book_icon

Como a tecnologia abre portas para um senso de coletividade?

A implementação de recursos tecnológicos contribui para a valorização técnica dos colaboradores, priorizando a atuação de todos os times no desempenho de funções estratégicas.

Nos últimos anos, grandes transformações aconteceram no ambiente corporativo. Provocadas principalmente pelo avanço tecnológico, tais mudanças buscaram aprimorar os processos de produção, maximizar resultados e adequar o modelo de trabalho das empresas à nova realidade em que elas precisam atender às expectativas de um público cada vez mais exigente e atuar em um cenário instável e de grande competitividade.

O fato é que graças à tecnologia, muitas empresas conseguiram não só aperfeiçoar seus modelos de negócios, mas sobreviver e lucrar em um mercado excessivamente competitivo. Um ambiente corporativo equipado com infraestrutura tecnológica e um mindset voltado à inovação produz resultados efetivos e duradouros, contribuindo, dessa forma, para a construção e posicionamento das empresas no mercado.

A utilização de soluções tecnológicas impacta fortemente o ambiente interno das companhias de diversas formas. Uma delas é o apoio na execução de processos repetitivos de rotina. Ao possibilitar a realização de funções operacionais por programas de software, a tecnologia permite às equipes atuarem de forma estratégica em outras demandas, com mais liberdade e autonomia, reduzindo tempo, custos e falhas. Outra vantagem de se ter um ambiente tecnológico é a abertura de portas para um senso de coletividade no trabalho, que permite a todos os colaboradores atuarem de forma integrada no desenvolvimento de processos e atividades.

Atuação estratégica focada em resultados
Promover uma atuação estratégica com foco em resultados ainda é um grande desafio para muitas empresas. Tais dificuldades advém de fatores como burocracia, excesso de processos repetitivos, falta de infraestrutura, entre outros. Esses problemas surgem principalmente em razão da ausência de um ecossistema tecnológico no meio corporativo. Em suma, o grau de maturação digital influencia diretamente nos resultados das empresas.

Neste sentido, o investimento em tecnologia conduz os negócios para uma atuação focada em resultados. A partir da adoção de soluções tecnológicas, as empresas conseguem automatizar seus processos, aperfeiçoar a tomada de decisões por meio da análise de dados e pautar-se em modelos de trabalho que têm na inovação uma premissa básica importante para seguirem competitivas e obtendo bons resultados operacionais e, também, financeiros.

Coletividade e sinergia com as máquinas
Outro tema que muitas empresas ainda enfrentam obstáculos para avançar diz respeito ao senso de coletividade no ambiente de trabalho. Com times distintos, muitas vezes separados por espaços físicos e objetivos diferentes, as equipes têm dificuldade para atuarem conjuntamente e em sincronia. Neste sentido, a implementação de recursos tecnológicos é fundamental para superar tais questões, aproximando os colaboradores e explorando o potencial criativo de cada um.

Além de estimular o desenvolvimento do senso de coletividade nas equipes, um ambiente corporativo equipado com infraestrutura tecnológica promove integração entre as equipes por meio de diversas ferramentas, como Inteligência Artificial, automação e armazenamento em Nuvem, permitindo que todos tenham acesso aos trabalhos uns dos outros e atuem em conjunto, em busca de melhores resultados, bem como no cumprimento de metas.

Com isso, ao adotar a tecnologia em suas estratégias de produção, as empresas conseguem não só uma melhoria contínua na execução dos processos, mas a construção de um espaço de trabalho mais inclusivo que prioriza a participação de todos para conquistar bons resultados. Neste espaço de sinergia entre a equipe e a tecnologia, mudanças culturais e estruturais são comuns para adaptar-se ao novo mindset, bem como a nova realidade.

Para finalizar, reforço a importância da implementação tecnológica para se conseguir bons resultados. A construção de um espaço em que todos têm uma atuação estratégica e coletiva na busca por práticas e modelos inovadores de desempenho de trabalho influencia diretamente na atuação dos profissionais frente aos desafios e metas impostos, facilitando o processo de produção e unindo as equipes em busca de melhores resultados.

Por Fernando Brolo, sales partner na logithink.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.