book_icon

Profissões do futuro: descubra no que investir

Conheça as principais opções de carreira para seguir com as tendências de mercado. O esperando é um aumento na demanda para tecnologia, saúde e marketing

Profissões do futuro: descubra no que investir

O futuro ultra-tecnológico, com revoluções científicas e automação de tarefas está cada vez mais próximo de nós, mas ainda muito diferente do que vemos nos filmes de ficção científica. 

Com as mudanças da interação com a tecnologia em nossas vidas, novas profissões estão surgindo e outras em breve estarão em alta no mercado.

Conheça as tendências para os profissionais, áreas com maiores investimentos e saiba no que investir na sua carreira para estar em uma das profissões do futuro.

O que podemos esperar para 2022 e para os próximos anos é um aumento de investimento em carreiras das áreas de tecnologia, saúde, marketing e vendas

Mudanças aguardadas no mercado de trabalho

Além da evolução tecnológica, as tendências do mercado de trabalho acompanham as questões sócio-culturais. 

Isso significa que as profissões em alta podem variar de acordo com a região, área de atuação e investimento industrial.

Uma das tendências das profissões do futuro que já está em andamento é o trabalho remoto, ou home office no Brasil. 

Essa prática, que já era adotada por algumas profissões há alguns anos, agora tende a se estender por áreas nas quais se enxergava, até então, o trabalho presencial como indispensável.

Com o alto investimento em tecnologias que aproximem ainda mais as pessoas de forma virtual, como o metaverso, é esperado que a cultura organizacional remota seja implementada em escala ainda maior.

As mudanças também são esperadas nos âmbitos de soft skills como inteligência emocional e proximidade com a tecnologia — essenciais para os profissionais que entrarão no mercado de trabalho.

 

Quais são as principais profissões do futuro?

É importante ressaltar que muitas das profissões do futuro já existem. O que muda é a importância que elas passam a ter no mercado, com o aumento da demanda e maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento do setor.

O que podemos esperar para 2022 e para os próximos anos é um aumento de investimento em carreiras das áreas de tecnologia, saúde, marketing e vendas

Algumas profissões irão, inclusive, fazer parte de duas ou mais áreas simultaneamente, como já acontece com a tecnologia e a área da saúde.

Profissões em tecnologia

As maiores tendências do mercado de tecnologia são Big Data, Tecnologia de Segurança da Informação e Machine Learning.

Esses três pilares de investimento devem influenciar diversos setores, como saúde e economia, e inspirar estudos sobre a interação humana com a tecnologia.

Algumas especializações e assuntos que podem ser tendência no futuro são:

  • Advogado especialista em proteção de dados;
  • Analista de Big Data;
  • Analista de comunicação com máquinas;
  • Analista de ética;
  • Arquiteto especializado em projetar home office;
  • Detetive de dados;
  • Gestor de Edge Computing;
  • Perito forense virtual;
  • Gestor de IA para smart cities.

Profissões em saúde

Com a pandemia de Covid-19 pudemos ver como andam os investimentos na área da saúde. Nota-se o desenvolvimento mais rápido de vacinas e medicamentos. 

Indo além das doenças virais, a tendência é que a área da saúde veja cada vez mais investimento em pesquisa para a cura de doenças infecciosas e agressivas. 

Outra tendência é o emprego da tecnologia na promoção e recuperação da saúde, como o uso de robôs em cirurgias e a produção de órgãos artificiais para transplantes.

No setor de saúde, essas serão algumas das profissões do futuro:

  • Atendente virtual de pacientes;
  • Conselheiro de tecnologia na área da saúde;
  • Bioinformacionista;
  • Geneticista;
  • Técnico em TI hospitalar;
  • Terapeuta de saúde mental.

Profissões em marketing e vendas

As profissões da área de marketing e vendas têm se popularizado com o avanço do mercado digital. E para isso, a demanda por profissionais também segue em crescimento.

Com os novos modelos de trabalho, os profissionais mais procurados dessa área são autônomos, com especialização e portfólio bem estruturado.

Graças ao avanço da tecnologia com as redes sociais, o setor publicitário está se reinventando para acompanhar as tendências.

Por isso, as profissões do futuro em marketing são:

  • Programador de automação de marketing;
  • Gestor de inovação;
  • Diretor de User Experience;
  • Consultor de entretenimento pessoal;
  • Diretor de relacionamento.

 

Como investir em uma das profissões do futuro?

Muitas dessas profissões já existem, seja ainda em fase inicial ou com alguns parâmetros em desenvolvimento. Por isso, é possível desde já escolher qual profissão do futuro você quer seguir.

A base curricular de muitas dessas carreiras também não sofrerá grandes mudanças, o que incentiva os profissionais a buscar cursos de graduação e especializações desde agora.

Portanto, a forma mais efetiva de alcançar essas profissões é começando pelo que já temos, sempre buscando se manter atualizado com as tendências e de olho no que está em desenvolvimento no mercado.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.