book_icon

Projeto Sinkron apressa gestão ágil na Vivo e já controla 900 novos projetos no Jira Software

Utilizado inicialmente como ponto de partida para o projeto Sinkron, o Jira Software foi ganhando relevância rapidamente e atualmente já conta com cerca de 4 mil usuários dentro da Vivo

Projeto Sinkron apressa gestão ágil na Vivo e já controla 900 novos projetos no Jira Software

A Vivo, marca comercial da Telefônica Brasil, empresa que atua em telecomunicações no País, com 97 milhões de acessos, acaba de alcançar a marca de 900 novos projetos totalmente gerenciados por meio do Jira Software. O resultado faz parte do Projeto Sinkron, iniciado em 2020, cujo objetivo é a criação de uma plataforma de gestão que possibilite à empresa escalar e acelerar a gestão ágil no desenvolvimento de inovações em TI. O projeto contou com a ajuda da e-Core, que atuou como consultoria estratégica e suporte técnico na implementação do Jira Software.

A padronização e a unificação de tudo em uma ferramenta online permitiu acesso à informação conectada agregando rastreabilidade e transparência  

“Ainda temos projetos legados em andamento, alguns com escopo até 2024, e estamos definindo as migrações. A previsão é desligar as antigas ferramentas até o final deste ano”, informa Mariana Costa, Consultora de projetos da operadora e Gerente do projeto Sinkron.

De acordo com ela, embora os processos internos anteriores sempre tivessem seguido os mais rígidos padrões de gerenciamento de mudanças, controles de qualidade e governança, as ferramentas se mostravam insuficientes e ineficazes por não trazerem os recursos desejados. Problemas como a ocorrência de registros descentralizados (em planilhas, e-mail e várias aplicações e artefatos paralelos) implicavam retrabalho e a falta de padronização dificultava uma visão fim a fim dos projetos.

Desta forma, segundo ela, a padronização e a unificação de tudo em uma ferramenta online permitiu acesso à informação conectada agregando rastreabilidade e transparência. “Simplificação foi o foco do projeto, eliminando controles paralelos, ineficiências e burocracias. Além de buscar trazer para os times uma gestão de projetos mais amigável, alavancando a gestão por backlog, investindo na gestão visual, responsabilização e criando a base para a evolução dos nossos indicadores, explica Casimiro Conde, Líder Funcional e Técnico do Projeto Sinkron.

Utilizado inicialmente como ponto de partida para o projeto Sinkron, o Jira Software foi ganhando relevância rapidamente e atualmente já conta com cerca de 4 mil usuários dentro da Vivo. “O Jira era equivalente a um componente, sendo conhecida apenas como mais uma ferramenta que operava parte do processo”, explica Camila Tamara, Customer Success Management da e-Core, empresa responsável pela consultoria estratégica e suporte técnico da implementação da ferramenta no Data Center da operadora.

“A bagagem de conhecimento funcional e técnico das plataformas Atlassian que a e-Core nos trouxe foi fundamental para a condução e sucesso do projeto. Penso que, além da entrega de um produto de qualidade, a e-Core contribuiu para a evolução do skill da equipe e expandiu em muito o nosso horizonte de conhecimento das potencialidades das ferramentas que possuímos”, coloca Casimiro Conde.

O projeto obteve sucesso em tudo aquilo que ele se propôs, contudo, a aplicação continuará evoluindo nos próximos anos já que a nossa forma de trabalho e modelos de entrega seguem em constante melhoria”, coloca André Dias, Diretor de Governança e Planejamento de TI na Vivo.

Além do Jira Software, o projeto Sinkron passa por uma maior integração com a plataforma Confluence, que se torna o repositório central. Com isso, os artefatos de conformidade deixam de circular por e-mail. O projeto inclui também a integração com o Remedy, usado pelas áreas de Auditoria SOX e Gestão de Mudanças (GMUD) para liberar os releases à produção.

Essa configuração permite que o tempo gasto na gestão de um projeto diminua, pois tudo está consolidado em um único lugar, sem a necessidade de buscar informações em diversas ferramentas, melhorando o tempo de resposta da companhia frente às exigências do mercado.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.