A logística é um dos setores mais importantes para o bom funcionamento da indústria e principalmente do comércio. A combinação de novas tecnologias de automação e troca de dados criou o conceito da Logística 4.0, com inúmeras aplicações e soluções fundamentais para o crescimento constante de empresas que especialmente atuam no segmento de e-commerce.
Um modelo logístico que vem sendo adotado pelos grandes varejistas no Brasil é o da dark store. Trata-se de um ponto para armazenagem dos produtos, com um layout próximo ao de uma loja física comum, mas com aprimoramento para movimentação dos produtos para acelerar a entrega das mercadorias.
Funciona como um centro logístico e de distribuição no qual os funcionários não têm contato direto com os clientes, já que a origem dos pedidos é online, seja por uma loja virtual, catálogo digital, aplicativos de conversação como o WhatsApp ou ainda outros modelos adaptáveis para vender pela internet ou telefone.
Geralmente se localizam em pontos estratégicos nas cidades, para estar em melhor alcance para o público consumidor e oferecer custos menores de entrega. O frete geralmente é menor, dependendo da modalidade escolhida, o que se mostra outro ponto atrativo.
Eduardo Maia, CTO da GTI Plug, empresa especialista em logística 4.0, um dos principais benefícios da dark store é aumentar a eficiência do negócio. “Ao usar novas tecnologias para gerenciar cargas, com armazenamento inteligente, controle de estoque, atendimento e logística, o fluxo de trabalho funciona muito melhor”, atesta.
Além dos softwares, tudo é pensado para oferecer uma melhor logística de trabalho dentro dos espaços. A GTI Plug desenvolveu uma aplicação SaaS (Software as a Service) que permite controlar de forma assertiva todo o fluxo de produtos das empresas diretamente da plataforma, portanto, tudo o que entra no estoque, que movimenta e que saí. Além disso, permite que toda rastreabilidade seja feita de forma inteligente, garantindo a armazenagem correta e a disponibilidade do produto no local certo, no momento da separação e venda. Ideal para quem quer operacionalizar uma dark store.
Para Eduardo, existe um movimento de inovação constante na área, devido principalmente a necessidade das empresas de estabelecerem o fulfillment (atendimento completo do cliente) e omnichannel (múltiplos canais de venda) em suas operações. “A demanda por tecnologia nos processos é essencial para fazer com que os negócios cresçam em seus respectivos mercados. Atualmente empresas no Brasil perdem em média 9 bilhões de dólares anualmente por conta de ineficiência logística e isso abre um enorme espaço para soluções inovadoras atuarem nesses pontos”, finaliza o CTO.
A GTI PLUG é uma logtech que está transformando o ecossistema de armazenagem do País, aplicando tecnologia nas diversas etapas da logística. Seu principal objetivo é aplicar Transformação Digital nesse setor, revolucionando e democratizando a logística no Brasil, otimizando a conexão entre o cliente e a disponibilidade do estoque e assim, gerar maior eficiência para a economia do País e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
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