book_icon

Red Hat atualiza portfólio de ferramentas para desenvolvedores

Novidades incluem ferramentas como Red Hat OpenShift Pipelines, Red Hat OpenShift GitOps e a versão Red Hat Quarkus, bem como treinamentos disponíveis no Kube

Red Hat atualiza portfólio de ferramentas para desenvolvedores

A Red Hat, provedora de soluções de código aberto, anunciou uma série de atualizações em seu portfólio de ferramentas e programa para desenvolvedores, com o objetivo de oferecer maior produtividade, segurança e escala para profissionais que criam aplicativos no Red Hat OpenShift. Com atualizações para ferramentas como Red Hat OpenShift Pipelines, Red Hat OpenShift GitOps e a versão Red Hat Quarkus – bem como uma lista crescente de recursos de treinamento disponíveis no Kube por exemplo -, os desenvolvedores do Kubernetes podem criar, automatizar e implementar aplicativos nativos da Nuvem com mais facilidade para ambientes híbridos de várias Nuvens.

Para ajudar os desenvolvedores a tirar maior proveito dessa tendência, particularmente no contexto de arquiteturas baseadas em contêineres orientadas a eventos, o Red Hat OpenShift Serverless continua a evoluir e trazer componentes atualizados do Knative

As versões mais recentes do OpenShift GitOps e OpenShift Pipelines apresentam novos recursos que ajudam a melhorar a experiência do desenvolvedor. O OpenShift Pipelines agora se integra ainda mais aos ciclos de vida de desenvolvimento de software, automatizando as atualizações a serem aplicadas em todos os ambientes. Isso inclui uma integração mais profunda com o projeto Tekton de código aberto, usando webhooks para acionar pipelines em eventos git específicos, como um envio para um repositório ou mesclagem de uma solicitação pull. O OpenShift Pipelines também foi verificado para funcionar em ambientes totalmente gerenciados, por meio do Red Hat OpenShift Service na AWS e do Red Hat OpenShift Dedicated. Com o console OpenShift, os desenvolvedores podem aproveitar mais facilmente as tarefas da comunidade em pipelines por meio de uma integração com o TektonHub.

Com o OpenShift GitOps, os desenvolvedores agora podem habilitar maior segurança de código por meio de práticas que definem onde, quando e como as atualizações podem ser feitas via Git. Isso inclui segurança aprimorada, simplificando as configurações de multilocação e a capacidade de usar credenciais OpenShift para fazer login no ArgoCD.

Quarkus

O projeto de código aberto Quarkus oferece aos desenvolvedores recursos poderosos para construir e estender seus aplicativos baseados em Java e Spring em um mundo nativo do Kubernetes.

Usando um processo de inicialização em tempo de compilação exclusivo e forte integração com OpenShift, a construção Red Hat do Quarkus fornece acesso a recursos prontos para produção que são adequados para a construção de aplicativos nativos da nuvem. A versão mais recente apresenta vários recursos que ajudam a melhorar a produtividade geral do desenvolvedor, incluindo:

– O teste contínuo, que fornece aos desenvolvedores um feedback quase instantâneo sobre as mudanças no código, ajuda a aumentar a eficiência do desenvolvedor.
– Uma nova CLI do Quarkus que elimina a necessidade de os desenvolvedores usarem comandos Gradle ou Maven, o que fornece maior consistência e brevidade para tarefas comuns.
– Uma interface de usuário de desenvolvedor atualizada e mais gráfica oferece representações visuais de extensões e documentação, terminais REST, beans CDI e muito mais.
– Novos serviços de desenvolvedor que criam, configuram e conectam automaticamente bancos de dados populares, filas de mensagens e muito mais aos aplicativos à medida que são desenvolvidos.

Como uma estrutura nativa do Kubernetes projetada para desenvolver aplicativos rápidos e leves, o Quarkus também fornece uma plataforma ideal para escrever funções sem servidor. A versão mais recente apresenta integração com Funqy, uma API de função portátil, e Knative, um projeto de código aberto que adiciona componentes para implantação, execução e gerenciamento de aplicativos nativos da Nuvem sem servidor para o Kubernetes (ambas as integrações disponíveis atualmente como prévias de tecnologia).

Recursos expandidos

A computação sem servidor continua a evoluir e se torna cada vez mais adequada para cargas de trabalho de uso geral. Para ajudar os desenvolvedores a tirar maior proveito dessa tendência, particularmente no contexto de arquiteturas baseadas em contêineres orientadas a eventos, o Red Hat OpenShift Serverless continua a evoluir e trazer componentes atualizados do Knative.

A segurança continua a ser o foco do Red Hat OpenShift Serverless, que agora inclui a criptografia de dados por meio do OpenShift Service Mesh. O Red Hat OpenShift Serverless fornece instalação com um clique por meio de um Operador. Além da interface de linha de comando Knative kn (CLI), a implementação sem servidor e a topologia também podem ser criadas usando uma elevada experiência de desenvolvedor por meio do OpenShift DevConsole.

Além disso, a Red Hat introduziu e aprimorou a visualização da tecnologia do OpenShift Serverless Functions, uma estrutura de desenvolvimento de funções e ferramentas criadas com base no Knative. A ferramenta de usuário central é o utilitário de linha de comando kn func, que é um plug-in que estende a CLI Knative kn para habilitar os recursos de desenvolvimento de funções na plataforma Knative. Essas funções fornecem uma experiência de desenvolvedor local por meio de Docker e Podman nas plataformas MacOS, Red Hat Enterprise Linux e Windows.

Serviço
www.redhat.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.