book_icon

Clicksign expande escopo de atuação e inclui assinaturas digitais

Primeira plataforma de assinatura eletrônica no Brasil já conta com diversas formas de autenticação desde reconhecimento facial até Pix

Clicksign expande escopo de atuação e inclui assinaturas digitais

A Transformação Digital faz parte do universo da Clicksign, primeira empresa de assinatura eletrônica do Brasil, há mais de 10 anos. E, a cada ano, torna-se necessário repensar e evoluir junto com as soluções tecnológicas no intuito de ganhar competitividade de mercado, otimizar tempo, dinheiro e reduzir a emissão de papel no mundo. De acordo com uma pesquisa da Samba Digital, braço de Transformação Digital da Sambatech, realizada em 2021, 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando uma estratégia de Transformação Digital e 30,5% estão desenvolvendo-a.

A digital é uma espécie de assinatura eletrônica, que utiliza um Certificado Digital ICP-Brasil para autenticação, configurando assim uma assinatura eletrônica qualificada 

E, assim, ao participar deste cenário, a Clicksign amplia o seu escopo de digitalização de processos, impactando mais de 30 mil empresas que desejam reduzir custos e tempo. Sua plataforma de SaaS (Software As A Service) é simples e ágil para que sejam realizadas assinaturas eletrônicas em documentos diversos. Além de assinaturas eletrônicas, agora a empresa cresce seus serviços e fornecerá assinaturas digitais.

“A assinatura eletrônica é uma tecnologia de fácil uso que permite assinar um documento com rapidez. Estamos crescendo em todos os sentidos, tanto como time, no qual ampliamos cerca de 300% em 1 ano, até em nossa gama de possibilidades. Entre março de 2021 até aqui lançamos a Autenticação por Pix e o Reconhecimento Facial. Também estamos aumentando nosso alcance ao incorporarmos a assinatura digital ao portfólio da Clicksign”, conta o CEO e fundador, Marcelo Kramer.

Explicando de maneira simples, a assinatura eletrônica se refere a todos os elementos utilizados para assinar um documento eletronicamente, sendo eles: a comprovação da integridade do documento assinado, a identificação e autenticação do autor da assinatura e o registro da assinatura em si. Já a digital é uma espécie de assinatura eletrônica, que utiliza um Certificado Digital ICP-Brasil para autenticação, configurando assim uma assinatura eletrônica qualificada.

A Clicksign opera em conformidade com a legislação brasileira e atende pessoas físicas, empresas, terceiro setor e Poder Público. “Nosso serviço se adapta às necessidades das empresas e à quantidade de documentos que elas processam diariamente, um serviço abrangente de total confiança”, conta Kramer, que é advogado e tem longa atuação na área jurídica.

Com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia, e facilitar processos que envolvam a gestão de contratos e arquivos oficiais, a Clicksign fornece como forma de autenticação dos signatários o uso também do Certificado Digital, Assinatura Manuscrita, SMS, WhatsApp e e-mail. Além disso, pela solução é possível configurar permissões personalizadas e acessar relatórios, além de fazer a gestão de documentos.

“Ficamos muito felizes com este novo momento. A Clicksign nasceu para auxiliar uma área que carecia de mais agilidade em processos, que é a gestão de documentos. Impactamos diversos pontos das operações das empresas que vão desde a economia de tempo até a economia de papéis, um ponto englobado pela pauta de ESG. Seguimos para os próximos lançamentos”, finaliza Marcelo Kramer.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.