book_icon

Genetec amplia gestão operacional e integra IoT em seus projetos customizados

Conhecida pela excelência em segurança patrimonial e cibersegurança, a empresa canadense tem ampliado seu portfólio com soluções IoT para garantir melhor gestão às operações e mais inteligência aos negócios. Saiba mais no Webinar “Soluções que vão além do vídeo”, que ocorrerá no dia 18/11, às 14 horas

Genetec amplia gestão operacional e integra IoT em seus projetos customizados

A Genetec, empresa canadense que atua em tecnologia nas áreas de segurança unificada pública e privada, operações e inteligência de negócios, vem ampliando seu portfólio, há alguns meses, com a inclusão de ferramentas de IoT em seus projetos customizados, especialmente os desenvolvidos para os setores industrial, varejo, energia, saúde, financeiro e de TI, entre outros.

“A Internet das Coisas Industrial (IoT) é a evolução da manufatura e controle industrial, por permitir maior automação, refinamento e otimização dos processos. Por isso, logo percebemos que era fundamental integrar IoT a nossa plataforma unificada – o Security Center -, a fim de ampliar a conectividade dentro do nosso ecossistema Genetec”, afirma Tiago Brito, engenheiro de aplicação da Genetec Brasil.

Outro desafio de IoT é o fato de exigir maior atenção e dedicação na execução dos projetos, devido à diversidade de equipamentos a serem incorporados e integrados  

Essa adoção de IoT foi natural, porque a Genetec sempre teve como foco conectar dispositivo a redes baseadas em IP para serem geridos logicamente em um único sistema unificado, com interface para gestão de eventos e incidentes. O Security Center é capaz de conectar pontos e de receber informações de diferentes sensores e dispositivos para gerenciar informações, bem como oferecer visualizações e ferramentas para comandar e controlar as ocorrências operacionais.

Brito, para a integração de sua plataforma com IoT, a Genetec utilizou os principais protocolos industriais padrão existentes (OPC, Modbus, BACnet, SNMP, Servidor TCP (ASCII), HTTPS e MQTT) a fim de viabilizar a integração e possibilitar a comunicação bidirecional entre os dispositivos industriais e os sistemas de controle com o Security Center.

“As ferramentas industriais IoT possibilitam a instalação de funções plug-ins individuais, que conectados ao Security Center e, com a devida configuração, possiibitam o monitoramente de vários parâmetros, como, por exemplo, a temperatura, umidade, energia e status de um equipamento. Com isto, nós conseguimos gerar eventos e alarmes quando ocorrem mudanças nos dados dos equipamentos e agilizar as providências necessárias para assegurar a segurança e a eficiência das operações”, detalha o engenheiro.

Brito reforça que o Genetec Security Center integra e unifica toda as comunicações e interações dos dispositivos IoT da operação, além de câmeras, controladores de acesso e leitores, interfones, painéis de intrusão e de incêndio, gestão de edifícios, entre outros. Desta forma, consegue gerar informações fundamentais para o controle operacional e importantes insights para garantir mais inteligência aos negócios, promovendo maior colaboração entre diferentes áreas (segurança, logística, operações, etc), melhorando o uso de recursos e reduzindo custos.

“Nossa estratégia IoT tem como foco garantir escalabilidade, segurança, privacidade, gerenciamento de dados e interoperabilidade para fornecer otimização geral dos sistemas e da realização de análises preditivas.”, explica Brito. Outro desafio de IoT é o fato de exigir maior atenção e dedicação na execução dos projetos, devido à diversidade de equipamentos a serem incorporados e integrados. Ou seja, clientes e parceiros da Genetec precisam saber como configurar de forma eficiente todos os dispositivos, especialmente ao implementar soluções muito semelhantes em vários locais, assegurando a excelência de comunicação e a sincronização de todos com o Security Center.

“IoT tem sido um importante instrumento para que a Genetec consiga atender aos clientes, dos mais diversos setores, de maneira customizada, integral e unificada. Com estas ferramentas, estamos mostrando a força e diversidade de nossa oferta, que consiste em muito mais do que só soluções de segurança, abrangendo ferramentas inteligentes e disruptivas que oferecem insights essenciais para o aperfeiçoamento das operações”, comenta Brito.

Com o intuito de disseminar informações sobre a estratégia e o portfólio IoT da Genetec, está investindo em uma extensa campanha de divulgação, que inclui ações de e-mail marketing, nas redes sociais e anúncios em publicações especializadas nas últimas semanas. Além disso, promoverá o webinar “Soluções que vão além do vídeo”, na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro, às 14h, no qual abordará a evolução de IoT nos negócios das empresas e em especial no portfólio da Genetec. O público-alvo são clientes, prospects, parceiros, profissionais técnicos e de negócios interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o tema. As inscrições podem ser feitas até o dia 18/11, às 12h, no website da Genetec, no link “Soluções que vão além do vídeo” .

Genetec

gestão operacional e inteligência de negócios

IoT

Security Center

Tiago Brito

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento