book_icon

Samsung desenvolve tecnologia H-Cube para chips de alto desempenho

O Hybrid-Substrate Cube (H-Cube) é a mais recente solução de embalagem 2.5D, voltado para HPC, IA, Data Center e produtos de rede que exigem alta performance e tecnologia de embalagem de grande área

Samsung desenvolve tecnologia H-Cube para chips de alto desempenho

A Samsung Electronics anunciou nesta quinta-feira (11/11) que desenvolveu a tecnologia Hybrid-Substrate Cube (H-Cube), sua mais recente solução de embalagem 2.5D especializada em semicondutores para computação de alto desempenho (HPC), Inteligência Artificial (IA), Data Center e produtos de rede que exigem alta performance e tecnologia de embalagem de grande área.

“A solução H-Cube, desenvolvida em conjunto com a Samsung Electro-Mechanics (Semco) e a Amkor Technology, é adequada para semicondutores de alto desempenho que precisam integrar um grande número de matrizes de silício”, disse Moonsoo Kang, vice-presidente sênior e chefe da Equipe de Estratégia de Mercado de Fundição da Samsung Electronics. “Ao expandir e enriquecer o ecossistema de fundição, iremos fornecer várias soluções de embalagem para encontrar uma inovação nos desafios que nossos clientes estão enfrentando”, comentou.

O empacotamento 2.5D permite que chips lógicos ou memória de alta largura de banda (HBM) sejam colocados em cima de um mediador de silício em um formato pequeno. A tecnologia H-Cube da Samsung apresenta um substrato híbrido combinado com um substrato de pitch fino, que é capaz de conexão de bump fina e um substrato de interconexão de alta densidade (HDI), para implementar tamanhos grandes em embalagens 2,5D.

Com o recente aumento nas especificações exigidas nos segmentos de mercado de HPC, IA e aplicativos de rede, o empacotamento para grandes áreas está se tornando importante à medida em que o número e o tamanho dos chips montados em um pacote aumenta ou a comunicação de alta largura de banda é necessária. Para fixação e conexão de matrizes de silício, incluindo o intermediário, substratos de passo fino são essenciais, mas os preços aumentam significativamente após um aumento no tamanho.

Ao integrar seis ou mais HBMs, a dificuldade em fabricar o substrato de grande área aumenta rapidamente, resultando em redução da eficiência. A Samsung resolveu esse problema aplicando uma estrutura de substrato híbrido em que substratos HDI que são fáceis de implementar em grandes áreas são sobrepostos sob um substrato de alta densidade de alta densidade.

Ao diminuir o passo da bola de solda, que conecta eletricamente o chip e o substrato, em 35% em comparação com o passo da bola convencional, o tamanho do substrato de passo fino pode ser minimizado, ao adicionar substrato HDI (módulo PCB) sob o pitch substrate para proteger a conectividade com a placa de sistema.

Além disso, para aumentar a confiabilidade da solução H-Cube, a Samsung aplicou sua tecnologia proprietária de análise de integridade de sinal/energia que pode fornecer energia de forma estável, minimizando a perda ou distorção de sinal ao empilhar vários chips lógicos e HBMs.

Serviço
www.samsung.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.