book_icon

Mochila com IA ajuda deficientes visuais a serem independentes

Baseado em tecnologia Intel, solução ajuda a detectar desafios comuns, como sinais de trânsito, obstáculos suspensos, faixas de pedestres, objetos em movimento e mudanças de elevação

Mochila com IA ajuda deficientes visuais a serem independentes

O desenvolvedor de Inteligência Artificial (IA) Jagadish K. Mahendran (foto) e sua equipe desenvolveram uma mochila ativada por voz e movida a IA que pode ajudar os deficientes visuais se locomoverem e perceberem o mundo ao seu redor. A mochila ajuda a detectar desafios comuns, como sinais de trânsito, obstáculos suspensos, faixas de pedestres, objetos em movimento e mudanças de elevação, tudo durante a execução de um dispositivo interativo de baixo consumo de energia.

“No ano passado, quando me encontrei com um amigo com deficiência visual, fiquei impressionado com a ironia de que embora eu ensine robôs a ver, há muitas pessoas que não podem ver e precisam de ajuda. Isso me motivou a construir o sistema de assistência visual com o Kit de Inteligência Artificial com Profundidade da OpenCV (OAK-D), desenvolvido pela Intel”, contou Mahendran.

A Organização Mundial da Saúde estima que globalmente 285 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual. Enquanto isso, os sistemas de assistência visual para navegação são bastante limitados e variam de aplicativos de smartphone assistidos por voz baseados em Sistema de Posicionamento Global (GPS), até soluções de bengala inteligente habilitada para câmera. Esses sistemas não têm a percepção de profundidade necessária para facilitar a navegação independente.

“É incrível ver um desenvolvedor levar a tecnologia de IA da Intel ao limite e construir rapidamente uma solução para tornar a vida de seus amigos mais fácil”, disse Hema Chamraj, diretor de Advocacia de Tecnologia e AI4Good da Intel. “A tecnologia existe, somos limitados apenas pela imaginação da comunidade de desenvolvedores ”, completou.

O sistema desenvolvido por Mahendran está alojado dentro de uma pequena mochila contendo uma unidade de computação host, como um notebook. Uma jaqueta de colete abriga uma câmera, e uma pochete é usada para segurar uma bateria de bolso capaz de fornecer aproximadamente oito horas de uso. Uma câmera de IA espacial Luxonis OAK-D pode ser fixada no colete ou na pochete e, em seguida, conectada à unidade de computação na mochila. Três minúsculos orifícios no colete fornecem janelas de visualização para o OAK-D, que é preso na parte interna do colete.

“Nossa missão na Luxonis é permitir que os engenheiros construam coisas que importam, ajudando-os a aproveitar rapidamente o poder da tecnologia Intel AI”, disse Brandon Gilles, fundador e CEO da Luxonis. “Portanto, é incrivelmente satisfatório ver algo tão valioso e notável quanto a mochila alimentada por IA construída usando OAK-D em um período de tempo tão curto”, comentou.

A unidade OAK-D é um dispositivo de IA versátil e poderoso que é executado no Intel Movidius VPU e no kit de ferramentas Intel Distribution of OpenVINO para inferência de IA de Borda no chip. É capaz de executar redes neurais avançadas ao mesmo tempo em que fornece funções de visão computacional acelerada e um mapa de profundidade em tempo real de seu par estéreo, bem como informações de cor de uma única câmera 4K.

Um fone de ouvido habilitado para Bluetooth permite que o usuário interaja com o sistema por meio de consultas e comandos de voz, e o sistema responde com informações verbais. Conforme o usuário se move pelo ambiente, o sistema transmite de forma audível informações sobre obstáculos comuns, incluindo placas, galhos de árvores e pedestres. Ele também avisa sobre faixas de pedestres, obstáculos, escadas e entradas próximas.

Serviço
www.intel.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.