Com o avanço das medidas de prevenção contra a Covid-19, muitas companhias passaram a oferecer opções flexíveis de volta ao trabalho e poucas ainda esperam um retorno total ao escritório. O relatório ISG Provider Lens Future of Work – Services and Solutions 2021 para o Brasil, divulgado pela TGT Consult, analisa as mudanças do cenário que viu um aumento significativo a partir de agosto de 2021.
De acordo com o estudo, os fornecedores de serviços de tecnologia têm se dedicado a aumentar suas ofertas de serviços, uma vez que o potencial do modelo híbrido de trabalho teve reconhecimento e relevância reconhecidos durante a pandemia. Segundo Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research, os avanços na área tornam o trabalho híbrido uma experiência perfeita. “À medida que as empresas brasileiras adotam modelos de trabalho híbridos, elas podem experimentar novas ferramentas e ideias para encontrar as melhores práticas para elas”.
O relatório indica que a crise da Covid-19 acelerou uma transição para o trabalho remoto que deveria ocorrer ao longo de vários anos. Como resultado, os fornecedores de serviços no Brasil passaram o último ano repensando a forma de realizar o trabalho, medindo experiências dos funcionários, adaptando plataformas de serviços ao trabalho híbrido e integrando plataformas digitais de local de trabalho com edifícios inteligentes, visando a proteger a segurança e a saúde dos funcionários.
No último ano, os fornecedores de serviços que operam no Brasil adotaram uma série de novas tecnologias, especialmente ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, IA, que se tornou a principal área de concorrência entre os fornecedores, uma vez que o uso dessa tecnologia permite o desenvolvimento de novos recursos, como auto recuperação e prevenção de incidentes. Pensando no futuro, o relatório indica que os fornecedores estão agora treinando sua IA em novos padrões para apoiar maneiras futuras de trabalho.
Apesar da maioria das empresas relatar maior produtividade dos colaboradores durante o período de trabalho remoto, o relatório indica que esses mesmos funcionários demonstraram preferir trabalhar do escritório quando o retorno parcial foi permitido durante a primavera de 2021. Entre os motivos para tal, os fornecedores indicaram a familiaridade do escritório, a saída social para os funcionários que vivem sozinhos, os desafios de separar o trabalho e a vida domiciliar e a oportunidade de um melhor trabalho em equipe no escritório.
O relatório 2021 ISG Provider Lens Future of Work – Services and Solutions para o Brasil avalia os recursos de 36 fornecedores em cinco quadrantes: Workplace Strategy Transformation Services – Large Accounts, Workplace Strategy Transformation Services – Midmarket, Managed Digital Workplace Services – Large Accounts, Managed Digital Workplace Services – Midmarket and Managed Employee Experience Services.
O relatório nomeia Sonda, Unisys e Wipro como líderes em três quadrantes cada e Capgemini, Connectis, IBM, SantoDigital e Stefanini como líderes em dois quadrantes cada. CTC, Dedalus, Ilegra, Logicalis, Venha Pra Nuvem e Vexia são nomeados como líderes em um quadrante cada.
Além disso, HOM e Logicalis são nomeados como Rising Stars — fornecedores com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG, em um quadrante cada.
Uma versão personalizada do relatório foi disponibilizada pela Unisys.
A consultoria
A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também atua como representante da Information Services Group – ISG no Brasil.
Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação.
O Information Services Group, ISG, é uma empresa global em pesquisa e consultoria de tecnologia. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo 70 das 100 maiores empresas do mundo, especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; consultoria de sourcing; gestão de serviços de governança e risco; serviços de operação de rede; estratégia de tecnologia e projeto operacional; gestão de mudança; inteligência de mercado; pesquisa e análise da tecnologia. Fundado em 2006 e sediado em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, pesquisa e análise de classe mundial, capacidades baseadas nos dados de mercado mais abrangentes da indústria.
Serviço
www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens/
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo