book_icon

Google Cloud apresenta portfólio para Nuvem distribuída

Solução composta por hardware e software permite estender a infraestrutura de Nuvem para os Data Centers dos clientes, redes de operadoras e além

Google Cloud apresenta portfólio para Nuvem distribuída

O Google Cloud anunciou o Google Distributed Cloud, um portfólio de soluções que consiste em hardware e software que permite estender sua infraestrutura de Nuvem para os Data Centers dos clientes e além. A Nuvem distribuída do Google é baseada no Anthos, uma plataforma em código aberto que unifica o gerenciamento de infraestrutura e aplicativos no local, Borda e em várias Nuvens públicas, ao mesmo tempo que oferece operação consistente em escala.

“O Google Distributed Cloud utiliza nossa infraestrutura em escala planetária que oferece os mais altos níveis de desempenho, disponibilidade e segurança, enquanto o Anthos executado em hardware gerenciado pelo Google no cliente ou local de presença fornece uma plataforma de serviços na qual executar aplicativos de forma segura e remota”, explicou Sachin Gupta, vice-presidente e gerente geral de Produtos para IaaS do Google Cloud durante o evento Google Cloud Next 2021, que termina nesta quinta-feira (14/10). “Usando o Google Distributed Cloud, os clientes podem migrar ou modernizar aplicativos e processar dados localmente com os serviços do Google Cloud, incluindo bancos de dados, aprendizado de máquina, análise de dados e gerenciamento de contêineres. Os clientes também podem aproveitar os serviços de terceiros de fornecedores líderes em seu próprio ambiente dedicado, como Cisco, Dell, HPE e NetApp, que darão suporte ao serviço”, comentou.

O Google Distributed Cloud Hosted não requer conectividade com o Google Cloud a qualquer momento para gerenciar infraestrutura, serviços, APIs ou ferramentas e usa um plano de controle local fornecido pelo Anthos para as operações

Dependendo das necessidades da organização, o cliente pode executar o Google Distributed Cloud em vários locais, incluindo:

Borda de rede do Google – permite que os clientes aproveitem mais de 140 pontos de presença de rede do Google em todo o mundo.

Borda da operadora – os clientes podem aproveitar as vantagens da rede periférica de uma operadora e se beneficiem dos serviços 5G/LTE oferecidos por parceiros fornecedores de serviços de comunicação (CSP). A Borda da operadora é otimizada para suportar casos de uso de baixa latência, executando aplicativos com latência rigorosa e requisitos de largura de banda.

Atendimento ao cliente – Suportando pontos de presença do cliente ou locais remotos, como lojas de varejo, fábricas ou filiais, que exigem computação localizada e processamento diretamente nos pontos de presença.

Data Centers de clientes – dando suporte a Data Centers de propriedade do cliente e instalações de colocation para atender a requisitos rígidos de segurança e privacidade de dados e para modernizar implantações locais enquanto atende à conformidade regulatória.

Oferta

Os primeiros produtos neste portfólio incluem Google Distributed Cloud Edge e Google Distributed Cloud Hosted. O primeiro, disponível desde já na versão Preview, é um produto totalmente gerenciado que aproxima a infraestrutura e os serviços do Google Cloud de onde seus dados estão sendo gerados e consumidos. “O Google Distributed Cloud Edge permite que você execute 5G Core e funções de rede de acesso de rádio (RAN) na Borda, junto com aplicativos corporativos, para oferecer suporte a casos de uso de missão crítica, como visão computacional e inferência de Borda de IA do Google”, explicou Gupta. “O Google Distributed Cloud Edge baseia-se em nossas soluções de telecomunicações e capacita os CSPs para executar cargas de trabalho em tecnologias Intel e Nvidia para fornecer novos casos de uso 5G e Edge. Ele também permite que ISVs e parceiros de funções de rede, desenvolvedores de aplicativos e cientistas de dados forneçam inovação e escalonamento com rapidez e eficiência”, comentou.

Já o Google Distributed Cloud Hosted foi projetado para executar cargas de trabalho confidenciais. Ele se baseia na visão de soberania digital e oferece suporte a clientes do setor público e entidades comerciais que têm requisitos rígidos de residência, segurança ou privacidade de dados. “O Google Distributed Cloud Hosted oferece uma maneira segura de modernizar uma implementação local, independentemente de você fazer isso por conta própria ou optar por hospedar por meio de um parceiro designado e confiável. O Google Distributed Cloud Hosted não requer conectividade com o Google Cloud a qualquer momento para gerenciar infraestrutura, serviços, APIs ou ferramentas e usa um plano de controle local fornecido pelo Anthos para as operações”, explicou Gupt, informando que estará disponível em versão Preview  no primeiro semestre de 2022.

Serviço
cloud.google.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.