book_icon

Casablanca amplia arquitetura tecnológica para criar efeitos especiais complexos

Novelas bíblicas e outras programações exigiram ampliação do armazenamento de dados com servidores mais potentes e flexíveis. A gravação de uma novela costuma ser um desafio diário para qualquer equipe de produção

Casablanca amplia arquitetura tecnológica para criar efeitos especiais complexos

Novelas bíblicas e outras programações exigiram ampliação do armazenamento de dados com servidores mais potentes e flexíveis.
A gravação de uma novela costuma ser um desafio diário para qualquer equipe de produção. Quando a história se passa no Egito, a tarefa fica um pouco mais complicada. Mas se o roteiro precisa ser desenvolvido durante uma pandemia, a proporção das dificuldades cresce exponencialmente. Garantir a velocidade e a qualidade necessária neste cenário para a realização das novelas bíblicas da TV Record foi a consolidação da assertividade de uma reestruturação completa iniciada na arquitetura tecnológica da produtora Casablanca há quatro anos.

Na prática, os cuidados sanitários exigiram praticamente a extinção das gravações externas e impuseram um aumento superior a quatro vezes no volume de imagens geradas por meio de efeitos especiais em relação ao que era feito anteriormente. Suportar este aumento repentino só foi possível porque a Casablanca estava na fase final de um complexo e longo projeto de reestruturação desenvolvido pela A4 Informática, empresa especializada no portfólio DELL EMC para soluções voltadas a parques tecnológicos.

Na condição de consultoria e referência como canal de vendas da marca global, a A4 desenvolveu um completo projeto de dimensionamento visando adaptar a produtora para suportar um forte ritmo de crescimento. Ainda no início de 2020, por exemplo, a Casablanca, que operava com 4x F800 e 4x H500, já teve seu primeiro up grade e passou a trabalhar com um A2000. O objetivo era retirar os dados menos utilizados dos equipamentos anteriores e liberar espaço na área de produção.

Com mais de 23 anos de experiência, a Casablanca é considerada a maior provedora do Brasil de soluções completas e integradas para produção, captação, transmissão, gerenciamento e distribuição de conteúdo audiovisual SD, HD e 4K de altíssima qualidade para broadcast (Satélite, fibra e IP). Além das novelas bíblicas, a companhia também fornece a estrutura para a transmissão de programas como A Fazenda, para a TV Record. Além disso ela tem como clientes emissoras como a Rede TV e é responsável por toda a parte de câmeras, tecnologia e outras operações técnicas da CNN Brasil, sem falar do legado histórico de já ter realizado mais de 10 mil transmissões ao vivo incluindo megaeventos como Copa América, Rock in Rio, Olimpíadas, Fórmula 1, Copa do Mundo e outros.

Segundo o consultor de Infraestrutura do grupo Casablanca, Walter Matheos Junior, as novelas bíblicas da TV Record representam apenas os casos mais claros de necessidade de adaptação exigidos já que praticamente todos os clientes deste segmento foram obrigados a trabalhar com muito mais efeitos especiais em função da pandemia. “Operações como a renderização de vídeos, por exemplo, passaram a exigir muito mais da nossa estrutura e passamos a procurar no mercado soluções de prateleira que permitissem acelerar esse processamento e ao mesmo tempo nos ajudar a organizar o uso de dados, uma vez que eles passaram a ser gerados e consumidos em uma velocidade muitas vezes superior ao que estávamos acostumados”, disse.

Neste contexto, a A4 utilizou seu conhecimento sobre o negócio e a necessidade do cliente para orientar a Casablanca na estruturação de uma nova arquitetura que passou a utilizar desde a alta escalabilidade de armazenamento da linha Isilon até a capacidade de processamento da série blade M1000e.

Segundo o executivo de vendas da A4 Informática, Felipe Gallo, o enfrentamento de desafios desta proporção só é possível por meio de combinações que permitam o aproveitamento do que há de mais avançado nas soluções de última geração.

“Foi com esse conceito que desenvolvemos o projeto para a Casablanca. A união das potencialidades do Isilon e do blade M1000e permite ganhos tanto de robustez, como de velocidade e flexibilidade. Essa configuração permite que já façamos planejamentos estratégicos visando uma expansão ainda maior da capacidade instalada. Tudo isso contando com o suporte em tempo integral de especialistas oferece as condições para a produtora se concentrar somente naquilo que é o seu potencial que é a criação”, afirma.
Matheos Junior, da Casablanca, por sua vez explica que na gravação de uma novela as entregas são diárias e os roteiros costumam mudar a programação de um dia para o outro.

“Significa que não podemos perder tempo pela falta de estruturação no armazenamento de dados e nem no tempo para que eles sejam processados. Com essas duas soluções ganhamos a eficiência e a organização necessária para nossas necessidades atuais. Mas elas também oferecem a perspectiva de que adquirimos a flexibilidade necessária para continuar expandindo a operação o que temos certeza de que será necessário”, diz.

Ele informa que a Casablanca atualmente possui uma estrutura tecnológica com nível semelhante às principais produtoras de Hollywood, por exemplo. A produtora conta com um time composto por cerca de 150 pessoas produzindo efeitos especiais diariamente. Eles consomem diariamente 40 terabites por dia neste serviço.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.