book_icon

5G pode impactar a economia de energia

Pesquisador do IEEE, organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade, acredita que, com a adoção da nova banda, pode acabar o risco de apagões, além da diminuição do consumo energético no dia a dia.

5G pode impactar a economia de energia

A banda 5G, a nova geração da internet que deve chegar ao País em meados do ano que vem, promete trazer mais velocidade às comunicações – baixar e enviar arquivos mais rápidos, tornar conexões mais estáveis e reduzir tempo de resposta em diferentes dispositivos. Uma área que pode ser impactada pelo 5G é da energia, com o uso da comunicação no controle dos sistemas elétricos.

Com o 5G, a medição e transmissão poderão ser realizadas na ordem de microssegundos, o que pode ajudar nos futuros sistemas de controle

“Hoje, o controle de frequência é feito pela medição direta. Com o 5G, a medição e transmissão poderão ser realizadas na ordem de microssegundos, o que pode ajudar nos futuros sistemas de controle. Isso pode evitar o risco de apagões, por exemplo”, analisa Edson Watanabe, membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade, e professor de engenharia elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo o pesquisador, esse controle leva em conta dados locais. Com o 5G vai ser possível saber rapidamente como está a geração de energia eólica no nordeste ou solar no sul, por exemplo, e decidir o que fazer para que o consumidor tenha uma energia elétrica mais estável.

Com o advento do 5G vai ficar mais fácil também controlar os dispositivos elétricos em casa, tanto para maior conforto quanto para economia de energia. Do celular, as pessoas vão poder ligar ou desligar equipamentos em casa ou escritório com mais facilidade que hoje, podendo modificar o perfil de consumo de energia ao longo do dia. “O conceito de smart grid (redes inteligentes) também poderá ser mais facilmente implementado com o foco nas gerações mais sustentáveis que estão por vir.”

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.