book_icon

Trabalho híbrido no País avançou com serviços de tecnologia e Inteligência Artificial

Ferramentas de Inteligência Artificial foram indispensáveis para auxiliar as empresas na adaptação da jornada de trabalho para o modelo de trabalho híbrido, aponta relatório ISG Provider Lens 2021

Trabalho híbrido no País avançou com serviços de tecnologia e Inteligência Artificial

Com o avanço das medidas de prevenção contra a Covid-19, muitas companhias passaram a oferecer opções flexíveis de volta ao trabalho e poucas ainda esperam um retorno total ao escritório. O relatório ISG Provider Lens Future of Work – Services and Solutions 2021 para o Brasil, divulgado pela TGT Consult, analisa as mudanças do cenário que viu um aumento significativo a partir de agosto de 2021.

De acordo com o estudo, os fornecedores de serviços de tecnologia têm se dedicado a aumentar suas ofertas de serviços, uma vez que o potencial do modelo híbrido de trabalho teve reconhecimento e relevância reconhecidos durante a pandemia. Segundo Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research, os avanços na área tornam o trabalho híbrido uma experiência perfeita. “À medida que as empresas brasileiras adotam modelos de trabalho híbridos, elas podem experimentar novas ferramentas e ideias para encontrar as melhores práticas para elas”.

O relatório nomeia Sonda, Unisys e Wipro como líderes em três quadrantes cada e Capgemini, Connectis, IBM, SantoDigital e Stefanini como líderes em dois quadrantes cada. CTC, Dedalus, Ilegra, Logicalis, Venha Pra Nuvem e Vexia são nomeados como líderes em um quadrante cada

O relatório indica que a crise da Covid-19 acelerou uma transição para o trabalho remoto que deveria ocorrer ao longo de vários anos. Como resultado, os fornecedores de serviços no Brasil passaram o último ano repensando a forma de realizar o trabalho, medindo experiências dos funcionários, adaptando plataformas de serviços ao trabalho híbrido e integrando plataformas digitais de local de trabalho com edifícios inteligentes, visando a proteger a segurança e a saúde dos funcionários.

No último ano, os fornecedores de serviços que operam no Brasil adotaram uma série de novas tecnologias, especialmente ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, IA, que se tornou a principal área de concorrência entre os fornecedores, uma vez que o uso dessa tecnologia permite o desenvolvimento de novos recursos, como auto recuperação e prevenção de incidentes. Pensando no futuro, o relatório indica que os fornecedores estão agora treinando sua IA em novos padrões para apoiar maneiras futuras de trabalho.

Apesar da maioria das empresas relatar maior produtividade dos colaboradores durante o período de trabalho remoto, o relatório indica que esses mesmos funcionários demonstraram preferir trabalhar do escritório quando o retorno parcial foi permitido durante a primavera de 2021. Entre os motivos para tal, os fornecedores indicaram a familiaridade do escritório, a saída social para os funcionários que vivem sozinhos, os desafios de separar o trabalho e a vida domiciliar e a oportunidade de um melhor trabalho em equipe no escritório.

O relatório 2021 ISG Provider Lens Future of Work – Services and Solutions para o Brasil avalia os recursos de 36 fornecedores em cinco quadrantes: Workplace Strategy Transformation Services – Large Accounts, Workplace Strategy Transformation Services – Midmarket, Managed Digital Workplace Services – Large Accounts, Managed Digital Workplace Services – Midmarket and Managed Employee Experience Services.

O relatório nomeia Sonda, Unisys e Wipro como líderes em três quadrantes cada e Capgemini, Connectis, IBM, SantoDigital e Stefanini como líderes em dois quadrantes cada. CTC, Dedalus, Ilegra, Logicalis, Venha Pra Nuvem e Vexia são nomeados como líderes em um quadrante cada.

Além disso, HOM e Logicalis são nomeados como Rising Stars — fornecedores com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG, em um quadrante cada.

Uma versão personalizada do relatório foi disponibilizada pela Unisys.

A consultoria
A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também atua como representante da Information Services Group – ISG no Brasil.

Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação.

O Information Services Group, ISG, é uma empresa global em pesquisa e consultoria de tecnologia. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo 70 das 100 maiores empresas do mundo, especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; consultoria de sourcing; gestão de serviços de governança e risco; serviços de operação de rede; estratégia de tecnologia e projeto operacional; gestão de mudança; inteligência de mercado; pesquisa e análise da tecnologia. Fundado em 2006 e sediado em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, pesquisa e análise de classe mundial, capacidades baseadas nos dados de mercado mais abrangentes da indústria.
Serviço
www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens/

Information Services Group - ISG no Brasil

ISG Provider Lens Future of Work – Services and Solutions 2021

modelo híbrido de trabalho

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento