“Pandemia digital”: empresa cria solução que integra sistemas e dados das empresas em interface única, aumentando segurança e evitando possíveis sequestros de dados
Ataques cibernéticos recentes a grandes empresas no País, como a Renner em agosto e a CVC em outubro, fazem o mundo corporativo olhar cada vez com mais atenção para a necessidade de preveni-los. Apenas no primeiro trimestre de 2021, o Brasil foi alvo de mais de três milhões de tentativas de ataques, o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, segundo a empresa de segurança Fortinet. No mundo todo, as perdas acarretadas por ataques virtuais em 2021 devem chegar a US$6 trilhões, conforme a União Internacional das Telecomunicações – em 2020, esse valor foi de US$1 trilhão.
E o que muitas empresas ignoram é que a maioria desses ataques podem ser evitados, já que 95% das violações de segurança cibernética são motivadas por erro humano, de acordo com um estudo da IBM. “ Para as empresas, o grande problema é que a maioria centraliza suas informações – sensíveis e não sensíveis, como dados de comportamento do usuário, em um único lugar. Esse é o grande risco quando acontece, por exemplo, sequestro de dados de uma companhia, onde geralmente é solicitado dinheiro ou bitcoins para a devolução. Uma forma prática de prevenir vazamentos de dados é usar diversos servidores para armazenamento das informações, utilizando também tecnologias como Blockchain para garantir uma segurança maior”, comenta Ricardo Kudla, CEO da Colaborativa, empresa que criou soluções que integram todas as informações de uma corporação em uma interface multiplataforma, semelhante a uma rede social, para facilitar a navegação dos usuários e garantir segurança das informações e dados.
Gerenciamento de dados com segurança
A solução disponibilizada pela Colaborativa reúne dois aspectos que são essenciais para qualquer negócio: um gerenciamento integrado e estratégico de dados e a proteção necessária para que essas informações valiosas estejam seguras, utilizando diversos servidores em Nuvem. “As organizações seguem digitalizando seus processos e isso aumenta a circulação de dados. Na mesma medida, aumenta a vulnerabilidade das empresas que os detêm. Nossa solução foi planejada para permitir um melhor uso desses dados nas empresas, otimizar os fluxos de comunicação e processos internos, permitir um gerenciamento estratégico dessas informações, mas tudo isso cercando-se de requisitos rígidos de segurança, como dupla autenticação e antivírus eficazes na transmissão e armazenamento de arquivos”, conta o executivo.
Voltada a instituições financeiras, Call Centers, varejo, saúde, ensino e mercado corporativo em geral, as empresas que contratam a solução da Colaborativa têm seus sistemas e informações concentrados em uma única interface multiplataforma. Com isso, Kudla destaca um ganho de maior controle sobre o comportamento dos usuários e maior facilidade em diminuir a fragilidade de processos, especialmente nesse momento em que o trabalho remoto é uma tendência e os profissionais acessam os sistemas por meio de conexões domésticas, mais vulneráveis a hackers. “É comum empresas usarem diferentes sistemas e terem suas informações fragmentadas em intranet, ERP, CRM, entre outras plataformas. Quando integramos essas informações e fazemos um gerenciamento estratégico dos dados, eles passam a ter relevância e também maior proteção. O resultado é mais tranquilidade para a manipulação dessas informações e para o negócio como um todo”.
A solução da Colaborativa também usa Inteligência Artificial e Machine Learning para fornecer às empresas diversos insights estratégicos, como os conteúdos que mais geram engajamento entre as equipes. Há ainda outros módulos na interface que otimizam videoconferências e reciclagens por microlearning e facilitam a realização de consultas e pesquisas que apoiam a tomada de decisões dos gestores.
A Colaborativa é uma ferramenta de comunicação interna e base de conhecimento com Inteligência Artificial, multiplataforma, em formato de rede social, que aprende por meio da interação dos usuários com os conteúdos através do seu Machine Learning. Desenvolve assim, um novo modelo para acelerar o processo da informação e do saber, auxiliar as empresas nos processos de comunicação interna e otimizar o dia a dia dos funcionários.
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