book_icon

Inteligência Artificial impulsiona cadeia de suprimentos

Software ReOpt AI, da Nvidia, otimiza o planejamento de rotas, separação de armazéns, gerenciamento de frota e demais desafios logísticos

Inteligência Artificial impulsiona cadeia de suprimentos

A pandemia global criou uma crise na cadeia de suprimentos que afeta quase todas as pessoas e empresas do planeta. Para os consumidores, o desequilíbrio entre oferta e demanda pode ser apenas um presente a menos na árvore de Natal. As empresas, no entanto, contabilizam o prejuízo em milhões de dólares em lucros perdidos. Para ajudar o setor logístico de US$ 9 trilhões a fabricar, gerenciar e direcionar mercadorias de forma eficiente, das fábricas até lojas e lares, a Nvidia lança o software Nvidia ReOpt AI.

Combinando o software Nvidia Rapids com algoritmos locais de heurística de pesquisa e metaheurística, como a pesquisa do Tabu, o Nvidia ReOpt é um solucionador acelerado para Big Data que otimiza o planejamento e a logística das rotas de veículos em tempo real.

Nvidia ReOpt oferece novas ferramentas para logística dinâmica e gerenciamento da Supply Chian para uma ampla gama de indústrias, incluindo transporte, armazenamento, manufatura, varejo e restaurantes de serviço rápido.

O setor de logística é uma rede de Supply Chain altamente integrada que conecta produtores e consumidores por meio de vários modos de transporte, incluindo serviços de entrega expressa e aérea, ferrovia de carga, transporte marítimo e transporte por caminhão  

Uma demonstração do ReOpt no Nvidia GTC usou o Nvidia Isaac Sim, equipado com a plataforma Nvidia Omniverse para simular e colaborar em mundos virtuais e fluxos de trabalho 3D, para criar primeiro uma aplicação de simulação robótica escalável que mostra a reotimização dinâmica em um ambiente fotorrealístico.

Em um momento em que a cadeia de suprimentos global enfrenta uma grande interrupção, o Nvidia ReOpt fornece o software de Inteligência Artificial (IA) necessário para diversas atividades, desde o roteamento de veículos para entrega até a coleta e embalagem de mercadorias armazenadas com destino a residências e escritórios.

“Além de reduzir custos, uma boa gestão de Supply Chain aumenta a satisfação do cliente e melhora a capacidade financeira da empresa. Com ajuda da tecnologia, essa organização fica ainda mais fácil e com menos erros”, enfatiza Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

Do forno da pizza à porta
Aproveitar o Big Data rapidamente é crucial para a Domino’s Pizza. A empresa afirma que existem 34 milhões de maneiras de construir uma pizza – com base nas combinações potenciais de coberturas, crosta, queijo, molho e tamanho. Entregar todas as combinações possíveis de pizza da maneira mais eficiente possível é importante para os clientes. Trabalhando com a equipe Nvidia ReOpt, a empresa implementou um sistema preditivo em tempo real que a ajuda a atender importantes padrões de entrega.

“Os resultados que alcançamos trabalhando com a Nvidia mostraram uma grande promessa no fornecimento de insights em tempo real e acionáveis que nos ajudam a atender melhor nossos clientes a cada dia”, ressalta Andrew Birch, vice-presidente de ciência de dados da Domino’s.

Planejando uma economia pós-pandêmica
O setor de logística é uma rede de Supply Chain altamente integrada que conecta produtores e consumidores por meio de vários modos de transporte, incluindo serviços de entrega expressa e aérea, ferrovia de carga, transporte marítimo e transporte por caminhão.

Entregar mercadorias diretamente na porta de um cliente tem sido um desafio, mesmo antes da pandemia da Covid-19 interromper a logística, quando milhões de pessoas passaram a fazer compras online.

Estima-se que mais da metade dos custos totais de envio resultam de entregas de última milha, impactando a lucratividade, de acordo com a ABI Research. As empresas normalmente comem cerca de 25% desse custo – um número que está aumentando devido às ineficiências da cadeia de suprimentos, de acordo com a empresa de logística Onfleet.

ReOpt, agora disponível para acesso antecipado, oferece mudanças de processo baseadas em software, incluindo:

Otimização de rota
 A otimização de rota dinâmica usa algoritmos avançados que fornecem aos despachantes e motoristas uma rota que pode reduzir drasticamente a distância, o custo do combustível, as emissões de CO2 e o tempo ocioso. As empresas obtêm feedback em tempo real sobre as condições das estradas, dados de tráfego e sugestões de rotas para criar chegadas mais precisas.

Restrições avançadas
 Modelagem de movimentos de veículos que possuem capacidades finitas e custos diferenciados. Isso inclui levar em consideração itens como produtos frescos que devem ser transportados por caminhões refrigerados ou que os clientes só estão disponíveis durante períodos específicos.

Coleta de armazém
As empresas podem criar melhor interação homem-máquina para armazenamento automatizado e recuperação na coleta e embalagem que roteia e redireciona dinamicamente os robôs para o carregamento eficiente de caminhões à medida que novos pedidos chegam.

Otimização do mix da frota
Rastreia o roteamento na cadeia de suprimentos com localizações e estatísticas de frota de aviões, trens, caminhões e frotas de contêineres. O software pode levar em consideração o número de pilotos, motoristas ou navios disponíveis para operar esses veículos em um determinado dia e levar em consideração os custos de manutenção.

Nvidia Accelerated Computing aumenta a potência da precisão mundial
As GPUs Nvidia oferecem a potência computacional necessária para alimentar as heurísticas mais ambiciosas, ao mesmo tempo que suportam as restrições mais desafiadoras. O ReOpt aproveita a arquitetura massivamente paralela da Nvidia para gerar milhares de candidatos a soluções e refiná-los para selecionar apenas o melhor no final.

Como resultado, o ReOpt pode escalar para os maiores problemas em segundos com precisão de classe mundial. O software mostrou uma diferença média de precisão de 2,96%, em comparação com a solução mais conhecida do mundo para o número de veículos, nos primeiros testes no benchmark Gehring & Homberger.

Experimente ReOpt no Google Colab e inscreva-se para atualizações e acesso antecipado.

Serviço
nvidianews.nvidia.com
www.nvidia.com/pt-br

 

cadeia de suprimentos

Inteligência Artificial

Marcio Aguiar

Nvidia para América Latina

Nvidia ReOpt AI

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento