa variável (VRS) que antes estavam disponíveis apenas em PCs, notebooks e consoles.

Processamento

O Exynos 2200 é um dos primeiros no mercado a integrar os mais recentes núcleos de CPU Armv9 da Arm, que oferecem uma melhoria substancial em relação ao Armv8 em termos de segurança e desempenho, as duas áreas que estão se tornando criticamente importantes no mercado móvel de hoje. dispositivos de comunicação.

A CPU octa-core do Exynos 2200 foi projetada em uma estrutura tri-cluster composta por um único e poderoso núcleo principal Arm Cortex-X2, três grandes núcleos Cortex-A710 equilibrados em desempenho e eficiência e quatro Cortex-A510 com eficiência de energia pequenos-núcleos.

O Exynos 2200 oferece Inteligência Artificial (IA) no dispositivo mais poderosa com um NPU atualizado. O desempenho do NPU dobrou em comparação ao seu antecessor, permitindo mais cálculos em paralelo e aprimorando o desempenho da IA. A NPU agora oferece uma precisão muito maior com suporte a FP16 (ponto flutuante de 16 bits), além de INT8 (inteiro de 8 bits) e INT16 com eficiência de energia.

Além disso, o Exynos 2200 integra um modem 3GPP Release 16 5G rápido que suporta bandas de espectro sub-6GHz e mmWave (onda milimétrica). Com o Novo Rádio E-UTRAN – Conectividade Dupla (EN-DC), que utiliza sinais 4G LTE e 5G NR, o modem pode aumentar a velocidade em até 10 Gbps.

Por segurança, o Exynos 2200 vem com Integrated Secure Element (iSE) para armazenar chaves criptográficas privadas, bem como para desempenhar um papel como RoT (Root of Trust). Além disso, um HW de criptografia em linha para UFS e DRAM foi reforçado para que a criptografia de dados do usuário seja compartilhada com segurança apenas dentro do domínio seguro.

A arquitetura do processador de sinal de imagem (ISP) do Exynos 2200 foi redesenhada para suportar os mais recentes sensores de imagem para resolução ultra-alta de até 200 megapixels (MP). A 30 quadros por segundo (fps), o ISP suporta até 108 MP no modo de câmera única e 64+36Mp no modo de câmera dupla. Ele também pode conectar até sete sensores de imagem individuais e conduzir quatro simultaneamente para configurações avançadas de várias câmeras. Para gravação de vídeo, o ISP suporta resolução de até 4K HDR (ou 8K).

Serviço
www.samsung.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.