A adaptação ao ensino digital fez com que, em 2021, dispositivos portáteis, aplicativos e computadores conquistassem, ainda mais, o ambiente escolar. No Brasil, a acelerada transformação digital se tornou uma das consequências da pandemia de Covid-19, mas em paralelo a esse processo, um novo desafio: como capacitar, preparar escolas e profissionais para o novo modelo de ensino?
Adotar um projeto que esteja pronto para o lado pedagógico e de toda a gestão, demanda uma visão integrada e o entendimento de que, para que aconteça, na prática, o processo é gradual. Com atendimento em 131 instituições, a Sejunta traz tecnologia, por meio de equipamentos que promovem uma transformação digital no ambiente escolar, além da capacitação de professores e oferece apoio desde o planejamento inicial até o reconhecimento como uma escola distinta.
“As escolas mais modernas do mundo contam, não apenas com recursos tecnológicos de ponta, mas também, com agendas de desenvolvimento profissional que apoiem o educador a integrar as tecnologias nas salas de aula”, explica o CEO da Sejunta, Guilherme Camargo.
Transformação do ensino com auxílio da tecnologia
A startup oferece uma agenda de desenvolvimento profissional, um portal de orientações individuais para educadores, o suporte técnico necessário para preparar os dispositivos nas diferentes mudanças de contexto e, também, uma gestão do projeto que apoia as lideranças das escolas, e ajuda a identificar os retornos provenientes do investimento em tecnologias na educação.
A estrutura conta com tecnologias como o iPad e o Mac, que apoiam os educadores no desenvolvimento da criatividade, do pensamento computacional e fomentam a colaboração e o protagonismo dos alunos. Essas mudanças acontecem por meio de estratégias de uso e aplicação de tecnologias na educação. Há, ainda, uma escala da segurança que os sistemas promovem, por exemplo, a garantia que os dispositivos estão 100% do tempo de acordo com as regras e com as intenções de uso educacional.
Esse direcionamento acontece pelo alinhamento de indicadores e um trabalho de desenvolvimento das lideranças, que permitem com que o desenho do projeto seja seguido, acompanhado e medido. O impacto do uso dessas tecnologias em sala de aula é medido pelo engajamento, colaboração e protagonismo dos estudantes, que têm as habilidades potencializadas por meio da orientação de educadores bem treinados e preparados.
“Boa parte dos estudantes já conhecem o básico das tecnologias móveis e, por isso, acreditamos que o essencial para que o projeto se torne efetivo, é direcionar o uso dessas ferramentas e potencializar o aprendizado dos professores e alunos”, acrescenta Guilherme.
Investimento e capacitação
A startup afirma que uma escola pode começar um projeto com todos os educadores, com um investimento mensal próximo a R$2.400,00 por mês. Com esse valor, é possível oferecer um dispositivo para cada um e começar a promover mudanças nos processos de ensino e aprendizagem.
“Cada projeto é único. Há um desenho muito específico para as demandas de cada escola. Por isso, os investimentos podem variar de escola para escola e terem objetivos e indicadores de sucesso diferentes”, comenta o CEO.
Os dispositivos oferecidos pela Sejunta, em especial o iPad, funcionam em ambientes educacionais, ou seja, em ambientes sem conexão com a internet ou com conexão ao wifi. O processo de implementação das tecnologias para educação passa por recursos como o Apple School Manager (plataforma de gestão e inventário de dispositivos Apple), pelo MDM (Plataforma de gerenciamento remoto de dispositivos móveis), e pelo gerenciamento do projeto, desenvolvimento profissional e suporte de TI promovidos pela Sejunta.
Para capacitação, os educadores devem passar pelos primeiros passos de uso dos dispositivos, entender como utilizar as ferramentas e, com apoio da Sejunta, implementar diferentes estratégias de ensino e aprendizagem. Além disso, com os conhecimentos básicos da ferramenta, os educadores podem, junto com a Sejunta, ser reconhecidos como Apple Teacher.
“Após o reconhecimento, é realizado um trabalho de integração do recurso tecnológico com as práticas em sala de aula, com as metodologias ativas e com os aplicativos e recursos disponíveis dentro do ambiente”, finaliza Camargo.
Apaixonados pela Transformação digital e oportunidades que a tecnologia pode trazer para instituições educacionais. A Sejunta foi criada para transformar escolas com metodologias integradas com tecnologias Apple para educação
Serviço
sejunta.com.br/educacao
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