book_icon

Samsung desenvolve memória DRAM de alta velocidade

O LPDDR5X é uma DRAM móvel de próxima geração, projetado para aumentar significativamente a velocidade, capacidade e economia de energia para futuras aplicações 5G

Samsung desenvolve memória DRAM de alta velocidade

A Samsung Electronics anunciou nesta terça-feira (9/11) que desenvolveu a primeira memória DRAM de 14 nanômetros (nm) de 16 gigabits (Gb) de baixa potência e taxa de dados dupla 5X (LPDDR5X) da indústria, projetada para impulsionar ainda mais o crescimento de aplicativos de serviço de dados de alta velocidade, incluindo 5G, Inteligência Artificial (IA) e o metaverso.

“Nos últimos anos, segmentos de mercado hiperconectados, como IA, Realidade Aumentada (RA) e metaverso, que dependem de processamento de dados em grande escala extremamente rápido, têm se expandido rapidamente”, disse SangJoon Hwang, vice-presidente sênior e chefe da Equipe de Design DRAM da Samsung Electronics. “Nosso LPDDR5X ampliará o uso de memória de alto desempenho e baixo consumo de energia para além dos smartphones e trará novos recursos para aplicativos de ponta baseados em IA, como servidores e até automóveis”, observou.

O LPDDR5X da Samsung é uma DRAM móvel de próxima geração, projetado para aumentar significativamente a velocidade, capacidade e economia de energia para futuras aplicações 5G. Em 2018, a Samsung entregou a primeira DRAM LPDDR5 de 8 Gb da indústria e hoje, a empresa está indo agressivamente além dos mercados móveis com a primeira DRAM LPDDR5X de 16 Gb.

O LPDDR5X DRAM oferecerá velocidades de processamento de dados de até 8,5 gigabits por segundo (Gbps), que são 1,3 vezes mais rápidas do que os 6,4 Gbps do LPDDR5. Aproveitando a tecnologia de processo DRAM de 14 nm, ele também usará cerca de 20% menos energia do que a memória LPDDR5. Além disso, o chip LPDDR5X de 16 Gb habilitará até 64 gigabytes (GB) por pacote de memória, acomodando a crescente demanda por DRAM móvel de maior capacidade em todo o mundo.

Ainda este ano, a Samsung começará a colaborar com fabricantes globais de chipsets para estabelecer uma estrutura mais viável para o mundo em expansão da realidade digital, com seu LPDDR5X servindo como uma parte fundamental dessa base. A empresa buscará ampliar sua linha de DRAM móvel com melhorias contínuas em desempenho e eficiência de energia, ao mesmo tempo em que reforça sua liderança de mercado com maior agilidade de fabricação.

Serviço
www.samsung.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.