book_icon

Soluções tecnológicas prometem popularizar o mercado financeiro em 2022

Conheça algumas ferramentas digitais para ajudar a investir com segurança, mesmo com pouco dinheiro

Soluções tecnológicas prometem popularizar o mercado financeiro em 2022

O número de CPFs no mercado de ações brasileiros bateu os 4 milhões, com um valor em custódia de cerca de R$ 500 bilhões, o que dá uma média de R$ 125 mil por pessoa física, de acordo com dados da própria B3, a bolsa do Brasil. É um balanço que reflete a popularização do tema, que desperta a cada dia mais atenção dos brasileiros, para os quais acompanhar as finanças começa a ser algo corriqueiro. Há quem diga que não passa de modismo, mas muito investidores persistem e realmente têm aumentado seus patrimônios.

Um sinal de que o mercado de capitais está cada vez mais popular foi o lançamento recente da Bolsa de Valores da Favela, uma iniciativa do G10, bloco liderado pelas comunidades com maior potencial econômico, em parceria com uma plataforma para investimentos. Nessa jornada, o apoio das novas tecnologias tem sido fundamental, segundo Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, gestora de recursos.

Entendemos que o mundo dos investimentos está cada vez mais democrático e acessível e nosso objetivo é ajudar pessoas de diversas classes sociais a investirem, com pouco de dinheiro e segurança 

“Acompanhar os investimentos de perto não é tarefa simples, mas ferramenta disruptivas como Inteligência Artificial, chatbots e Big Data, dentre tantas outras, viabilizam projetos de inovação que rompem com os modelos e padrões consolidados. E esse movimento não deve parar”, avalia.
Seja para quem começa ou para quem já investe, vale a pena ficar de olho em algumas soluções inovadoras que prometem fazer a diferença em 22 e ajudar a rentabilizar a carteira. Confira quais são.

1. NFT
NFT é uma sigla que, em português, significa tokens não fungíveis. Eles são ativos digitais únicos, como fotos, vídeos ou outros tipos de produto digital que tenham um certificado de propriedade e possam ser considerados exclusivos. E isso tem feito os NFTs atingirem valores recordes em casas de leilões de obras de arte famosas em todo o mundo. No Brasil, a Hurst Capital é a primeira empresa do mercado financeiro a oferecer esse tipo de investimento de forma acessível.
“A tokenização é uma realidade que fará cada vez mais parte da vida de todos os cidadãos. E no setor financeiro ela já vem mudando a forma de realizar transações. Inclusive, abrindo novas possibilidades no segmento de ativos reais, tornando esse tipo de investimento muito mais atrativo. Isso porque a tokenização possibilita a negociação total ou parcial dos ativos reais (também chamados de alternativos) no mercado secundário, por meio de uma plataforma de Exchange”, diz Arthur Farache, CEO da Hurst Capital.

2. Mesa proprietária
O sistema de mesa proprietária ou “prop trading” é ainda pouco conhecido aqui no Brasil, porém bastante comum nos mercados mais desenvolvidos, como os Estados Unidos. Associar-se a uma mesa proprietária tem se tornado uma das alternativas mais procuradas para ingressar na bolsa de valores. Isso se dá, justamente, pelas vantagens que a mesa pode oferecer, sobretudo para quem tem o objetivo de investir sem arriscar o próprio capital.
Trata-se de uma empresa que possui uma conta “master” pela qual as subcontas que são liberadas para os traders têm um gerenciamento pré-definido pelo gestor da mesa que limita suas perdas, explica Antônio Marcos Samad Júnior, gestor da mesa proprietária Axia Investing. “Ou seja, ele te força a montar um gerenciamento de risco dentro das suas limitações. Outra vantagem é troca de experiência e compartilhamento de visões entre os trades que ajuda a evoluir em conjunto. Em contrapartida, tudo o que se realiza de lucro líquido será dividido. Essa quantidade será acordada no momento da associação”.

3. Ecossistemas digitais
Precisa de uma ferramenta para gerenciar todas as suas aplicações financeiras? Há diversos apps interessantes, com vários recursos e a possibilidade de acesso a informações estratégicas em tempo real. Caso do Dividendos.me. Um ponto positivo é a comunidade online, em que é permitido trocar informações de investimentos. Esse compartilhamento entre todos que fazem parte do ecossistema tem mais chance de ajudar os investidores a formar seu patrimônio de modo seguro.
No mesmo caminho, a TOP Gain disponibiliza educação financeira em tempo real, via Youtube, onde uma equipe de analistas apresenta o comportamento do mercado e dá dicas de daytrade e investimentos em diversos ativos, que vão desde ações até as criptomoedas. Sinal da popularidade do canal é confirmada em números de inscritos, que nos últimos 9 meses cresceu 74%. Hoje a audiência é de cerca de 1 milhão de views.

Outro canal digital que tem se popularizado é o App Renda Fixa. O site e aplicativo mostra CDBs, LCIs e outras aplicações disponíveis de acordo com o valor que você quer investir. Ao clicar em um título, há uma comparação com a poupança. A partir dali há dois caminhos: entrar na corretora que oferece o título ou clicar em investir para já demonstrar interesse no título.

“Entendemos que o mundo dos investimentos está cada vez mais democrático e acessível e nosso objetivo é ajudar pessoas de diversas classes sociais a investirem, com pouco de dinheiro e segurança”, diz Alison Correia, CEO da Top Gain.

Alison Correia

Bolsa de Valores da Favela

Box Asset Management

Fabrício Gonçalvez

mercado financeiro em 2022

NFT

sistema de proprietária ou “prop trading”

tokenização

Top Gain

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento