book_icon

Vendas globais de PCs recuam no terceiro trimestre, diz Canalys

Tanto os tablets quanto os chromebooks caíram após uma série de trimestres sucessivos de crescimento

Vendas globais de PCs recuam no terceiro trimestre, diz Canalys

De acordo com os dados mais recentes da Canalys, referentes ao terceiro trimestre (3T21) as remessas mundiais de PCs (incluindo tablets) caíram 2% ano a ano, para 122,1 milhões de unidades. Mas as remessas permanecem bem acima dos níveis pré-pandêmicos, com um CAGR de dois anos de 10% a partir do terceiro trimestre de 2019. Tanto os tablets quanto os chromebooks caíram após uma série de trimestres sucessivos de crescimento. As remessas de tablets caíram 15% com relação ao ano anterior, para 37,7 milhões de unidades, já que a necessidade de tablets para dar suporte aos casos de uso de consumidores e educação diminuiu na maioria das regiões. Os chromebooks sofreram um declínio ainda mais acentuado, com remessas caindo 37%, principalmente devido à desaceleração nos gastos com educação nos Estados Unidos. As remessas totais de chromebooks alcançaram 5,8 milhões de unidades no terceiro trimestre.

No mercado total de PCs, incluindo desktops, notebooks e tablets, a Lenovo manteve a liderança com um aumento de participação de mercado de mais de 1% ao atingir 24,4 milhões de unidades vendidas

Embora o mercado geral de tablets tenha caído no terceiro trimestre, a maioria dos fornecedores ainda enviou volumes acima dos níveis pré-pandêmicos. Com 15,2 milhões de iPads vendidos, a Apple manteve sua liderança no ranking, com um desempenho estável ano a ano. A Samsung ficou em segundo lugar, apesar de uma queda de 20%, vendendo 7,2 milhões de unidades no terceiro trimestre. A Lenovo, que manteve seu ímpeto, foi o único fornecedor entre os cinco primeiros a ver um crescimento modesto, com 4,2 milhões de unidades vendidas, um aumento anual de 2%. Amazon e Huawei ficaram com o restante das cinco primeiras, com quedas significativas de 45% e 51%, respectivamente.

O mercado de chromebooks foi atingido por uma forte retração, com uma queda de 37% nas remessas em comparação ao ano anterior. Isso ocorre à medida que os principais mercados de educação, como os EUA e o Japão, atingem o ponto de saturação, com o financiamento do setor público para programas de educação digital diminuindo. O mercado de chromebooks cresceu tremendamente desde o início da pandemia, pois os alunos foram forçados a se adaptar a novas configurações de aprendizagem.

Os fornecedores de chromebooks tiveram dificuldades em todo o terceiro trimestre, já que o mercado geral encolheu consideravelmente. A Lenovo garantiu o primeiro lugar no mercado com 1,4 milhão de unidades enviadas, representando um declínio de 21% em relação ao ano anterior. A HP perdeu sua posição de liderança no mercado de chromebook com remessas caindo 66% ano a ano devido ao seu foco no mercado de educação dos EUA em desaceleração. Acer, Dell e Asus compunham o restante dos cinco primeiros.

No mercado total de PCs (incluindo desktops, notebooks e tablets), a Lenovo manteve a liderança com um aumento de participação de mercado de mais de 1% ao atingir 24,4 milhões de unidades vendidas. A Apple permaneceu em segundo lugar com um crescimento modesto de 5% para vendas totais de 23 milhões de unidades. A HP sentiu o impacto das restrições de fornecimento, com uma queda de 6% nas remessas anuais. Em quarto lugar, a Dell viu um aumento estelar de 27% nas remessas e um aumento de quase 3% na participação de mercado. A Samsung completou os cinco primeiros, como fez no segundo trimestre de 2021.

Serviço
www.canalys.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.