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Dicas para ter sucesso na criação de um aplicativo ou de um SaaS

De acordo com pesquisa feita este ano pela agência App Annie, o Brasil tem a maior média de tempo gasto em aplicativos

Dicas para ter sucesso na criação de um aplicativo ou de um SaaS

Desde o início da pandemia de Covid-19 as empresas têm abraçado por inteiro o universo digital. Da mesma forma, o cotidiano das pessoas também tem se estendido cada vez mais para o espaço virtual. De acordo com pesquisa feita este ano pela agência App Annie, o Brasil tem a maior média de tempo gasto em aplicativos. Porém, apesar desta estatística, vale ressaltar que o pensamento estratégico é necessário para que seja possível para as empresas acompanharem as novas propostas que a era digital vem trazendo.

Mariana Aguiar, fundadora da Desygner, editor gráfico de design online desenvolvido para que tanto profissionais quanto leigos consigam facilmente criar os seus projetos —, sugere cinco pontos importantes que todo líder de negócio deve saber antes de investir em um aplicativo ou em Software como Serviço – SaaS.

Entre as dicas, está calcular o tempo de chegada ao mercado, ou seja, aplicar uma pesquisa para determinar se as pessoas e as empresas estão mesmo procurando por sua solução  

“Atualmente, temos 20 milhões de usuários e 60 mil assinantes comerciais do mundo todo em nossa plataforma e, para construir uma comunidade desta proporção, passamos por etapas muito importantes”, conta Mariana.

Entre as dicas, está calcular o tempo de chegada ao mercado, ou seja, aplicar uma pesquisa para determinar se as pessoas e as empresas estão mesmo procurando por sua solução. No caso da Desygner, a empresa percebeu que não poderia ignorar os dispositivos móveis, então criaram a primeira ferramenta de desenho multiplataforma do mundo, segundo a executiva.

Interação via múltiplos canais
Com base na sua vivência, a Mariana cita a importância de se usar uma abordagem multicanal na divulgação de um projeto e que isso é possível sem gastar muito dinheiro.
Mesmo com baixo orçamento de Marketing, a empresa se concentrou o máximo possível na otimização do site, ao mesmo tempo em que divulgou conteúdo sob demanda na Web. “Usamos fóruns como Quora e Product Hunt para informar as pessoas sobre a Desygner”, detalha.

Novos horizontes
Internacionalizar a solução o quanto antes é outra dica. E, segundo a empresa, isso pode ser feito antes mesmo de estar 100% pronta, assim é possível chegar rapidamente em mercados maiores. Portanto, apresentar o site e aplicativos desde o início em vários idiomas é importante. “Fomos a primeira opção de design online no Brasil, México e na Rússia”, diz.

Já com o caminho percorrido, a fundadora da Desygner destaca cinco iniciativas importantes para se criar um aplicativo ou um software como serviço de sucesso.

De acordo com Mariana, saber quando abandonar uma má ideia é um dos itens. Depois segue listando: se o aplicativo ou solução SaaS que você está oferecendo não recebe nenhum interesse das pessoas, nenhuma ação de Marketing fará com que funcione. “Lançamos um outro produto antes da Desygner, só que precisei ficar pressionando os meus amigos para experimentá-lo, já que não estavam engajados por conta própria. Foi aí que entendi que estava na hora de pensar em algo novo”, conta.

Ela diz que pode ser desconfortável vender ou lançar a uma solução, mas a opção por fazer isso o mais cedo possível pode trazer benefícios. “Uma vez que tínhamos usuários e clientes, passamos a ter mais responsabilidade com nossa equipe. Pudemos ver a necessidade do mercado e ajudar pessoas reais a resolver problemas de design”, lembra.

O sucesso e o tráfego da Web aumentam com o tempo
Construir sucesso no online leva tempo e esforço, mas é acumulativo. Quanto mais downloads tiver das lojas de aplicativos, consequentemente mais o aplicativo será exibido na parte superior da barra de pesquisa, o que gera mais aplicativo baixado. Quanto mais o site seja encontrado no Google, há maior probabilidade de que mais pessoas o utilizem e se vinculem a ele, o que gera mais resultados de pesquisa.

“Ao se tratar de comercializar uma solução com orçamentos menores, opte por estratégias duradouras que continuem valendo a pena ao longo do tempo”, aconselha Mariana. Como a Desygner não possuía um grande orçamento, investiu mais em conteúdo e SEO do que em mídia social e funcionou, segundo a executiva.

Não precisa ser inédito
Não é necessário apresentar uma ideia totalmente nova em cada projeto, caso esteja lidando com um grande mercado. Sempre há competidores que possuem muito mais dinheiro, mas isso não impede ninguém de continuar no jogo. O importante é encontrar pontos nos quais você possa se diferenciar dentro do panorama.

Contratação e desenvolvimento de equipe
Sua equipe é tudo. “Éramos um grupo de cinco pessoas com conjuntos de habilidades complementares. À medida que  contratamos mais profissionais, nunca paramos de buscar quem pudesse fazer o que não éramos capazes”, diz Mariana. Pensar no desenvolvimento dos times está diretamente ligado ao progresso de qualquer projeto”, conclui.

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