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Empresas investem forte em redes locais sem fio, diz IDC

As taxas de crescimento no segmento empresarial de WLAN alcançaram 11,9% ano a ano no terceiro trimestre de 2021, de acordo com o estudo Worldwide Quarterly Wireless LAN Tracker

De acordo com o estudo da IDC Worldwide Quarterly Wireless LAN Tracker, as taxas de crescimento permaneceram fortes no setor empresarial do segmento de rede local sem fio (WLAN) no terceiro trimestre de 2021 (3T21), com o mercado crescendo 11,9% ano sobre ano para US$ 1,9 bilhão. No mercado de WLAN de classe de consumidor, as receitas diminuíram 7,3% no trimestre, para US$ 2,4 bilhões. Os mercados combinados de WLAN para empresas e consumidores aumentaram as receitas de 0,4% ano a ano no 3T21.

O crescimento de 11,9% no segmento de classe empresarial baseia-se em um forte primeiro semestre do ano, quando o mercado cresceu 23,5% em comparação com os dois primeiros trimestres de 2020. Em comparação com o terceiro trimestre de 2019 (antes da pandemia global de Covid-19), no 3T21 as receitas aumentaram 20,1%, indicando que a demanda de WLAN corporativa é organicamente forte, fora das comparações ano a ano com mercados desafiadores para a indústria no auge da pandemia.

A WLAN continua sendo uma tecnologia chave, alimentando as jornadas de transformação da rede sem fio em primeiro lugar. Isso permitiu que o crescimento do mercado de WLAN empresarial fosse relativamente forte em todas as regiões do mundo no terceiro trimestre de 2021

O crescimento no mercado de WLAN empresarial continua a ser impulsionado pelo padrão Wi-Fi mais recente, conhecido como Wi-Fi 6 ou 802.11ax. Os pontos de acesso (AP) Wi-Fi 6 representaram 62,2% das receitas do segmento AP Dependente e representaram 50,7% das expedições de unidades do segmento no 3T21. Os produtos Wi-Fi 5, também conhecidos como 802.11ac, compunham o vasto saldo das vendas restantes de APs Dependentes.

Enquanto isso, o mercado de WLAN de classe de consumo caiu 7,3% ano a ano no 3T21. Durante a pandemia em 2020, o segmento teve um crescimento robusto devido aos consumidores atualizando sua conectividade sem fio. Na comparação com o segundo trimestre de 2019 (antes da pandemia), o mercado cresceu 6,2%, indicando que os fundamentos do mercado continuam fortes. Os produtos Wi-Fi 6 continuaram crescendo no mercado consumidor, passando a representar 27,9% da receita total do segmento consumidor, ante 24,5% no 2T21. Os APs de Wi-Fi 5 ainda respondem pela maior parte das receitas (61,4%) e das remessas de unidades (63,6%).

“Enterprise WLAN é um mercado dinâmico que continuou a crescer nos três primeiros trimestres do ano. Um impulsionador chave para as vendas de WLAN corporativa é o Wi-Fi 6, que mais uma vez impulsionou a aceitação do mercado”, disse Brandon Butler, gerente de Pesquisa de Infraestrutura de Rede da IDC. “O mercado de WLAN empresarial enfrenta desafios, pois a pandemia de Covid-19 continua a semear incertezas e os problemas da cadeia de suprimentos estão impactando os mercados de todo o setor de TIC”, completou.

De uma perspectiva geográfica, o mercado corporativo de WLAN cresceu na maioria das regiões do mundo. O crescimento foi particularmente forte na Ásia/Pacífico, onde o mercado da China cresceu 37,8% ano a ano. Em toda a região mais ampla da Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China), o crescimento foi de 12,7% ano a ano, com a Austrália registrando um aumento anual de 24,9%, enquanto o mercado do Japão caiu 21,3% ano a ano.

Nas Américas, o crescimento foi misto. O mercado norte-americano cresceu 3,8% ano contra ano no 3T21 e em comparação com o terceiro trimestre de 2019, o mercado cresceu 18,0%. A região da América Latina cresceu 63,7% ano a ano no 3T21, com o mercado do México crescendo 177,0%. O mercado do Canadá caiu 1,0%.

O mercado da Europa Ocidental cresceu 16,2% ano a ano com a força do mercado da Alemanha, que cresceu 28,8%. A Europa Central e Oriental aumentaram 11,7%, enquanto o Oriente Médio e a região da África aumentaram 1,7% ano a ano.

“A WLAN continua sendo uma tecnologia chave, alimentando as jornadas de transformação da rede sem fio em primeiro lugar”, observou Petr Jirovsky , diretor de pesquisa da Worldwide Networking Trackers . “Isso permitiu que o crescimento do mercado de WLAN empresarial fosse relativamente forte em todas as regiões do mundo no terceiro trimestre de 2021.”

Desempenho por fabricante

– A Cisco viu sua receita de WLAN empresarial aumentar 7,7% ano a ano no 3T21. A Cisco é líder em market share com 41,5% de participação, ante 38,3% no 2T21.

– As receitas da HPE-Aruba aumentaram 5,0% ano a ano no 3T21. A participação de mercado da empresa foi de 11,8%, ligeiramente abaixo dos 12,2% no trimestre anterior.

– A receita de WLAN corporativa da Ubiquiti aumentou 6,5% ano a ano no 3T21, dando à empresa 8,2% de participação de mercado.

– As receitas de WLAN empresarial da Huawei aumentaram 36,6% ano a ano no 3T21, dando à empresa 7,8% de participação de mercado.

– As receitas de H3C aumentaram 56,3% no 3T21, conferindo à empresa uma quota de mercado de 5,8%, face a 4,8% no trimestre anterior.

Serviço
www.idc.com

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