book_icon

10 tendências de negócios em 2022

As principais tendências de mercado deste ano prometem aquecer a economia e trazer novidades tecnológicas para diversas áreas

10 tendências de negócios em 2022

As tendências de mercado deste ano refletem as mudanças em andamento no desenvolvimento tecnológico, científico e social. Os últimos dois anos não foram fáceis para a economia brasileira e mundial, mas 2022 promete ser um ano de novas oportunidades.

Muitas dessas tendências não são novidades, mas frutos de um maior investimento e foco em assuntos abordados nos últimos anos.

Acompanhe este artigo e saiba como se preparar para viver o futuro em 2022.

Como profissional, a melhor forma de investir em uma tendência de mercado é por meio de especializações

Tendências de Marcado em Tecnologia

As tendências de mercado em tecnologia não se restringem apenas ao desenvolvimento de novas máquinas e softwares, mas também abarcam a aplicação desse desenvolvimento em diversas áreas.

Em 2022, os assuntos mais abordados serão:

  • O metaverso e sistemas de áudio: a criação de um metaverso e outras tecnologias de imersão ganharão novos níveis de experiência e realidade com o avanço do desenvolvimento de áudio. Agora, além de gráficos ultrarrealistas, os sons também serão cada vez mais imersivos;
  • Inteligência artificial na medicina: o investimento em tecnologias voltadas para a ciência e medicina está cada vez maior e segue em tendência nos próximos meses. Um exemplo é a presença da Alphabet, controladora do Google, que está investindo na produção de remédios com ajuda de Inteligências Artificiais;
  • Regulamentação de NFTs: um tema em alto destaque em 2021 com a venda de NFTs (Token não fungível) de artes digitais. A tendência agora é que ocorra a regulamentação do NFT, definindo parâmetros legais internacionais e mudando o que conhecemos hoje do sistema de direitos autorais.

Tendências de Mercado de trabalho

Quando o assunto é trabalho, as tendências de mercado trazem novidades em novos cargos e setores que surgem com os avanços tecnológicos.

Porém, é importante observar que muitas dessas novas profissões já existem ou têm similaridade com cargos atuais.

A grande diferença é a especialização e atualização em assuntos e setores, se adequando às tendências.

Além dessas profissões, duas tendências estarão em alta em 2022.

  • Surgimento do cargo “Chief Heat Officer”: o cargo de “diretor de aquecimento global” é uma das tendências aguardadas para este ano, trazendo maior dedicação das grandes empresas na redução de danos ambientais;
  • Trabalho nômade: com a adoção do home office durante a pandemia, surge uma nova tendência. Os trabalhadores nômades são aqueles que não estão presentes no escritório da empresa, trabalhando de casa ou de onde estiver. Com isso, também cresce a contratação de colaboradores de outros estados e até mesmo de outros países.

Tendências em Meio Ambiente e Cultura

A valorização da cultura e a adoção de medidas socioambientais também são tendências de mercado em 2022.

Os dois tópicos ganham força nas grandes empresas, com maior investimento em ações colaborativas.

  • Produtos com pegada de carbono negativa: a produção com pegada de carbono neutro ou negativo é uma das preocupações atuais das empresas, que estão investindo nesse conceito. É possível identificar essa tendência na produção de químicos, plásticos, combustíveis e até mesmo na agropecuária, com a criação de carne em laboratório;
  • Descentralização da produção cultural: por muito tempo Hollywood foi maioria nos cinemas e produções audiovisuais televisivas. Mas a tendência é que isso diminua e produções com diversidade cultural ganhem mais espaço. Um exemplo disso é o crescimento das séries de streaming e filmes sul-coreanos.

Tendências em Saúde e Bem-estar

Após dois anos de pandemia, as tendências de mercado em saúde e bem-estar estão voltadas para o desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no combate a novas doenças.

  • Imunidade super-humana: as vacinas contra COVID-19 foram produzidas em tempo recorde, resultados dos anos de pesquisa prévia no desenvolvimento de vacinas para doenças que pudessem surgir no futuro. Agora, o investimento será em vacinas e outros fármacos que contribuam para aumentar a imunidade, prevendo e prevenindo novas doenças virais e superbactérias;
  • Cuidados de saúde mental: a saúde mental também foi um tópico de grande atenção durante a pandemia. O estresse pela mudança de rotina, luto e outros fatores macroambientais contribuíram para que o assunto fosse levado para dentro das corporações, com investimento em plataformas de atendimento terapêutico a distância e grupos de suporte emocional entre as equipes.

Como investir nas tendências de mercado?

Como profissional, a melhor forma de investir em uma tendência de mercado é por meio de especializações.

Cursos de pós-graduação agregam grande valor ao seu currículo, e permitem que você acompanhe as tendências, contribuindo para avanços no setor.

Já para os empregadores, o investimento nas tendências deve surgir com o acompanhamento das novidades e a valorização dos profissionais colaboradores.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.