book_icon

Sistema de cabo submarino EllaLink conecta São Paulo, Lisboa e Madri

O novo sistema proporciona um aumento de 50% na performance de rede entre Data Centers no Brasil, Portugal e Espanha, em comparação com as rotas que antes precisavam transitar pela América do Norte

Sistema de cabo submarino EllaLink conecta São Paulo, Lisboa e Madri

A Equinix, provedora global de infraestrutura digital, e a EllaLink anunciaram que o primeiro sistema de cabo submarino de alta capacidade entre a Europa e a América Latina está em pleno funcionamento. Entregue pela EllaLink aos Data Centers Equinix International Business Exchange (IBX) – SP4 em São Paulo, LS1 em Lisboa e MD2 em Madri -, o novo sistema proporciona um aumento de 50% na performance de rede entre Data Centers no Brasil, Portugal e Espanha, em comparação com as rotas que antes precisavam transitar pela América do Norte. A redução da latência é um fator crucial para provedores de conteúdo, empresas de Cloud e do setor financeiro, nas quais o atraso de alguns milissegundos pode impactar a rentabilidade das operações.

A velocidade de interconexão vem crescendo de forma acelerada na América Latina, segundo as edições mais recentes do GXI. Este crescimento está alinhado com a alta demanda dos negócios locais para a integração digital e para alcançar pessoas e parceiros distribuídos geograficamente 

“Oferecer conexões diretas entre a América Latina e a Europa com uma latência de 60 ms é um divisor de águas no que se refere a latência transatlântica. Durante estes últimos meses, a EllaLink seguiu trabalhando diretamente com a Equinix para proteger conexões carrier-neutral dos nossos locais PoP nos Data Centers da Equinix, e agora estamos permitindo que os nossos clientes acessem diretamente os ricos ecossistemas de redes, Clouds e provedores de serviços financeiros e de TI que a Equinix hospeda”, diz Diego Matas, diretor de Operações da EllaLink.

A EllaLink selecionou a Equinix devido à sua experiência em fornecer infraestrutura submarina de última geração e também ao seu acesso a densos e ricos ecossistemas de redes, Clouds, provedores de serviços financeiros e de TI. A Equinix atua como parceira de interconexão em mais de 40 dos projetos de cabos submarinos.

“Mais dados do que nunca estão sendo produzidos e processados agora – e praticamente todos os bytes de dados que se movem pela internet tocam um cabo submarino. Como resultado disso, as organizações exigem acesso a redes de alta capacidade e baixa latência, capazes de conectá-las a Data Centers em todos os oceanos com os mais altos níveis de confiabilidade”, disse Jim Poole, VP de Business Development da Equinix. “É aí que a Equinix desempenha um papel fundamental e oferece uma enorme vantagem aos seus clientes. Qualquer usuário de uma rede de cabos submarinos que desemboque em um dos nossos terminais de Data Center global tem acesso imediato e de baixa latência a uma série de ecossistemas do setor dentro da Equinix”, esclarece.

Cabos submarinos

Os cabos submarinos são fundamentais para a Internet e para a conectividade global, já que 99% do tráfego intercontinental cruza um cabo submarino – menos de 1% do tráfego restante é transportado por meio de satélite. O mercado global de cabos submarinos é avaliado em US$ 22 bilhões até 2025, mais que o dobro em comparação a 2019, e US$ 30 bilhões até 2027. Uma parte significativa desse crescimento está nos cabos que conectam a América Latina ao resto do mundo.

Espanha e Portugal são importantes portas de entrada para o Brasil e o resto da América do Sul em muitos mercados europeus. Como a capital de Portugal, Lisboa, é o centro da indústria, do governo e do comércio do país, ela representa um importante hub internacional de conectividade, com cabos submarinos ligando a Península Ibérica de Lisboa à África e à América do Sul. A Espanha também é um hub essencial no mapa da conectividade global, devido à sua localização física entre a África, a Europa Mediterrânea e o Norte da Europa, bem como à sua forte conexão cultural com a América Latina. As implementações do 5G, o boom tecnológico em curso e o crescimento do uso de dados, de assinaturas de Telecom e de conexões de Internet entre os dois continentes, aumentam os requisitos de capacidade de largura de banda.

O impulso dos cabos submarinos na Plataforma Equinix está acelerando em todo o mundo, à medida que a Transformação Digital cresce globalmente. O alcance da Equinix de mais de 230 Data Centers IBX, em 65 mercados globais e 27 países, fornece os PoPs na Edge de áreas metropolitanas necessários para a interconexão de baixa latência e para transportar volumes cada vez maiores de tráfego na Internet. Na Equinix, os proprietários/operadoras de cabos submarinos podem implementar estações de cabos submarinos que abrem portas entre continentes e interconectam negócios em todo o mundo.

De acordo com a 5ª edição do Global Interconnection Index (GXI Vol. 5) da Equinix, a velocidade de interconexão global, a medida de conectividade privada para a transferência de dados entre organizações, deverá alcançar mais de 21.485 terabits por segundo (Tbps), ou 85 zettabytes por ano até 2024, representando uma taxa composta de crescimento anual de cinco anos (CAGR) de 44%. “A velocidade de interconexão vem crescendo de forma acelerada na América Latina, segundo as edições mais recentes do GXI. Este crescimento está alinhado com a alta demanda dos negócios locais para a integração digital e para alcançar pessoas e parceiros distribuídos geograficamente. O sistema EllaLink contribui significativamente para que esse acesso seja mais rápido e com tempo de resposta adequado para impulsionar as novas tecnologias”, diz Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil.

Serviço
www.equinix.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.