book_icon

Qualcomm, Nokia e Juganu colaboram para o 5G em mmWave

As empresas anunciaram uma colaboração para padronizar a utilização do espectro 5G para cidades inteligentes e serviços de IoT no País

Qualcomm, Nokia e Juganu colaboram para o 5G em mmWave

A Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., a Nokia e a Juganu anunciam uma colaboração para padronizar o espectro 5G para cidades inteligentes e casos de uso em serviços públicos de IoT no Brasil, com o apoio das agências governamentais brasileiras ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

A iniciativa tem a Nokia trazendo o seu core celular 5G e a Juganu a sua luminária de rua inteligente e integrada para utilização em áreas públicas existentes, fornecendo serviços públicos há muito aguardados por meio da integração de tecnologia 5G e de soluções de IoT da Qualcomm Technologies.

A colaboração visa apoiar a padronização da utilização do espectro 5G em mmWave e outras frequências para cidades inteligentes e serviços de IoT 

Com o projeto, a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., Nokia e Juganu demonstram que o uso de dispositivos de iluminação pública simplifica drasticamente a instalação e a fusão tecnológica, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente o custo e o tempo de implementação da solução.

De acordo com José Palazzi, Diretor Sênior de Vendas da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., a colaboração visa apoiar a padronização da utilização do espectro 5G em mmWave e outras frequências para cidades inteligentes e serviços de IoT. “Estamos muito orgulhosos de apoiar esta iniciativa no Brasil, demonstrando como as soluções 5G da Qualcomm Technologies em mmWave e em outras frequências deste espectro podem ter um impacto positivo em cidades e comunidades inteligentes, integrando desenvolvimentos de IoT e transformando sociedades por meio da tecnologia.”

Para Bruno Gemus, CEO Brasil da Juganu, esse é um projeto a ser aplicado em todo o País. “Este projeto tem o poder de mudar o cenário da iluminação pública viária no Brasil e no mundo. Criamos uma experiência inovadora de iluminação pública, gerando conectividade 5G para o município, que poderá usar essa rede para diversas aplicações e, assim, reduzir a necessidade de instalação de muitas antenas pela cidade.”

Ailton Santos, Head do Brasil da Nokia disse: “As redes de quinta geração são identificadas como uma infraestrutura com potencial de revolucionar tanto a indústria 4.0 quanto o processo de adoção de novos serviços, como as cidades inteligentes. Um estudo recente elaborado em conjunto pela Nokia e a Omdia prevê que até 2035 o 5G irá gerar US$ 1,2 trilhão em produtividade no Brasil.”

 

5G

Ailton Santos

Bruno Gemus

IoT

José Palazzi

mmWave

Nokia e Juganu

Qualcomm

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.