book_icon

Programa Nvidia Emerging Chapters chega ao Brasil e à América Latina

Projeto apoia comunidades locais em mercados emergentes para construir e dimensionar seus projetos gráficos, de ciência de dados e IA

Programa Nvidia Emerging Chapters chega ao Brasil e à América Latina

O Nvidia Emerging Chapters é um novo programa da Nvidia que permite às comunidades locais em áreas emergentes construírem e dimensionarem seus projetos gráficos, de ciência de dados e Inteligência Artificial (IA). Ele fornece ferramentas tecnológicas, recursos educacionais e oportunidades de marketing conjunto para esses desenvolvedores. O projeto está se expandindo para a América Latina, Oriente Médio, Sul da Ásia e outros mercados emergentes. Desde o lançamento neste ano no continente africano, mais de 30 grupos da comunidade de desenvolvedores locais, incluindo sete fundados por mulheres, juntaram-se ao Emerging Chapters, promovendo uma rede crescente de especialistas em IA.

O conceito do projeto é similar ao de dois artistas que recebem o mesmo conjunto de tintas, mas criam obras distintas, cada um exibindo seus próprios pontos de vista. Isso é provável se os artistas vierem de extremos opostos do mundo. Da mesma forma, os desenvolvedores em todo o mundo usam as mesmas ferramentas para criar diferentes aplicações baseadas em IA, cada um resolvendo desafios relevantes para a comunidade local.

Os membros do Emerging Chapters têm acesso a oportunidades de treinamento e desenvolvimento por meio do Deep Learning Institute (DLI) da Nvidia  

Por exemplo, um Kit de Desenvolvedor Nvidia Jetson Nano dado a um entusiasta de IA em San Francisco (EUA), gerará uma aplicação baseada em IA que analisa posturas de ioga. Com essa mesma ferramenta, os desenvolvedores da comunidade tinyML, do Quênia, estão construindo sistemas de Inteligência Artificial para monitoramento e conservação da vida selvagem. A inovação está acontecendo em cada lugar, desde que os desenvolvedores tenham acesso às tecnologias e ferramentas de capacitação.

Os membros do Emerging Chapters têm acesso a oportunidades de treinamento e desenvolvimento por meio do Deep Learning Institute (DLI) da Nvidia. Isso inclui inscrições gratuitas para realização de determinados cursos autodidatas ou por instrutor em IA e ciência de dados. Após a conclusão do curso, os desenvolvedores podem receber um Certificado NVIDIA DLI para destacar as novas habilidades e ajudar a progredir em suas carreiras.

“É uma grande conquista poder contar com um programa tão significativo como este no Brasil e em toda a América Latina. Precisamos de estrutura em tecnologia em nosso País, já que contamos com profissionais que se desenvolvem cada dia mais. Com certeza, ganharemos benefícios tecnológicos e de estrutura com esse projeto da NVIDIA”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Refletindo a diversidade do mundo
Com o programa Emerging Chapters, a Nvidia espera ajudar na área de desenvolvedores dos mercados emergentes. “Este programa não é sobre caridade, é sobre inovação e negócios”, explica Amulya Vishwanath, líder de programa estratégico da equipe de áreas emergentes da Nvidia. “É crucial fazer com que as comunidades em áreas emergentes tenham acesso à tecnologia de IA, que podem então usar para fazer a sua própria, garantindo que a comunidade de desenvolvedores reflita melhor a verdadeira diversidade do mundo.”

Ao estimular a inovação em colaboração com as comunidades locais, o programa pode cultivar soluções de IA que pertencem principalmente aos desenvolvedores de base e seu ecossistema direto, ao mesmo tempo que democratiza o movimento global de inteligência artificial.

“Com o Emerging Chapters, a Nvidia está dando passos ativos para contribuir positivamente para a tendência crescente da tecnologia em mercados emergentes”, diz Michael Young, co-fundador da comunidade Python Gana. “A Nvidia nos ajudou a reunir engenheiros de IA em crescimento de todo o País para sessões de treinamento online ao vivo com especialistas.”

Alimentando a inovação na África
A África é um mercado emergente no qual a revolução da IA está em andamento. Desenvolvedores africanos estão usando tecnologia de IA e Nvidia, por exemplo, para maximizar o rendimento das safras e homenagear os atletas olímpicos.

Os primeiros membros do programa Emerging Chapters incluem DeepLearning.AI Kenya, uma empresa de tecnologia educacional que capacita indivíduos na força de trabalho de IA; NERD Ethiopia, um centro para jovens que fornece um espaço para desenvolvedores e recursos educacionais para pesquisas em IA; e tinyML Kenya, uma comunidade de pesquisadores e profissionais de Machine Learning.

“A entrada da TinyML Kenya no Nvidia Emerging Chapters foi uma mudança oportuna e revolucionária para nossa comunidade”, ressalta Clinton Oduor, principal organizador da fundação. “O programa permitiu que nossos membros conhecessem líderes do setor, aprendessem novas habilidades, ganhassem certificações e resolvessem problemas do mundo real.”

Zindi, a primeira plataforma de competição de ciência de dados do continente africano, também é membro. A organização tem um programa de embaixadores composto por líderes comunitários de ciência de dados de mais de 20 países africanos. “É ótimo poder apoiar as pessoas que realizam um trabalho tão excelente com a ajuda do programa Emerging Chapters”, enfatiza Celina Lee, cofundadora e CEO da Zindi.

Permitindo acesso para todos
Para apoiar os indivíduos que buscam trabalhar com IA, HPC, gráficos e muito mais, a Nvidia oferece uma gama de oportunidades, incluindo o Programa para Desenvolvedores da Nvidia, que tem mais de 2,5 milhões de membros, e o Nvidia Inception, que oferece suporte go-to-market, experiência e tecnologia para startups de IA e ciência de dados.

Além disso, o GTC apresentará um espaço focado em mercados emergentes. A conferência, que será realizada de 8 a 11 de novembro, é virtual, gratuita e terá sessões 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Na última edição, mais de 20 mil desenvolvedores de mercados emergentes aprenderam sobre as inovações de IA. Para saber mais sobre inovação de IA global, inscreva-se no GTC.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.