Empresa de tecnologia e soluções digitais com atuação em toda a América Latina, a TopMind mantém um portfólio e cultura de inovação com o propósito de impulsionar a Transformação Digital do segmento corporativo, por meio de soluções como Big Data, Analytics, Robotic Process Automation – RPA, chatbot e Inteligência Artificial. Sandra Maura, CEO da empresa no Brasil, analisa os desafios e oportunidades de TIC para 2022.
Confira.
Quais tecnologias acredita que dominarão o cenário de TIC em 2022?
Acredito que as soluções que dominarão o cenário TIC durante o ano de 2022 serão aquelas voltadas para garantir a segurança e conforto da população em tarefas que antes pediam por contato físico e exposição. O período pandêmico, com todas as restrições trazidas pela Covid-19, tem transformado as necessidades e desejos do consumidor, incentivando o uso inteligente, e muitas vezes automatizados, de espaços de compra, venda, lazer e trabalho. Em tempos marcados pela comunicação móvel, mergulhamos em uma enorme diversidade de desejos, vontades e metas, o que pede pela remodelagem das indústrias para suprir a crescente demanda por customização e personalização de produtos e serviços. Torna-se uma necessidade ampliar a capacidade de entendimento do público.
Quais são as principais tendências?
Será necessário apostar, por exemplo, em plataformas de mensageria que atendam de forma coerente e ágil a clientela, oferecendo uma experiência humanizada, de rápida solução e positiva. Falamos aqui de modelos que, sendo mais digitais e integrados, otimizam a experiência do cliente por meio de chatbots, RPA, Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning, entre outros. A combinação de soluções pode ajudar não apenas na experiência do cliente, mas também aprimorar etapas de gestão, produção, logística e faturamento.
Além de consumidores, teremos de pensar também em nossos colaboradores. O trabalho híbrido tem se tornado a escolha de cada vez mais empresas, renovando a configuração do espaço profissional. O avanço das ferramentas de colaboração e automação de gestão de espaços pode potencializar o uso dos escritórios, criando condições seguras para a presença no ambiente de trabalho e garantindo uma experiência mais fluída e completa para os funcionários. Ferramentas baseadas em Nuvem e para a gestão de espaço, conteúdo, compartilhamento de material, recolhimento de dados, análise de ocupação e reservas serão um diferencial para empresas que desejam investir no bem-estar de seu time. Assim, é possível marcar reuniões, reservar equipamentos e salas com antecedência, e ter visibilidade sobre ambientes disponíveis para uso em instantes. Esses dados podem ser usados para alertar rapidamente os demais funcionários da empresa para voluntariamente entrarem em quarentena.
Com grande parte da população passando cada vez mais tempo trabalhando em casa e utilizando seu espaço e ferramentas pessoais para manusear informações empresariais, tecnologias de segurança cibernética tornam-se essenciais, assim como ferramentas de recuperação de falhas e desastres. O financiamento contra ataques hackers e o investimento na cultura de segurança cibernética, uma forma de educar colaboradores e proteger seus dados, serão alguns dos principais investimentos, assim como a instalação de proteção antivírus, firewalls, Cyber IA e sistemas de prevenção de intrusão.
Como avalia a consolidação e impacto no mercado com as tecnologias?
Quando falamos da consolidação e impacto de certas ferramentas no mercado tecnológico, é possível demarcar soluções que impulsionam o meio. Todas elas, porém, tem base em uma das transformações mais significativas da atualidade: a automatização inteligente. Já caminhávamos em direção a digitalização, mas a chegada da pandemia de Covid-19 e a necessidade de se manter em segurança por meio do isolamento social aceleraram o processo em anos, incentivando empresas e instituições a implementar soluções tecnológicas para se manter positivadas no mercado. Ao automatizar um espaço, seja ele profissional ou pessoal, ampliamos a eficiência de suas tarefas e resultados, alcançando uma qualidade de serviço melhor, mais barata, mais rápida e adaptável ao objetivo que buscamos alcançar. A tendência é que o mercado e a indústria se tornem cada vez mais automatizados, se beneficiando assim dos pontos positivos oferecidos pela presença da tecnologia.
E especificamente sobre Segurança?
Com o maior número de demandas sendo tratadas por meio da tecnologia, porém, outra necessidade surge: a de Segurança. Durante os anos de 2020 e 2021, acompanhamos um número maior de ataques cibernéticos, phishing e tentativas de roubo de dados. A necessidade de trabalho remoto, com diversas máquinas pessoais tornando-se ferramentas de trabalho, e a constante troca de informações online, deixou empresas mais vulneráveis. O que antes já se mostrava uma parte importante do processo de bem-estar, cuidado e privacidade, hoje torna-se indispensável. Acompanhamos então a jornada de investimento em ferramentas de proteção e treinamento de segurança para colaboradores, assim como a instalação de proteção antivírus, firewalls, Cyber IA e sistemas de prevenção de intrusão.
Qual será a tendência de tecnologias como Aprendizado de Máquina, IA, IoT, 5G…?
Entre as ferramentas que mais se destacam no processo de automatização, estão a Inteligência Artificial e IoT, que afetam diretamente outras ferramentas de grande importância para o mercado, uma vez que podem ser aplicadas para os mais variados objetivos e setores. Podendo ser utilizadas na área da Saúde, Varejo, Atendimento,
Segurança e muitas mais, a IA e a Internet das Coisas possuem o trunfo da flexibilidade, encaixando-se nas mais diferentes tarefas, automatizando demandas e tornando-as mais rápidas, fluidas e eficientes. Impulsionadas pelos avanços de algoritmos e dados, a Inteligência Artificial e IoT se tornam cada vez mais importante para o sucesso de empresas e para uma experiência pessoal e profissional positivas.
Outra solução importante no processo é o 5G, inovação que vai além velocidade na conexão com a Internet, abrindo as portas para novas formas de utilizar a tecnologia em nossa rotina pessoal e profissional.
A ferramenta pode impulsionar de forma exponencial a capacidade de interação entre máquinas, maior capacidade para transformar o Big Data em insights verdadeiramente precisos e muito mais velocidade para a tomada de decisões.
Seu diferencial vem do foco na eficiência e praticidade da mobilidade, construindo ambientes mais inteligentes, integrados e eficientes que geram ganhos positivos para o usuário enquanto integra sistemas complexos, reduz custos e diminui a chance de erros. O 5G é apenas o ponto de partida para mudanças de impacto que criarão uma rede conectada, inteligente e única.
A Computação em Nuvem tem garantindo seu espaço dentro da transformação digital também. Ao facilitar o acesso a informações compartilhadas via internet, a ferramenta permite que, trabalhando presencialmente ou em home office, equipes se mantenham conectadas entre si, trocando documentos de forma simples e rápida. O acesso móvel de dados marca a era da digitalização e do “Novo Normal” híbrido, com grande apoio na automatização, em que passamos a viver. Impulsionando resultados positivos entre empresas e seus times, a Nuvem torna-se um facilitador na tarefa de atingir objetivos.
Serviço
www.topmind.com.br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo