A Transformação Digital faz parte do universo da Clicksign, primeira empresa de assinatura eletrônica do Brasil, há mais de 10 anos. E, a cada ano, torna-se necessário repensar e evoluir junto com as soluções tecnológicas no intuito de ganhar competitividade de mercado, otimizar tempo, dinheiro e reduzir a emissão de papel no mundo. De acordo com uma pesquisa da Samba Digital, braço de Transformação Digital da Sambatech, realizada em 2021, 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando uma estratégia de Transformação Digital e 30,5% estão desenvolvendo-a.
E, assim, ao participar deste cenário, a Clicksign amplia o seu escopo de digitalização de processos, impactando mais de 30 mil empresas que desejam reduzir custos e tempo. Sua plataforma de SaaS (Software As A Service) é simples e ágil para que sejam realizadas assinaturas eletrônicas em documentos diversos. Além de assinaturas eletrônicas, agora a empresa cresce seus serviços e fornecerá assinaturas digitais.
“A assinatura eletrônica é uma tecnologia de fácil uso que permite assinar um documento com rapidez. Estamos crescendo em todos os sentidos, tanto como time, no qual ampliamos cerca de 300% em 1 ano, até em nossa gama de possibilidades. Entre março de 2021 até aqui lançamos a Autenticação por Pix e o Reconhecimento Facial. Também estamos aumentando nosso alcance ao incorporarmos a assinatura digital ao portfólio da Clicksign”, conta o CEO e fundador, Marcelo Kramer.
Explicando de maneira simples, a assinatura eletrônica se refere a todos os elementos utilizados para assinar um documento eletronicamente, sendo eles: a comprovação da integridade do documento assinado, a identificação e autenticação do autor da assinatura e o registro da assinatura em si. Já a digital é uma espécie de assinatura eletrônica, que utiliza um Certificado Digital ICP-Brasil para autenticação, configurando assim uma assinatura eletrônica qualificada.
A Clicksign opera em conformidade com a legislação brasileira e atende pessoas físicas, empresas, terceiro setor e Poder Público. “Nosso serviço se adapta às necessidades das empresas e à quantidade de documentos que elas processam diariamente, um serviço abrangente de total confiança”, conta Kramer, que é advogado e tem longa atuação na área jurídica.
Com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia, e facilitar processos que envolvam a gestão de contratos e arquivos oficiais, a Clicksign fornece como forma de autenticação dos signatários o uso também do Certificado Digital, Assinatura Manuscrita, SMS, WhatsApp e e-mail. Além disso, pela solução é possível configurar permissões personalizadas e acessar relatórios, além de fazer a gestão de documentos.
“Ficamos muito felizes com este novo momento. A Clicksign nasceu para auxiliar uma área que carecia de mais agilidade em processos, que é a gestão de documentos. Impactamos diversos pontos das operações das empresas que vão desde a economia de tempo até a economia de papéis, um ponto englobado pela pauta de ESG. Seguimos para os próximos lançamentos”, finaliza Marcelo Kramer.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo