book_icon

Estudo da Capco sobre digitalização no mercado de capitais

Entre as tendências está a democratização do desenvolvimento de sistemas com a adoção de plataformas Low-code

Estudo da Capco sobre digitalização no mercado de capitais

No mundo de hoje, a digitalização se tornou a resposta certa para empresas do mercado de capitais que buscam resolver problemas antigos e ganhar eficiência de forma rápida. A variedade de soluções prontas para uso que surgiram nas áreas de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML), robótica, Processamento de Linguagem Natural (PNL), tecnologia regulatória (regtech) e registro distribuído (DLT) mostram vários caminhos para a otimização de custos e suporte para o crescimento da receita em uma indústria em transformação.

Uma tendência chave para acelerar o processo de transformação é democratizar o desenvolvimento de capacidades digitais por meio de plataformas Low-code – uma coleção de ferramentas que permite o desenvolvimento visual de aplicações

Em seu novo estudo “Como a digitalização pode ajudar as empresas do mercado de capitais a gerar mais valor”, a Capco, consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros, identificou as principais tendências desse movimento. Essas tendências são:

– Rápida identificação e teste das soluções com maior potencial e com a aplicação de metodologias ágeis, o que acelera a digitalização do mercado de capitais;

– Democratização do desenvolvimento dos sistemas com a participação das áreas de negócios, operações, parceiros e fornecedores, além de TI, com base em plataformas Low-code. Com isso, a digitalização não é mais algo apenas de uma área das empresas, mas refere-se ao negócio como um todo;

– Orquestração Digital, ou seja, gerenciar bem as mudanças e projetos em termos de planejamento, operação e investimentos, o que significa obter resultados mais alinhados com as necessidades do negócio com um ROI reduzido.

“Neste material, exploramos a melhor forma de abordar a digitalização para ajudar a perceber o valor e as oportunidades no futuro próximo, bem como as principais considerações para as empresas do mercado de capitais que estão fazendo essa jornada”, disse Manoel Alexandre Bueno e Silva, líder do Capco Digital Lab São Paulo.

Segundo o executivo, poucas instituições financeiras têm os recursos financeiros e humanos para atender a demanda do mercado para desenvolvimento rápido de software por meio da codificação tradicional. “Uma tendência chave para acelerar o processo de transformação é democratizar o desenvolvimento de capacidades digitais por meio de plataformas Low-code – uma coleção de ferramentas que permite o desenvolvimento visual de aplicações. Como soluções de API abertas, plataformas Low-code permitem que os funcionários de uma empresa construam aplicativos para aumentar quaisquer conjuntos de dados, processos legados ou até mesmo expandir em novos aplicativos, como RPA com pouco ou nenhuma experiência em software”, ressalta Silva.

Serviço
www.capco.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.