book_icon

ServiceNow lança solução integrada auxilia ativação de ESG nas empresas

Apesar da necessidade premente de abordar questões de sustentabilidade, ambientais e sociais no nível da empresa, as companhias carecem de uma plataforma para ESG que abranja a organização como um todo

ServiceNow lança solução integrada auxilia ativação de ESG nas empresas

Na última década, o mundo passou por mudanças notáveis e por desafios sem precedentes. A cada ano, há uma escalada nos desastres naturais gerados pela alta global nas emissões de carbono, segundo a Organização Meteorológica Mundial.

A partir deste cenário, a sociedade e as empresas necessitam adotar medidas de ESG para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente. Para isto, a ServiceNow lançou recentemente uma solução integrada que promete capacitar as empresas a ativar iniciativas e ações de ESG em toda a organização, e que propõe melhorar o mundo com fluxos de trabalho.

As companhias estão priorizando compromissos, ações e investimentos de ESG para contribuir para um mundo mais sustentável, equitativo e ético e para gerar valor de longo prazo a todos os seus stakeholders  

“Apesar da necessidade premente de abordar questões de sustentabilidade, ambientais e sociais no nível da empresa, as companhias carecem de uma plataforma para ESG que abranja a organização como um todo”, afirma Gina Mastantuono, CFO e líder do trabalho ambiental, social e de governança (ESG) na ServiceNow. “Existem centenas de ferramentas e produtos no mercado que ajudam as empresas a gerenciar aspectos isolados de seu trabalho de ESG, mas os produtos tecnológicos atualmente disponíveis dão suporte a esforços distintos e desconectados de ESG. A falta de integração desses fluxos gera morosidade e ruídos, dificultando a tomada de decisão nos projetos” , explica.

Outra questão importante é o fato de que centenas de medidas regulatórias de ESG vem sendo propostas em todo o mundo, segundo a FT Adviser. “Clientes e stakeholders esperam que as empresas estejam à altura e excedam os critérios de ESG. As empresas precisam urgentemente de uma abordagem de plataforma que lhes permita acompanhar e responder às mudanças nas exigências. E não se trata apenas de legislação. Trata-se de construir confiança. As companhias estão priorizando compromissos, ações e investimentos de ESG para contribuir para um mundo mais sustentável, equitativo e ético e para gerar valor de longo prazo a todos os seus stakeholders. Nosso futuro está na corda bamba. Como líderes de empresas, é nossa responsabilidade assumir nosso papel no enfrentamento desse desafio”, comenta a executiva.

Com a Now Platform e sua solução integrada, as empresas podem aumentar a transparência, viabilizar operações empresariais eficientes e escaláveis e inovar produtos e serviços de forma a aperfeiçoar seus esforços de sustentabilidade. Trata-se de uma infraestrutura crucial para digitalizar e transformar a estratégia, a gestão, a governança e a divulgação de ESG em um sistema operacional de fácil funcionamento. Uma solução modular que permite às organizações amadurecer e melhorar seus programas de ESG para um maior impacto com mais eficiência, e que une:

ServiceNow ESG Management and Reporting
A transparência é um fator crucial para o desenvolvimento de iniciativas de ESG. Não há como combater as mudanças climáticas ou construir um local de trabalho mais inclusivo e resiliente sem estabelecer metas de progresso.

A solução organicamente desenvolvida permite que as empresas estabeleçam metas e indicadores-chave de desempenho, monitorem seus avanços, coletem e auditem dados e criem divulgações alinhadas aos principais parâmetros de relatório de ESG. Uma única fonte de verdade simplifica a coleta, a manutenção e o compartilhamento de dados essenciais de ESG.

ServiceNow Project and Portfolio Management
O trabalho de ESG é uma jornada que leva muitos anos e abrange toda a empresa. Assim, criar um plano e gerenciá-lo requer estrutura, etapas e flexibilidade. Essa solução operacional central ajuda as empresas a alinhar sua estratégia com um roteiro contínuo de execução de projetos e programas. Com ela, empresas conseguem facilmente acompanhar o desempenho relativo a estratégias, objetivos, orçamentos, custos, recursos, investimentos e resultados.

ServiceNow Integrated Risk Management
A área de ESG tem muitas normas, regulações e partes interessadas diferentes, e isso só aumenta. Essa solução proporciona as principais capacidades de governança de que as companhias precisam, incluindo monitoramento contínuo de controle e risco e suporte para auditoria, bem como opções como avaliações de risco avançadas, IA, auditorias, privacidade e automação. A plataforma dá uma visão em tempo real da conformidade e dos riscos de ESG para ajudar os líderes empresariais a entender o processo de tomada de decisão e o desempenho dos negócios.

Integrations with ESG workflows
A solução fornece uma camada operacional que coleta métricas e monitora os fluxos de trabalho desenvolvidos em produtos da ServiceNow, tais como Business Continuity Management, Vendor Risk Management, Security Operations, Hardware Asset Management e Safe Workplace Apps. Além de oferecer essas novas soluções, a ServiceNow está trabalhando com seu ecossistema de parceiros e desenvolvedores para vencer desafios de ESG de maneiras criativas. Usando a Now Platform e as ferramentas de desenvolvimento de apps low code, parceiros e clientes podem criar novos fluxos de trabalho que atendam a requisitos próprios de setores e regiões, resolvam problemas concretos específicos e estendam as iniciativas de ESG para além da empresa, chegando à cadeia de suprimentos.

Além de oferecer essas novas soluções, a ServiceNow está trabalhando com seu ecossistema de parceiros e desenvolvedores para vencer desafios de ESG de maneiras criativas. Por exemplo, trabalhando com a KPMG para desenvolver novos fluxos de trabalho de ESG a fim de aumentar ainda mais as capacidades da Now Platform.

Com a Now Platform e as ferramentas de desenvolvimento de apps de pouco código, os parceiros e clientes ServiceNow podem criar novos fluxos de trabalho que atendam a requisitos próprios de setores e regiões, resolvam problemas concretos específicos e estendam as iniciativas de ESG para além da empresa, chegando à cadeia de suprimentos.

Saiba mais sobre como aplicar fluxos de trabalho a seu programa de ESG.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.