book_icon

Codex lança solução geotecnológica para prevenção e resposta a desastres naturais 

As ferramentas são personalizadas para permitir o desenvolvimento de políticas públicas e planos de contingência que evitem que incidentes ambientais se tornem desastres humanitários

Codex lança solução geotecnológica para prevenção e resposta a desastres naturais 

A Codex, empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, lança uma solução geotecnológica com plataformas integralmente customizadas para a prevenção e resposta a desastres naturais. Com o sistema, órgãos e entidades governamentais fazem a análise e o monitoramento de grandes áreas e pontos focais de risco com precisão, permitindo tomadas de decisão mais ágeis em caso de eventos ambientais.

“O número de eventos extremos relacionados às mudanças climáticas aumenta a cada ano. Ao direcionar nossos serviços de geotecnologia para prevenção e resposta a esses eventos, nos preocupamos não apenas com questões ambientais, mas principalmente com a segurança das pessoas afetadas nessas situações. São recursos inovadores que auxiliam no desenvolvimento sustentável das cidades e impedem que desastres naturais se tornem, também, um desastre humanitário”, explica Marlos Batista, CEO da Codex.

O fácil acesso e compartilhamento integrado de informações possibilitam o desenvolvimento de planos de contingência mais assertivos, além de nortear a criação de políticas públicas que priorizem a segurança da população  

Segundo o Munic 2020, relatório do IBGE, 66% dos municípios brasileiros relataram a ocorrência de ao menos um impacto ambiental entre 2018 e 2020. As queimadas ocupam a primeira posição no ranking de eventos mais frequentes, com incidência em quase 50% dos municípios. Secas e enxurradas foram registradas em quase 41%, enquanto enchentes e inundações graduais afetaram quase 33% dos municípios e os deslizamentos de terra e encostas 17,1%.

As soluções da Codex vêm ao encontro da aceleração da Transformação Digital e uso da inteligência de dados para resolver questões cotidianas. O fácil acesso e compartilhamento integrado de informações possibilitam o desenvolvimento de planos de contingência mais assertivos, além de nortear a criação de políticas públicas que priorizem a segurança da população. As ferramentas geotecnológicas também são utilizadas para prevenção de desastres naturais, com análise de solo e mudanças climáticas, bem como o monitoramento em tempo real das áreas mais vulneráveis, compilando todos os dados em uma plataforma central para consulta e avaliação de riscos.

Um dos clientes que já utilizam a solução da Codex é a Defesa Civil do Rio Grande Sul. O Sistema Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Segird) integra todos os processos que antes eram manuais e agiliza processos administrativos com o compartilhamento de informações entre o estado e os municípios. Os dados são inseridos no sistema por meio de aplicativos móveis durante as vistorias ou durante uma situação emergencial, como enchentes, deslizamentos, queimadas e tempestades, para provisionar as necessidades da comunidade afetada e acionar órgãos competentes.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.