book_icon

Aveva e Radix anunciam parceria para unidades de produção de petróleo offshore

Baseado no Aveva Dynamic Simulation, uma prova de conceito já foi desenvolvida e simulada no topsite de uma plataforma de produção, armazenamento e transferência de petróleo (FPSO)

Aveva e Radix anunciam parceria para unidades de produção de petróleo offshore

A Aveva, empresa global em software industrial, impulsionando a Transformação Digital e a sustentabilidade, e a Radix, multinacional brasileira de engenharia e tecnologia, anunciam uma parceria para desenvolver uma nova solução de engenharia e tecnologia capaz de reduzir o tempo de comissionamento e startup, mitigar riscos operacionais e aumentar produtividade em unidades de produção de petróleo em todo o mundo.

Para a primeira fase do projeto, foi desenvolvida uma POC (Proof of Concept), com o objetivo de construir um modelo dinâmico, utilizando o simulador Aveva Dynamic Simulation. Foi simulada a produção de óleo e gás no topside de uma Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferências de Petróleo (FPSO), a qual, por meio do Aveva InTouch HMI, foi integrada a uma réplica do sistema supervisório da unidade, contribuindo para o treinamento e reciclagem dos operadores de painéis na sala de controle.

A ideia é que o modelo seja adaptável para ganhar escala

“O OTS (Operator Training Simulator) permite aos operadores, sejam eles novos ou experientes, praticarem diferentes cenários em situações recorrentes, assim como vivenciarem situações atípicas de operação, em um ambiente virtual e seguro”, afirma Marcos Krikorian, Engenheiro de Aplicações Sênior na Aveva.

A ideia é que o modelo seja adaptável para ganhar escala. “Temos a oportunidade de replicar a solução para qualquer operadora de unidades offshore”, explica José Ramos, Engenheiro de Processos na Radix, responsável por executar e liderar a equipe da Radix na definição do volume de controle da unidade considerado na POC, construção do modelo dinâmico, passando pelas atividades de configuração da topologia da simulação, configuração dos controles e intertravamento, bem como a integração entre o simulador de processo e a ferramenta de supervisão, através de um servidor OPC.

Por meio de um simulador dinâmico de processos, combinado a uma ferramenta de supervisão, foi possível criar mudanças nas variáveis de processo (temperatura, pressão, vazão etc.), cenários de partida e de parada da unidade, sintonia das malhas de controle, bem como acompanhar o comportamento dinâmico das respostas de todo o sistema pela tela do supervisório de operação.

Com o modelo dinâmico, é possível testar o funcionamento das malhas de controle e de segurança, a fim de ajustar a sintonia dos controles, e garantir a confiabilidade da malha de controle definida no projeto, e mitigar possíveis riscos na partida, parada e operação normal da unidade. Dessa maneira, a solução reduz, significativamente, o tempo para testes e ajustes necessários antes da partida da unidade, diminuindo o período de espera para o primeiro óleo produzido no campo.

Além disso, é possível testar novas condições operacionais de processo, como um alinhamento de um novo poço com alto teor de água ou gás, sem a necessidade de alterar as condições em campo, com a finalidade de prever e otimizar a produção garantindo a robustez da malha de controle em situações operacionais diferentes do que esperadas no projeto.

A solução também pode ser usada para treinar os operadores de sala de operação da unidade, em um ambiente digital e seguro, para garantir uma experiência real com os sistemas da unidade antes de partir e operar a unidade no campo.

A equipe da Radix também trabalhou nos ajustes necessários das telas de supervisão a serem usadas pelos operadores da unidade em treinamentos. Todas as atividades foram executadas com o suporte e consultoria da Aveva.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.