book_icon

Samsung apresenta software de código aberto para gerenciar memória CXL

A plataforma de memória Compute Express Link da empresa está sendo estendida além do hardware para oferecer ferramentas de software fáceis de integrar, ficando mais acessível aos desenvolvedores

Samsung apresenta software de código aberto para gerenciar memória CXL

A Samsung Electronics apresentou nesta quinta-feira (7/10) a sua primeira solução de software de código aberto, o Scalable Memory Development Kit (SMDK), que foi especialmente projetado para oferecer suporte à plataforma de memória Compute Express Link (CXL). Em maio, a Samsung apresentou o primeiro expansor de memória CXL do setor, que permite que a capacidade de memória e a largura de banda aumentem para níveis muito superiores ao que é possível nos sistemas de servidor atuais. Agora, a plataforma CXL da empresa está sendo estendida além do hardware para oferecer ferramentas de software fáceis de integrar, tornando a memória CXL muito mais acessível aos desenvolvedores de sistemas de Data Center para Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e mercados de Borda 5G .

A interconexão CXL é um padrão aberto e apoiado pelo setor, que permite que diferentes tipos de dispositivos, como aceleradores, expansores de memória e dispositivos de I/O inteligentes, funcionem com mais eficiência ao processar cargas de trabalho computacionais de alto desempenho. “Para que o Data Center e os sistemas corporativos executem sem problemas as soluções de memória de próxima geração, como o CXL, é necessário desenvolver o software correspondente”, explicou Cheolmin Park, vice-presidente da equipe de Planejamento de Produtos de Memória da Samsung Electronics. “Hoje, a Samsung está reforçando seu compromisso de fornecer uma solução de memória total que engloba hardware e software, para que os OEMs de TI possam incorporar novas tecnologias em seus sistemas com muito mais eficácia”, observou.

Gerenciamento

O SMDK da Samsung permite que a memória principal e o expansor de memória CXL trabalhem juntos, perfeitamente em sistemas de memória heterogêneos. O extenso kit de software consiste em bibliotecas – conjuntos de códigos pré-construídos e reutilizáveis ​​- e interfaces de programação de aplicativos (APIs) – as conexões para acessar esses códigos de software. Usando o SMDK, os desenvolvedores de sistema podem incorporar facilmente a memória CXL em sistemas de TI avançados sem ter de modificar os ambientes de aplicativos existentes ou, alternativamente, usá-los para otimizar as configurações do software de aplicativos para atender às necessidades especiais do sistema.

O novo SMDK também oferece suporte à virtualização de memória, permitindo que os designers de sistemas gerenciem com eficiência um pool de memória expandida em arquiteturas de memória compartilhada. Aproveitando um Intelligent Tiering Engine proprietário, o SMDK pode identificar e configurar o tipo de memória, capacidade e largura de banda mais apropriados para cada caso de uso.

O SMDK da Samsung está agora disponível em uma base limitada para teste inicial e otimização e terá código aberto no primeiro semestre do próximo ano. A Samsung continuará a aprimorar seu SMDK de código aberto, uma vez que colabora de perto com os líderes da indústria na expansão da adoção da plataforma de memória CXL para amplo uso em aplicativos de IA, Borda e Nuvem.

Serviço
www.samsung.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.