Financial Planning and Analysis (FP&A), planejamento e análise financeira no português, é uma parte estratégica da área financeira das empresas que realizam o levantamento de dados para uma tomada de decisão embasada e analítica.
A consultoria Gartner, em seu roteiro sobre revisão estratégica, concluiu que, em 2024, 70% do FP&A estará focado em projetos de planejamento e análise estendidos, mais conhecidos como xP&A, do inglês Extended Planning and Analysis, permitindo a integração entre as áreas, além do financeiro, possibilitando aos membros da alta administração a visibilidade do negócio, dos pontos de melhoria e como aumentar o desempenho da empresa.
Segundo a coordenadora de FP&A na fintech Accountfy, Stephanie Palumbo, as empresas precisam de agilidade para revisar seus planos, acompanhando à risca seus orçamentos e redução de custos.
A automatização da área é uma realidade necessária, pois elimina o retrabalho e simplifica a geração de relatórios. “Um planejador financeiro que visa precisão e detalhamento nas análises de dados deve buscar a substituição das planilhas por sistemas ágeis e seguros” afirma Stephanie.
“As planilhas nos computadores tornaram-se insuficientes para as posições mais analíticas. Seu uso é vulnerável às falhas , pois os arquivos podem ser editados por áreas isoladas e as informações não são atualizadas automaticamente muitas das vezes. O modelo também é limitado na apresentação de reportes.”
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo