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Estudo da Deloitte-GSA mostra a transformação no setor de semicondutores

A competição e a interrupção no abastecimento do mercado estão levando a maioria das organizações de semicondutores a adotar novas estratégias

Estudo da Deloitte-GSA mostra a transformação no setor de semicondutores

Um estudo da Deloitte, em colaboração com a Global Semiconductor Alliance (GSA), chamado Deloitte-GSA Semiconductor Transformation Study, identificou quatro características principais das transformações da indústria, incluindo: perturbação do mercado, novos mercados impulsionados pela tecnologia, modelos de negócios inovadores e transformação digital.

Segundo o relatório, um destaque sobre a indústria de semicondutores por parte de fabricantes, governos e até mesmo consumidores enfatizou a escassez de semicondutores como o principal crescimento e restrição de oferta para certos mercados finais. No entanto, muitas empresas de semicondutores, reconhecendo a necessidade de mudança antes mesmo da pandemia, já tinham estratégias de transformação em andamento antes do início dessas faltas.

As empresas de semicondutores buscam mudar substancialmente seus modelos operacionais em sua transformação, avançando em sua pegada digital, habilidades e recursos de colaboração para dar suporte a um portfólio em expansão

Perturbações dinâmicas

Uma infinidade de interrupções do setor, como novos mercados finais impulsionados por tecnologias de tendência, clientes emergindo como concorrentes com recursos internos de design de chips e dinâmica de comércio global e investimentos tiveram um impacto poderoso. Enquanto todos esses fatores estavam em jogo antes da pandemia e forçaram as empresas de semicondutores a repensar produtos, modelos operacionais e capacidades, a pandemia simplesmente ampliou muitos desses fatores, resultando em um período acelerado de mudança.

A pesquisa revelou que 49% das empresas de semicondutores tiveram de modificar materialmente sua estratégia de transformação para se adaptar às mudanças no mercado, objetivos estratégicos ou tecnologia; apenas um terço das empresas possui alinhamento organizacional/cultural completo com sua estratégia de transformação; 56% dos entrevistados citaram a competição e a interrupção do setor como os principais impulsionadores de sua necessidade de mudança; 51% dos entrevistados disseram que a transformação abordará movimentos/ameaças competitivas; e a consolidação da indústria e os problemas da rede de fornecimento ficaram em um distante segundo e terceiro lugares entre os problemas que a transformação irá abordar.

“Como destaca o estudo da Deloitte-GSA, a necessidade de transformação da indústria de semicondutores vai muito além dos desafios da cadeia de suprimentos e interrupções relacionadas à Covid-19. Como em qualquer momento de crise, existem oportunidades para as empresas abordarem as ineficiências. Ao instituir uma mudança fundamental, as organizações podem se posicionar para aumentar a sua resiliência, estando assim mais bem equipados para enfrentar os obstáculos futuros”, disse Paul Silverglate, vice-presidente da Deloitte.

Novas fronteiras

As equipes de vendas e marketing estão conduzindo mais de um terço das transformações na indústria de semicondutores, amplamente focadas na expansão para novos mercados impulsionados pela tecnologia e na obtenção de vantagem competitiva e participação de mercado. No entanto, as restrições da Lei de Moore ainda estão gerando algumas transformações, o que é esperado porque as empresas devem investir para reter e melhorar as competências operacionais essenciais, mesmo quando se expandem para novos mercados.

De acordo com o estudo, 35% dos entrevistados esperam que vendas e marketing liderem a transformação dos negócios; expandir produtos, mercados e vendas é o principal objetivo estratégico de longo prazo de transformação para 35% dos entrevistados; 26% dos entrevistados disseram que aumentar a competitividade e a participação no mercado é o principal objetivo estratégico de longo prazo da transformação; apenas 14% disseram que melhorar a experiência e o envolvimento do cliente era um objetivo estratégico de longo prazo como parte da transformação de sua empresa;  e a IA integrada é a principal tendência tecnológica que impulsiona a transformação dos negócios para 40% dos entrevistados, com a computação de Borda em segundo lugar, com 35%, e as comunicações 5G, em terceiro, com 33%.

Modelos inovadores

As empresas de chips e hardware estão oferecendo modelos não tradicionais de receita e transação, incluindo “X-as-a-service”, indicando uma grande mudança nas relações que as empresas de semicondutores esperam ter com seus clientes. Esta é uma mudança profunda em direção a modelos não tradicionais com essas novas estratégias de entrada no mercado, fornecendo uma maneira inovadora para as empresas de semicondutores projetarem produtos e gerarem receita.

O relatório mostrou que 19% das empresas de semicondutores estão desenvolvendo soluções inovadoras para entrar em novos mercados; 42% estão focadas em novos mercados e experimentando novas estratégias de go-to-market; 58% dos entrevistados estão focados nos mercados existentes para sua estratégia de transformação e planejam fortalecer as soluções existentes ou desenvolver novas soluções; 7 em cada 10 empresas de semicondutores pesquisadas estão cientes da necessidade de novas ofertas, incluindo pacotes configuráveis ​​e soluções integradas e opções de licenciamento; e 49% dos entrevistados planejam oferecer modelos baseados no uso, modelos de assinatura ou modelos baseados em resultados para monetizar a oferta primária no modelo de negócios transformacional.

“Este é um momento de grandes mudanças para a indústria de semicondutores e há muitas oportunidades para os líderes melhorarem a forma como suas organizações estão executando novas estratégias de negócios. É importante olhar para a jornada de forma holística com um plano claramente articulado. Considere todos os aspectos de a transformação e como ela impactará seus funcionários e clientes. Uma visão bem estabelecida aumentará a chance de sucesso de todo o empreendimento”, afirmou Brandon Kulik, diretor de Prática da Indústria de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte Consulting LLP nos EUA.

Proliferação digital

As empresas de semicondutores buscam mudar substancialmente seus modelos operacionais em sua transformação, avançando em sua pegada digital, habilidades e recursos de colaboração para dar suporte a um portfólio em expansão de produtos, ofertas e mercados. A adoção digital fornecerá percepções acionáveis ​​a partir de quantidades cada vez maiores de produtos e dados de clientes com curadoria de mercados e portfólios em expansão.

De acordo com o relatório, 74% dos entrevistados classificam o desenvolvimento de produtos como o mais crítico para a estratégia de transformação de uma organização;habilidades e desenvolvimento vêm em primeiro lugar, com 49%, como o aspecto das pessoas/talentos de uma organização que é mais crítico para a transformação; cultura e meio ambiente estão em segundo lugar, com 26%, como outro aspecto das pessoas/talentos de uma organização, essenciais para a transformação; 44% dos executivos dizem que a visibilidade dos dados de ponta a ponta é a tecnologia central mais importante para a transformação de uma empresa; e a análise de dados está em segundo lugar, com 40%, entre as tecnologias essenciais para a transformação de uma empresa.

Serviço
www.deloitte.com

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