book_icon

Aumento de vazamentos de dados exige investimentos em segurança cibernética

Recente estudo revela que 54% das empresas consideram que a principal ameaça sobre a confidencialidade dos dados está na falha de processos e de pessoas

Aumento de vazamentos de dados exige investimentos em segurança cibernética

De acordo com uma recente pesquisa do MIT (Massachusetts Institute of Technology), os casos de vazamentos de dados aumentaram 493% no Brasil. Dados mostram que mais de 205 milhões de informações da população foram vazadas de forma criminosa em 2019. Em número de incidentes graves, o Brasil saltou de três, em 2018, para 16, em 2019. Situações do tipo têm ocasionado muitos prejuízos financeiros e de imagem para as empresas, que acenderam o sinal de alerta para a real necessidade de investimentos em segurança cibernética – principalmente de se adaptar às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Outro recente estudo global do Ponemon Institute apontou que 54% das empresas consideram que a principal ameaça sobre a confidencialidade dos dados está na falha de processos e de pessoas  

De acordo com Sylvio Sobreira, CEO da SVX Corporate, este é o caminho mais seguro para evitar fraudes, roubo de identidade de clientes e outros tipos de golpes que estamos suscetíveis hoje na internet. “A ameaça de ter os dados privados expostos de forma ilegal ficou muito mais evidente com a chegada da pandemia. Por outro lado, começamos a contar com uma lei específica para este tipo de crime que, inclusive, é bem rígida. A LGPD prevê punições que podem chegar a 2% do faturamento da organização”, diz.

Diante deste cenário de risco, Sylvio enfatiza sobre a importância das empresas adotarem uma nova postura e modificarem a cultura corporativa. “As empresas que não estavam preparadas para tratar e resguardar os dados terão um amplo e complexo trabalho para se adaptar às novas normativas. Por sua vez, as organizações que já vêm investindo neste processo precisarão também incorporar a cultura de segurança da informação. Este é o principal ponto que irá tornar os sistemas eficazes. Lembrando que as regras valem tanto para grandes como para pequenas organizações”.

Estudo revela que principais ameaças são falhas de processos e de pessoas
Outro recente estudo global do Ponemon Institute apontou que 54% das empresas consideram que a principal ameaça sobre a confidencialidade dos dados está na falha de processos e de pessoas. Enquanto 23% têm preocupação com a ação de colaboradores temporários.

Considerando essa complexidade que envolve a LGPD, “é vital que as empresas desenvolvam soluções completas de segurança que permeiem diferentes áreas da companhia, tragam privacidade e proteção aos dados de clientes. Ao compreenderem quais mudanças a LGPD propõe, é mais fácil entender com profundidade quais pontos serão mais críticos para o seu tipo de negócio e que tipo de consequências a nova lei pode ocasionar, se trata de um trabalho personalizado”, conclui Sylvio.

Na SVX Corporate, o nosso propósito é auxiliar as organizações a construir resultados excepcionais, melhorando seu sistema de governança e gestão. Somos uma empresa presente em 11 estados do Brasil, com mais de 60 projetos, 12 tipos de serviços, dedicados à prestação de serviços integrados em estratégia, organização, operações, tecnologia, fusões e aquisições, compliance, privacidade e proteção de dados.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.