book_icon

Estapar utiliza Microsoft Azure para inovar

O aplicativo permite, por exemplo, que o usuário visualize, em tempo real, o status de ocupação das vagas. Com isso, o motorista não perde tempo rodando com seu veículo e se dirige diretamente ao local planejado

Estapar utiliza Microsoft Azure para inovar

A Estapar, empresa de estacionamentos do Brasil e a única responsável pela operação do serviço de Zona Azul na capital paulista, implementou toda a infraestrutura do aplicativo que administra as vagas rotativas da cidade de São Paulo no Microsoft Azure. Com recursos nativos da Nuvem, empresa ganha mais segurança e escalabilidade para a plataforma, que atualmente conta com mais de 8 mil downloads por dia e milhões de usuários.

Essa tecnologia também contribui para o conceito de smart cities – ou “cidades inteligentes”, em português – uma vez que o app é utilizado de maneira estratégica para otimizar a mobilidade na cidade  

A tecnologia trouxe maior agilidade nos processos e no gerenciamento de dados do aplicativo, que representa uma inovação na gestão da mobilidade urbana, melhorando o fluxo do trânsito e a rotatividade das vagas de estacionamento nas vias públicas. Com o Estapar Nova Zona Azul – SP, os usuários também contam com mais praticidade, pois conseguem ter previsibilidade para estacionar ao consultarem a disponibilidade e localização das vagas, comprar créditos do Cartão Azul Digital (CAD) e acessar os comprovantes, em um só lugar.

Essa tecnologia também contribui para o conceito de smart cities – ou “cidades inteligentes”, em português – uma vez que o app é utilizado de maneira estratégica para otimizar a mobilidade na cidade. O aplicativo permite, por exemplo, que o usuário visualize, em tempo real, o status de ocupação das vagas. Com isso, o motorista não perde tempo rodando com seu veículo e se dirige diretamente ao local planejado.

Dessa forma, há também um grande impacto na sustentabilidade, considerando que os dados do aplicativo atuam na diminuição dos congestionamentos, reduzindo por consequência as emissões de CO2 na atmosfera. Além disso, o cartão digital substitui o lixo que seria produzido pelos cartões de papel.

“Ao optarmos por construir a plataforma na Nuvem, a primeira coisa que percebemos foi a estabilidade. A capacidade de suporte dos nossos sistemas nos traz a confiança de que os nossos dados estão em um ambiente que pode rodar as aplicações sem erros ou tempo de inatividade. As ferramentas disponíveis na plataforma também foram um ponto muito importante para nós, pois possibilitaram montar toda a infraestrutura do sistema de forma fácil e segura”, conta André Iasi, CEO da Estapar.

Além disso, a companhia também está utilizando outros recursos da Nuvem para análise de dados e geração de insights. Atualmente, as soluções utilizadas pela Estapar são as Máquinas Virtuais, Bancos de Dados (SQL e Cosmos DB), Storage e Backup, Firewall e App Services.

De acordo com Priscyla Laham, vice-presidente de Vendas para o Mercado Corporativo & PMEs da Microsoft Brasil, a parceria entre Estapar e Microsoft, que se iniciou em 2018, vem se estreitando desde 2020 com a aquisição de novos serviços e o crescente foco que a empresa de estacionamentos tem dado à inovação do seu setor.

“A Nuvem, além de habilitar a Transformação Digital e inovação nos negócios, tem o potencial de gerar benefícios para a sociedade, como é o caso do app Zona Azul de São Paulo, que contribui para desenvolvermos cidades mais inteligentes, prezando pela eficiência e sustentabilidade”, afirma Priscyla.

André Iasi

cidades inteligentes

Estapar

Microsoft Azure

Nuvem

Priscyla Laham

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento