De acordo com os dados mais recentes da Canalys, referentes ao terceiro trimestre (3T21) as remessas mundiais de PCs (incluindo tablets) caíram 2% ano a ano, para 122,1 milhões de unidades. Mas as remessas permanecem bem acima dos níveis pré-pandêmicos, com um CAGR de dois anos de 10% a partir do terceiro trimestre de 2019. Tanto os tablets quanto os chromebooks caíram após uma série de trimestres sucessivos de crescimento. As remessas de tablets caíram 15% com relação ao ano anterior, para 37,7 milhões de unidades, já que a necessidade de tablets para dar suporte aos casos de uso de consumidores e educação diminuiu na maioria das regiões. Os chromebooks sofreram um declínio ainda mais acentuado, com remessas caindo 37%, principalmente devido à desaceleração nos gastos com educação nos Estados Unidos. As remessas totais de chromebooks alcançaram 5,8 milhões de unidades no terceiro trimestre.
Embora o mercado geral de tablets tenha caído no terceiro trimestre, a maioria dos fornecedores ainda enviou volumes acima dos níveis pré-pandêmicos. Com 15,2 milhões de iPads vendidos, a Apple manteve sua liderança no ranking, com um desempenho estável ano a ano. A Samsung ficou em segundo lugar, apesar de uma queda de 20%, vendendo 7,2 milhões de unidades no terceiro trimestre. A Lenovo, que manteve seu ímpeto, foi o único fornecedor entre os cinco primeiros a ver um crescimento modesto, com 4,2 milhões de unidades vendidas, um aumento anual de 2%. Amazon e Huawei ficaram com o restante das cinco primeiras, com quedas significativas de 45% e 51%, respectivamente.
O mercado de chromebooks foi atingido por uma forte retração, com uma queda de 37% nas remessas em comparação ao ano anterior. Isso ocorre à medida que os principais mercados de educação, como os EUA e o Japão, atingem o ponto de saturação, com o financiamento do setor público para programas de educação digital diminuindo. O mercado de chromebooks cresceu tremendamente desde o início da pandemia, pois os alunos foram forçados a se adaptar a novas configurações de aprendizagem.
Os fornecedores de chromebooks tiveram dificuldades em todo o terceiro trimestre, já que o mercado geral encolheu consideravelmente. A Lenovo garantiu o primeiro lugar no mercado com 1,4 milhão de unidades enviadas, representando um declínio de 21% em relação ao ano anterior. A HP perdeu sua posição de liderança no mercado de chromebook com remessas caindo 66% ano a ano devido ao seu foco no mercado de educação dos EUA em desaceleração. Acer, Dell e Asus compunham o restante dos cinco primeiros.
No mercado total de PCs (incluindo desktops, notebooks e tablets), a Lenovo manteve a liderança com um aumento de participação de mercado de mais de 1% ao atingir 24,4 milhões de unidades vendidas. A Apple permaneceu em segundo lugar com um crescimento modesto de 5% para vendas totais de 23 milhões de unidades. A HP sentiu o impacto das restrições de fornecimento, com uma queda de 6% nas remessas anuais. Em quarto lugar, a Dell viu um aumento estelar de 27% nas remessas e um aumento de quase 3% na participação de mercado. A Samsung completou os cinco primeiros, como fez no segundo trimestre de 2021.
Serviço
www.canalys.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo