book_icon

Sustentabilidade já determina candidatura por vagas em empresas

Ao mesmo tempo que as discussões sobre ESG ganham força, maior parte dos brasileiros se considera influenciado por medidas sustentáveis quando escolhe se candidatar a uma vaga de trabalho

Sustentabilidade já determina candidatura por vagas em empresas

Em meio a salário e qualidade de vida, a sustentabilidade também parece estar se consolidando como um diferencial da empresa na atração de talentos. Na nova pesquisa do Capterra, plataforma de comparação de softwares, 73% dos entrevistados demonstraram, em algum grau, se sentirem influenciados por ações sustentáveis da empresa ao se candidatar a uma vaga de trabalho.

O dado faz parte da nova série do Capterra sobre sustentabilidade. No primeiro artigo, com foco em consumo, foram realizadas entrevistas com 703 pessoas de todas as regiões do Brasil entre os dias 10 e 16 de agosto. Para o segundo e terceiro artigos, que investigam a sustentabilidade na área de recursos humanos (RH) e nas pequenas e médias empresas (PMEs), respectivamente, também foram entrevistados 305 gestores de PMEs, entre as mesmas datas de agosto.

O produto que as pessoas estão mais dispostas a pagar por sustentabilidade é comida e bebida, seguido por roupas e em terceiro lugar produtos de bem-estar  

Para os trabalhadores brasileiros, as empresas já vem levantando a bandeira da sustentabilidade. Isso porque 67% dos respondentes da pesquisa disseram que a empresa em que trabalham já possui medidas sustentáveis em vigor.

Segundo os respondentes, a maior parte das medidas estão relacionadas ao meio ambiente (87%), seguido por medidas relacionadas a ações sociais (50%).

Ações sustentáveis das marcas influencia consumo
O consumidor brasileiro está mais consciente e essa tendência se reflete na sua maneira de consumir. A pesquisa do Capterra identificou que 7 de cada 10 brasileiros dizem que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam, em algum nível, quando escolhem produtos ou selecionam fornecedores.

Além disso, a maioria dos consumidores brasileiros parece aprovar o preço dos produtos sustentáveis: 47% concordam de alguma maneira que o preço é justo e 23% concordam plenamente com esta afirmação.

O produto que as pessoas estão mais dispostas a pagar por sustentabilidade é comida e bebida, seguido por roupas e em terceiro lugar produtos de bem-estar. Apesar disso, para todas as categorias analisadas pelo Capterra (transporte e entrega, comidas e bebidas, roupa e cosméticos), os consumidores estão dispostos a pagar 10% a mais para ter acesso a produtos sustentáveis.

Nas PMEs, investimento em sustentabilidade esbarra nas finanças
Na pesquisa do Capterra, a maior parte dos gerentes das PMEs brasileiras (35%) declararam que empregam, em média, de 6% a 10% de investimentos em sustentabilidade. A minoria são os que investem até 1% –foram apenas 7% dos entrevistados que selecionaram essa quantia de investimento.

Em relação à maior barreira na hora de investir em sustentabilidade, a falta de incentivo financeiro ou as dificuldades em medir o retorno foram a principal queixa das PMEs (28% das empresas acreditam que esta é a principal barreira de investimento).

Mesmo assim, a maioria (30%) apontou que não enxerga desvantagens em investir em sustentabilidade.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.