book_icon

VMware traça a rota para os clientes aproveitarem oportunidades na Borda

O portfólio VMware Edge capacita as organizações a executar, gerenciar e proteger aplicações em locais de Borda próxima e Borda distante

VMware traça a rota para os clientes aproveitarem oportunidades na Borda

As organizações estão distribuindo cargas de trabalho em múltiplas Nuvens ao mesmo tempo em que se estendem até a Borda – empurrando aplicações e serviços para mais perto de onde as pessoas, dados e coisas se conectam ao mundo digital em rede. No VMworld 2021, a VMware descreveu como está ajudando os clientes na compreensão de um ambiente mais complexo, com múltiplas Nuvens, e revelou sua visão de como irá ajudá-los a navegar na transição para a Borda. Também foi apresentado o VMware Edge, um portfólio de produtos que permitirá às organizações executar, gerenciar e proteger aplicações nativas de borda em múltiplas Nuvens, em qualquer lugar.

“Um novo tipo de carga de trabalho está surgindo – aplicações nativas de borda que precisam ser executadas na borda para funcionar conforme o pretendido. RA/RV, veículos conectados e jogos engajantes estão se tornando populares. O 5G tornou o uso de robôs colaborativos, frotas de drones e gêmeos digitais uma realidade”, disse Sanjay Uppal, vice-presidente sênior e gerente geral de Provedores de Serviços e Borda da VMware. “A VMware oferece uma base confiável – uma borda com múltiplas Nuvens – para ajudar as organizações a avançar na nova realidade.”

A VMware define a Borda como uma infraestrutura digital distribuída para a execução de cargas de trabalho em vários locais próximos aos usuários e de dispositivos que produzem e consomem dados

Definindo a Borda
A VMware define a Borda como uma infraestrutura digital distribuída para a execução de cargas de trabalho em vários locais próximos aos usuários e de dispositivos que produzem e consomem dados. Uma carga de trabalho colocada na borda é essencial para atender aos requisitos de aplicações nativas de Borda.

Uma carga de trabalho nativa de Borda colocada em qualquer lugar entre a nuvem e o local remoto do cliente e entregue como um serviço é chamada de borda próxima.
Uma carga de trabalho nativa de borda colocada em um local remoto do cliente, mais próximo dos terminais, é chamada de Borda distante.
Aplicações nativas de Borda exigem múltiplas Nuvens para combinar serviços subjacentes em execução em uma rede de provedor de serviços (por exemplo, conectividade privada, operadora 5G, fatiamento de rede) com serviços sobrepostos (por exemplo, SASE) e uma abstração de serviços de computação para as aplicações de Borda. Tudo orquestrado por um plano de gerenciamento que fornece observabilidade, instalação, configuração, operações e gerenciamento consistentes em todos os locais.

Apresentando o VMware Edge
O VMware Edge reúne produtos de toda a VMware para capacitar as organizações a executar, gerenciar e proteger aplicações nativas de borda em múltiplas Nuvens, em locais tanto de borda próxima como de Borda distante. Entre as soluções do VMware Edge estão:

O VMware Edge Compute Stack apresentado hoje no VMworld 2021 é uma pilha VM construída para fins específicos integrada e baseada em contêineres, que permite que as organizações modernizem e protejam aplicações nativas de borda na Borda remota. O VMware Edge Compute Stack estará disponível em edições Standard, Advanced e Enterprise. A VMware também tem planos de desenvolver uma versão leve do VMware Edge Compute Stack para fornecer uma borda extremamente fina para aplicações leves.

O VMware SASE combina recursos SD-WAN com funções de segurança fornecidas pela nuvem, incluindo proteção da web, acesso Zero Trust à rede e firewall. Esses recursos são fornecidos como um serviço em locais de borda próxima e distante de uma rede global de pontos de presença (PoPs).

A VMware Telco Cloud Platform vem oferecendo soluções de borda próxima para os maiores provedores de serviços de telecomunicações do mundo, desde seu núcleo 4G/5G até a rede de acesso de rádio (RAN). Ao ajudar os provedores de serviço a modernizar sua rede subjacente, a VMware os capacita a fornecer serviços subjacentes de borda a seus clientes corporativos e consumidores.

“Muitas tecnologias transformacionais – 5G, SASE e RAN aberto, entre outras – estão convergindo na Borda. Agora é a hora de as organizações estabelecerem uma base digital para sua infraestrutura de borda. Com sua liderança em aplicações modernas e com múltiplas nuvens, a VMware está posicionada de maneira única para fornecer um conjunto abrangente de soluções que ajudam seus clientes a impulsionar a continuidade dos negócios, assim como ter agilidade e criar uma diferenciação competitiva na Borda”, disse Dave McCarthy, vice-presidente da IDC para Pesquisas em Nuvem e Serviços de Infraestrutura de Borda.

Construindo um amplo ecossistema de borda
A VMware tem parcerias importantes em todo o ecossistema de borda para fornecer aos seus clientes soluções perfeitamente integradas. Seu amplo ecossistema de parceiros abrange provedores de Nuvem pública, provedores de serviços, desenvolvedores de aplicações nativas de borda, provedores de serviços de rede, integradores de sistemas, provedores de equipamentos de rede, fabricantes de hardware para borda próxima e fabricantes de hardware para Borda distante.

