A Red Hat, fornecedora global de soluções de código aberto, apresentou a mais nova versão do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), principal plataforma Linux empresarial do mercado. O RHEL 9 Beta chega ao mercado como uma espécie de ponto de partida para as próximas atualizações da solução. A novidade foi projetada para atender demandas de clientes, contribuindo para simplificar implementações Multicloud híbrida, que vão desde infraestruturas físicas, on-premises e Nuvem pública até a Borda.
O RHEL 9 Beta traz novos recursos importantes focados em segurança e conformidade, gerenciamento simplificado e automação. Os principais recursos de gerenciamento novos incluem métricas aprimoradas de desempenho do console web para facilitar o diagnóstico de problemas, patching ao vivo do kernel sem a necessidade de tempo de inatividade e uma maneira mais fácil de criar novas imagens do sistema operacional.
Outro ponto de melhoria está relacionado à segurança e ao compliance. A Red Hat anunciou suporte nativo para autenticação de cartão inteligente via console Web, perfis de segurança extras projetados para simplificar a conformidade com padrões como HIPAA e PCI-DSS, registro de logon único detalhado e OpenSSL 3 integrado.
Também foram anunciadas novas opções de conteinerização, incluindo imagens de base universal padronizadas em fatores de forma micro, minimal e init, destinadas ao desenvolvimento de aplicativos projetados para dispositivos restritos. O RHEL 9 Beta vem de fábrica com o cgroup2 e um recente lançamento do Podman. Os usuários vão conseguir, por exemplo, validar a assinatura e abreviatura do nome por padrão quando extraírem imagens de containers, o que traz uma ótima oportunidade para testar aplicações baseadas em container com a configuração “out-of-the-box” planejada para o RHEL 9.
Este lançamento é um divisor de águas para a Red Hat. O RHEL 9 é um passo corajoso para que a empresa desenvolva uma distribuição de Linux comercial a partir do CentOS Stream. O projeto CentOS Stream permitiu à companhia aumentar a transparência sobre a forma como é feita a distribuição da solução, além de possibilitar uma redução no tempo necessário para testá-la, estabilizá-la e lançá-la. A Red Hat acredita que isso vai permitir que o ecossistema faça um rápido turnaround em suas contribuições e que a base de usuários obtenha previews mais frequentes de futuras versões do RHEL.
A versão 9 Beta da plataforma já está disponível para download e teste. A Red Hat, inclusive, removeu as restrições ao acesso beta do RHEL. Com isso, até mesmo contas gratuitas do Red Hat Developer podem acessar o software.
Serviço
www.redhat.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo