A Transformação Digital está entre as grandes prioridades para a maioria das organizações e, se ainda não é, deve ser – apenas 15% das empresas priorizaram isso em 2020, mas esse número está começando a crescer. Na maioria dos casos, a responsabilidade desses projetos é dos CIOs, líderes de TI e suas equipes. Algumas companhias estão claramente à frente em suas jornadas de Transformação Digital do que outras, então o que motivou esses CIOs a levarem esses projetos adiante?
Embora haja, sem dúvida, muitas variáveis que influenciam, há uma semelhança que muitos desses CIOs compartilham: a parceria com CFOs que entendem o valor que a Transformação Digital pode trazer para a organização. Uma recente pesquisa da Dimensional Research constatou que 80% dos CFOs são otimistas sobre a transformação digital e 92% acreditam que um ótimo relacionamento com o CIO é a chave para o sucesso dos negócios.
Construindo uma base de sucesso
À medida que a tecnologia ganha cada vez mais importância, o papel que os CFOs desempenham também se transforma – eles devem ter uma compreensão sólida não só dos clientes e mercados, mas também de tecnologia. Logo, um relacionamento estreito entre CIO e CFO gera a necessidade do trabalho colaborativo entre os departamentos de TI e finanças.
Com a Transformação Digital no topo da lista de prioridades para a maioria dos CFOs, essa parceria é mais valiosa do que nunca. Porém é uma via de mão dupla: os CFOs devem aprender sobre o universo da tecnologia e os CIOs devem aprender mais sobre a visão do CFO. Em um contexto amplo, seja transformação digital ou infraestrutura, tudo envolve uma análise minuciosa das despesas operacionais e o orçamento de TI deve ser tratado como algo que gera valor.
Além da parceria CIO e CFO ajudar a orientar os investimentos de Transformação Digital para, assim, maximizar os retornos e mitigar riscos, as organizações conseguem implementar um roteiro de transformação digital que faça sentido – com base nas suas reais necessidades.
Assim como em qualquer relacionamento, a comunicação é fundamental. Quanto mais transparente os dois puderem ser, maior a probabilidade de os departamentos de finanças e TI se alinharem em relação a metas e expectativas realistas quanto à Transformação Digital.
Pequenas vitórias também são valiosas
Do ponto de vista do CIO e do departamento de TI, o CFO é a chave que pode ajudar a executar as iniciativas digitais – porém ele não é o único que deve estar convencido dos benefícios que esses investimentos trazem. Depois que ele entende o real valor de determinado projeto de TI, seu papel também pode ser apoiar a proposta diante dos demais tomadores de decisão que precisam aprová-la para, assim, ser colocada em prática.
A chave para ter uma estratégia sólida de transformação digital é “dividir” as iniciativas em partes e fazê-las tomar forma aos poucos, de maneira construtiva, ao invés de apresentar grandes projetos de uma vez – assim os CIOs conseguem demonstrar com mais facilidade para os CFOs o valor (ROI) de cada projeto, somando, dessa maneira, uma série de pequenas vitórias em toda a jornada de transformação digital e firmando relacionamento sólido para conquistar mais recursos no futuro. É importante salientar que os projetos apresentados aos CFOs devem ser de alto impacto, que torne as equipes mais eficientes, aumente a produtividade, melhore a experiência dos clientes e, inclusive, gere aumento de receita.
Essa estratégia de abordagem se intensificou durante a pandemia, à medida que os orçamentos estavam restritos devido à incerteza econômica. De acordo com a pesquisa já mencionada acima, mais de três quartos (77%) dos CFOs disseram que o cenário de negócios extremamente desafiador, causado pela Covid-19, fortaleceu seu relacionamento com o CIO.
“Para ter sucesso garantido, o CFO é muitas vezes o ‘guardião’ que conduz as iniciativas de transformação em conjunto com o CIO, seja em relação a despesas ou a investimentos de capital que são benéficos para a organização,” diz Jim Gray, vice-presidente executivo e diretor financeiro da Ingredion. “Os CFOs e CIOs podem desempenhar um papel fundamental de colaboração para controlar os riscos da empresa, enquanto desenvolvem novas estratégias para o crescimento dos negócios.”
Porém, nem tudo é perfeito: da mesma forma que a comunicação é um ingrediente chave para relacionamentos de sucesso, outra realidade é que haverá problemas ou impasses de vez em quando, em que, por exemplo, o CIO abordará o CFO em busca de orçamento, mas o CFO não concordará.
Qualquer relação de trabalho passa por altos e baixos. Haverá vitórias conjuntas para comemorar e haverá desacordos também. Mas se a transformação digital é uma meta de negócios, o relacionamento CIO-CFO é vital. E os dois líderes só se beneficiam se trabalharem juntos, construindo essa parceria cada vez mais forte, para atingirem os objetivos da empresa.
Por Sebastian Grady, presidente da Rimini Street.
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