Por exemplo, o VMware Edge Compute Stack é integrado ao Dell EMC VxRail, mais especificamente ao robusto VxRail D Series que é otimizado para implantações de Borda. Como o único sistema HCI projetado conjuntamente com a VMware, o Dell EMC VxRail fornece uma infraestrutura de TI eficiente e ágil que permite operações ajustadas capazes de se estender dos Data Centers a ambientes de nuvem e de Borda.

“A Borda está se tornando rapidamente uma parte mais significativa da TI corporativa e é essencial para a transformação baseada em dados dos clientes. A chave para o sucesso é estender a infraestrutura nível TI confiável e integrada para a Borda, para que as tecnologias operacionais possam ser implantadas, gerenciadas e suportadas com eficiência”, disse Gil Shneorson, vice-presidente sênior de Computação de Borda da Dell Technologies. “Trabalhando com parceiros como a VMware, ajudamos nossos clientes a lidar com suas implantações de borda com soluções e produtos integrados que são projetados para serem facilmente escaláveis e gerenciados em uma nuvem híbrida para que os clientes possam obter o máximo valor dos dados.”

Da mesma forma, o VMware Edge Compute Stack poderá ser executado em servidores ThinkSystem SE350 Edge da Lenovo. A solução integrada, anteriormente anunciada pela Lenovo, é ideal para locais remotos que precisam ser capazes de processar dados mais perto de sua criação e mais perto dos usuários, como lojas de varejo, fábricas e escolas.

Charles Ferland, vice-presidente e gerente geral de Computação de Borda & Telecomunicações da Lenovo, disse: “Estamos muito satisfeitos em compartilhar uma visão comum sobre computação de Borda com a VMware, entregando valor aos clientes. A plataforma de Nuvem de Borda da VMware é perfeitamente projetada para fornecer serviços que os usuários precisam, na Borda. Combinado com o robusto e seguro servidor ThinkSystem SE350 da Lenovo, nossos clientes em comum podem receber sistemas pré-carregados diretamente em seus locais na Borda. O ThinkSystem SE350 também inclui um módulo de switch de rede integrado e conectividade WiFi/4G, eliminando a necessidade de equipamento adicional de rede externa e fornecendo maior resiliência de rede.”

Do ponto de vista da tecnologia operacional (OT), a SmartHub.ai está focada na borda IoT definida por software para ajudar as empresas a descobrirem, integrarem e gerenciarem ativos IoT – de dispositivos a aplicações. Sua plataforma também ajuda a integrar todas as fontes de dados da Borda para permitir decisões e ações baseadas em modelos de AM/IA. A plataforma se integrará ao VMware Edge para ajudar a fornecer uma visão consistente e abrangente de locais de borda próxima e distante.

Niranjan Maka, cofundador e diretor executivo da SmartHub.ai, disse: “As empresas estão levando muitas de suas inovações para a borda para oferecer novos negócios e experiências ao cliente final. As interações envolvem um complexo ecossistema de Borda com dispositivos, aplicações e dados IoT, mais perto dos clientes. Além disso, as aplicações de baixa latência e as cargas de trabalho de IA na borda estão resolvendo os principais desafios que antes não eram possíveis. Permitir que as equipes de OT gerenciem a infraestrutura de Borda em escala é a chave para o sucesso. Não há outra empresa mais bem posicionada para lidar perfeitamente com cargas de trabalho de ‘borda a múltiplas Nuvens’ do que a VMware e seu ecossistema de parceiros.”

O que os clientes estão pensando a respeito da borda
Em sua apresentação da solução VMworld 2021, O futuro da Borda corporativa distribuída é executada por provedores de serviços [EDG3058], Sanjay Uppal conversou com vários clientes sobre como eles estão abordando a nova realidade de Borda.

Andre Devillars, diretor de Arquitetura de Infraestrutura de TI da Michelin, disse: “Estamos no meio da Transformação Digital de nossas fábricas. À medida que implantamos e gerenciamos mais cargas de trabalho de IA e aprendizado de máquina nas fábricas, nossos requisitos de tráfego de rede estão evoluindo. O VMware SD-WAN desempenhou um papel importante em nos ajudar a permanecer ágeis enquanto mantemos os requisitos de desempenho e latência. Esperamos continuar a trabalhar com a VMware para enfrentar os desafios associados à implantação de serviços em Nuvem até a Borda, como desempenho de rede, segurança e gerenciamento de ponta a ponta.”

VMware ajuda os clientes a navegar na era de múltiplas Nuvens
No VMworld 2021, a VMware apresentou sua estratégia para ajudar os clientes a navegar na era de múltiplas Nuvens e acelerar a inovação com liberdade, flexibilidade e segurança. Para mais informações sobre como a VMware oferece às empresas digitais um caminho mais inteligente para a Nuvem, visite: VMworld 2021

 VMworld 2021
VMworld 2021 é um  evento de infraestrutura digital e computação em Nuvem. O VMworld apresenta mais de 600 sessões e laboratórios exclusivos, mais de 75 patrocinadores e vários eventos de rede para acelerar a jornada para um negócio definido por software – dos dispositivos móveis ao data center e à nuvem. Os participantes do VMworld terão um incomparável acesso ao conhecimento e às ferramentas de que precisam para dominar o novo cenário de nuvem e transformar seus negócios.

Serviço
www.vmworld.com
VMworld 2021
/www.vmware.com/company.html.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.