A pandemia acelerou a Transformação Digital do setor de logística. As soluções digitais para a cadeia de suprimentos estão dando um grande impulso aos empreendedores de todo o mundo, e os brasileiros não são exceções. Acreditamos que a próxima década terá uma grande melhoria, não apenas na simplificação geral, mas também no aumento da eficiência, confiabilidade e rastreamento aprimorado.
No Brasil, em particular, isso será benéfico, permitindo que empresários, pequenas e médias empresas (PMEs) concentrem suas energias na geração de novos negócios na área de comércio internacional. Aqui, veremos seis maneiras principais de a Transformação Digital melhorar os processos de logística da cadeia de suprimentos, seja por meio do aumento do nível atual de operações, seja reduzindo o risco ao importar ou exportar.
Um processo logístico de ponta a ponta
A cadeia de suprimentos está fragmentada há muito tempo, mas o processo de digitalização está ajudando a simplificar as coisas – e o setor já está vendo os benefícios. À medida que mais empresas, tanto no Brasil quanto no exterior, adotam as diversas soluções digitais à sua disposição, todo o processo começa a se mostrar mais fácil e eficiente do que nunca.
A Maersk embarcou em uma jornada de transformação há cinco anos, e a agenda digital faz parte disso: ao invés de ser apenas uma transportadora, ser uma empresa integrada de logística e tecnologia.
Na empresa, o fluxo da plataforma digital permite que os clientes retomem o controle de sua cadeia de suprimentos, rastreando seus contêineres literalmente desde, digamos, a fazenda até a prateleira da loja. Esse processo logístico genuíno de ponta a ponta não apenas reduz custos, tempo e estresse, mas também aumenta simultaneamente a visibilidade, a confiabilidade e, em última análise, garante a tranquilidade de todos os envolvidos.
O Maersk Shipment App, que consiste em uma plataforma de rastreamento de carga, teve um aumento surpreendente de 460% em sua atividade de janeiro a junho de 2020. O aplicativo permite que os clientes acompanhem o andamento de seus embarques em tempo real, garantindo que os clientes estejam atualizados sobre a carga.
Em relação à cotação e fechamento da carga, esses processos foram 100% impressos, por e-mail e por telefone. Com o Maersk Spot e o Instant, que representam a digitalização deles, é possível fazer tudo isso digitalmente e não precisa ser negociado, pois colocamos nosso melhor preço do dia online.
O Spot é semelhante a reservar uma passagem aérea online: os clientes também podem reservar seus serviços de remessa com apenas alguns cliques e sem processos burocráticos.
Devido à digitalização, podemos fornecer para o cliente segurança no embarque e preço, e garantir que ele estará atualizado sobre a carga. Como ainda temos muitos cancelamentos de última hora na cadeia de suprimentos que levam ao chamado overbooking, um vício inerente ao sistema, essa ferramenta busca mais o autosserviço e visa reduzir o excesso de reservas.
Pagamentos facilitados
Em nossas vidas pessoais, usamos o pagamento online para comprar de tudo, desde livros a aluguel de carros e estadias em hotéis, então por que a resistência em logística? O gerenciamento de contas online já é popular em alguns mercados globais e também está sendo adotado na América Latina. A capacidade de acessar facilmente contas, receber, gerar, distribuir e pagar faturas e rastrear suas remessas em tempo real torna a vida mais fácil e agiliza todo o processo, eliminando os problemas locais que normalmente surgem.
O MyFinance da Maersk, por exemplo, oferece aos clientes uma visão geral simples de suas contas e faturas, mantendo-os a par da situação, garantindo que tudo o que precisa ser acionado esteja em mãos e possibilitando o pagamento com o toque de um botão
Quando o tempo é essencial, o pagamento online é essencial, mas tão essencial quanto é um meio de controlar o que foi pago e o que ainda está pendente. A digitalização resolve isso de uma vez por todas.
Reduzindo o risco de bens perecíveis
Quer se trate de alimentos ou vacinas ou qualquer número de itens perecíveis, sempre há um risco quando se trata de transporte: mover sua carga perecível de um extremo do mundo para outro é uma tarefa desafiadora, e atrasos podem ser desastrosos para empresas com curto carga de vida útil.
