book_icon

Digitalização potencializa planejamento orçamentário das empresas

Tecnologia é aliada da área de planejamento financeiro e contribui com aumento de produtividade e precisão

Digitalização potencializa planejamento orçamentário das empresas

Financial Planning and Analysis (FP&A), planejamento e análise financeira no português, é uma parte estratégica da área financeira das empresas que realizam o levantamento de dados para uma tomada de decisão embasada e analítica.

A consultoria Gartner, em seu roteiro sobre revisão estratégica, concluiu que, em 2024, 70% do FP&A estará focado em projetos de planejamento e análise estendidos, mais conhecidos como xP&A, do inglês Extended Planning and Analysis, permitindo a integração entre as áreas, além do financeiro, possibilitando aos membros da alta administração a visibilidade do negócio, dos pontos de melhoria e como aumentar o desempenho da empresa.

A automatização da área é uma realidade necessária, pois elimina o retrabalho e simplifica a geração de relatórios  

Segundo a coordenadora de FP&A na fintech Accountfy, Stephanie Palumbo, as empresas precisam de agilidade para revisar seus planos, acompanhando à risca seus orçamentos e redução de custos.

A automatização da área é uma realidade necessária, pois elimina o retrabalho e simplifica a geração de relatórios. “Um planejador financeiro que visa precisão e detalhamento nas análises de dados deve buscar a substituição das planilhas por sistemas ágeis e seguros” afirma Stephanie.

“As planilhas nos computadores tornaram-se insuficientes para as posições mais analíticas. Seu uso é vulnerável às falhas , pois os arquivos podem ser editados por áreas isoladas e as informações não são atualizadas automaticamente muitas das vezes. O modelo também é limitado na apresentação de reportes.”

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.