A coleta e uso de dados para diversos fins já é algo que existe há muito tempo, em diversas áreas, inclusive análise de produtividade das pessoas. O People Analytics é uma solução estratégica para todas as organizações e pode ajudar dando visibilidade sobre diversos processos que antes eram obscuros, além de adicionar insights relevantes. Nesse contexto, a triggo.ai, startup focada em desenvolver produtos e soluções personalizadas voltadas para Data Analytics e Inteligência Artificial, explica o porquê o uso do People Analytics pode trazer resultados eficientes para as empresas.
A modernização constante faz com que os sistemas sejam híbridos, dinâmicos, distribuídos e funcionais a partir de diversos componentes que produzem uma grande quantidade de dados. “Com o People Analytics é possível facilitar a gestão de equipes, analisar de maneira estratégica como cada colaborador funciona dentro da instituição e assim, contribuir em tomadas de decisões mais assertivas”, explica Pedro Folim, líder de Produtos da triggo﹒ai﹒
Apesar de apenas 4% das empresas estarem utilizando People Analytics, segundo dados da Bain & Company, sua implementação tem uma série de benefícios de curto a longo prazo. Desde a identificação de questões que causam problemas de retenção de profissionais até a sugestão de melhorias no envolvimento da equipe e no comportamento de gerenciamento. As práticas adequadas de análise de pessoas podem ampliar os efeitos positivos que o RH pode ter. Ao aplicar poder da Inteligência Artificial – IA, a grandes conjuntos de dados de pessoas e problemas de negócios complexos, o People Analytics auxilia na tomada de decisões da área de gestão de pessoas de uma empresa.
Com o uso desses dados, o RH pode considerar o que é importante para os funcionários de uma organização e pode fornecer planos de execução para usar o recurso de maneiras que sejam benéficas não só para os colaboradores, mas também para a empresa de maneira geral. O trabalho dessa ferramenta pode contribuir com a escolha de perfis mais adequados para uma função, identificar padrões de comportamento, projetar planos de desenvolvimento para impulsionar o desempenho dos funcionários, mapear tendências de turnover dentro da organização e apresentar estratégias de retenção.
“Uma solução de People Analytics pode ser capaz de atuar muitas vezes para notar problemas que não seriam facilmente percebidos por humanos, devido à complexidade envolvida, incluindo a previsão de cenários futuros. O que ajuda a reduzir atividades operacionais da área de gestão de pessoas, evitando o desperdício de tempo e a tomada de decisões de maneira pouco precisa”, diz Folim.
É importante reforçar que as tecnologias de análise de dados não vieram para substituir operadores humanos por sistemas automatizados. O People Analytics, em conjunto com bons profissionais de RH para colocar em prática os insights gerados pelas informações obtidas pelo sistema, é o que vai fazer a diferença. E, de acordo com uma pesquisa da Visier, as organizações com uma função avançada de análise de pessoas superam as organizações emergentes com margens de lucro 56% mais altas e um retorno 22% maior sobre os ativos.
“A transformação digital nada mais é que a digitalização dos processos de negócios para tornar a organização mais eficiente, ágil e competitiva. E isso inclui, também, a área de gestão e pessoas”, finaliza.
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