O processo de Conhecimento de Embarque (Bill of Lading, em inglês) sempre foi demorado, normalmente levando três semanas desde a emissão até a liberação. No entanto, quando a pandemia atingiu, muitas empresas perceberam que o fluxo de BLs se tornou ainda mais lento, colocando sua carga – ou pelo menos seu valor – em risco à medida que a janela de venda de mercadorias reduzia.
No entanto, agora existem soluções para acelerar o processo: os BLs eletrônicos estão se tornando cada vez mais populares e estão reduzindo consideravelmente os tempos de espera e os riscos.
A Maersk e a IBM desenvolveram o TradeLens, uma plataforma de mercado aberta e neutra sustentada pela tecnologia blockchain, de modo a promover uma troca de informações eficiente, transparente e segura de modo a oferecer uma maior colaboração e confiança em toda a cadeia de fornecimento global.
A plataforma integra mais de 220 organizações, incluindo dados de mais de dez transportadoras marítimas e mais de 600 portos e terminais, resultando na cobertura de quase metade da carga de contêineres marítimos do mundo.
O TradeLens não apenas reduz potencialmente todo o processo de mais de três semanas para apenas três dias, mas também remove algumas etapas tradicionais que consomem tempo, resultando em uma cadeia de suprimentos mais rápida e econômica. Além disso, a plataforma garante que todos os BLs possam ser facilmente visualizados em uma única janela.
Controles de temperatura ao enviar vacinas ou alimentos
Embora a redução do processo de BL possa reduzir o risco de deterioração por meio de atrasos evitáveis, quando se trata de carga sensível às condições de flutuação durante a viagem, muitas vezes se pensou que o destino de seu contêiner reefer está em grande parte nas mãos dos deuses, uma vez que saia ou até que chegue em sua linha de visão. Não é mais.
O aplicativo Capitão Peter usa uma tecnologia que permite aos clientes rastrear seus contêineres em cada etapa do caminho. Com um assistente de visibilidade reefer, o cliente pode analisar as condições dentro do contêiner em tempo real, eliminando a necessidade de investir em caros registradores de temperatura. Isso também permite que eles tomem decisões rápidas e cruciais relacionadas à sua carga.
Emissões responsáveis
Embora a digitalização seja concluída futuramente, isso só será possível se o próprio planeta tiver um futuro. A redução das emissões de gases do efeito estufa na cadeia de suprimentos é um foco crescente para muitos – mas com várias fontes e dados frequentemente inconsistentes, coletar as informações necessárias pode ser uma tarefa pouco compensadora. As soluções estão cada vez mais disponíveis para tornar o processo mais gerenciável.
Painéis de emissões personalizados simplificam o processo e fornecem aos clientes relatórios de emissões periódicos, visibilidade sofisticada e inteligência de otimização com base nas necessidades específicas de sua empresa.
Algumas soluções, como o Painel de Emissões da Maersk, funcionam de forma proativa ao sugerir quais ações podem ser tomadas para reduzir as emissões, tornando-se sistematicamente neutro em carbono.
Melhorar a tomada de decisão
Para ajudar as empresas a otimizar as cadeias de suprimentos, reduzir custos e gerenciar melhor os estoques, a inteligência artificial pode ser uma aliada no setor de logística. Desfrutando de uma visão panorâmica de sua logística de ponta a ponta, os clientes puderam aprimorar sua tomada de decisão a partir disso. Por esse motivo, a Maersk projetou o NeoNav, a fim de integrar uma série de informações, oriundas de várias fontes, em sua cadeia de suprimentos, incluindo suas plataformas e players, digital e fisicamente. Em relação aos resultados voltados aos negócios, a ferramenta proporciona melhor visibilidade, controle e tomada de decisão aos clientes. A emissão de carbono reduz em até 20%, enquanto melhora a confiabilidade do tempo de trânsito das cargas em 5%. Além disso, há redução de gastos com transporte entre 5 e 20%, e redução do custo de expansão de 50 a 75%.
O painel permite o controle do fluxo de estoque, com a capacidade de integrar os dados em vários sistemas e fontes, além de criar uma visão holística em todos os locais de estoque. Esta solução, portanto, capacita a entrega dos produtos para as pessoas certas, no momento certo e no lugar certo.
Por fim, a matriz de previsão de demanda inteligente ajuda a minimizar e mitigar o risco de excesso e falta de estoque de carga, otimizando espaço e custos.
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