book_icon

Nokia lança lança solução de Borda para impulsionar a Indústria 4.0

O novo Nokia MX industrial Edge é uma solução de aplicações e computação escalável projetada para atender às necessidades intensivas de diversos segmentos da indústrias, tais como manufatura, energia e transporte

Nokia lança lança solução de Borda para impulsionar a Indústria 4.0

A Nokia apresentou uma nova solução de Borda industrial nativa da Nuvem, de missão crítica, para permitir que as empresas acelerem suas iniciativas de digitalização de tecnologia operacional (OT) e avancem em sua jornada para a Indústria 4.0. O novo Nokia MX industrial Edge é uma solução de aplicações e computação escalável projetada para atender às necessidades intensivas de diversos segmentos da indústrias, tais como manufatura, energia e transporte. Ele combina computação, armazenamento, rede com/sem fio, aplicativos industriais de um clique e gerenciamento automatizado em uma plataforma OT local unificada.

A Indústria 4.0 requer digitalização e conectividade generalizada de equipamentos, máquinas e outros ativos em ambientes industriais. Devido ao volume e à velocidade dos dados gerados e à necessidade de automação em tempo real, cada vez mais os dados precisam ser processados ​​na Borda – perto de onde são gerados. Em 2025, o Gartner prevê que 75% dos dados industriais serão processados ​​na Borda.

A abordagem agnóstica do ecossistema da Nokia também permite que os clientes industriais aproveitem as vantagens de aplicativos compatíveis presentes em Nuvens de hiperescala, bem como Nuvens de parceiros industriais

Ao adotar o Nokia MX Industrial Edge, as empresas se beneficiarão de uma arquitetura de Nuvem local que unifica os requisitos de Borda em um pacote como um serviço fácil de usar e implementar em qualquer lugar. Ele remove a complexidade, o conhecimento e os obstáculos econômicos normalmente associados à implementação, integração e gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos de computação de alto desempenho e rede de missão crítica.

A extrema escalabilidade da plataforma permite que empresas com várias instalações, como empresas de logística, implementem a mesma tecnologia em todos os seus locais, sejam grandes ou pequenos, tornando os benefícios de “desenvolver uma vez, implementar em todos os lugares” sejam uma realidade. O Nokia MX Industrial Edge é alimentado pela Nokia Digital Automation Cloud (Nokia DAC), proporcionando à empresa um único painel de experiência do usuário para gerenciar tudo, desde aplicativos até redes sem fio privadas.

“A Indústria 4.0 está transformando as indústrias com uso intensivo de ativos, integrando e digitalizando todos os processos e sistemas em toda a cadeia de valor industrial. Isso resultará em uma explosão de dados – e tomar as ações certas com base nesses dados quase em tempo real será fundamental para o sucesso das iniciativas de transformação digital”, disse Stephan Litjens, chefe de Soluções Empresariais da Nokia. “Garantir o desempenho, junto com aspectos como manter os dados locais e seguros e ao mesmo tempo ser resiliente contra falhas de conectividade da Internet, não é possível com uma Nuvem centralizada, tornando a Borda local a arquitetura de escolha para esta nova geração de Aplicativos OT. O Nokia MX Industrial Edge é construído desde o início para oferecer o desempenho, segurança e confiabilidade garantidos que os casos de uso de digitalização OT exigem”, comentou.

Inovações

A solução de Borda da Nokia também está disponível para empresas em combinação com os aplicativos Nokia Digital Automation Cloud, como Posicionamento interno de alta precisão, conexão sem fio privada Plug and Play ou com a solução sem fio privada alternativa da Nokia, Nokia Modular Private Wireless (MPW). Os modelos de preços flexíveis com base no consumo fornecem flexibilidade de assinatura do tipo “pague conforme você crescer”, ao mesmo tempo que minimizam os investimentos iniciais.

O Nokia MX Industrial Edge vem em uma variedade de configurações para oferecer suporte a implementações industriais de pequena, média e grande escala. Com base no servidor Nokia AirFrame Open Edge, aproveitando as inovações mais recentes da Intel e CPU de processamento de alta capacidade, a solução de Borda da Nokia foi projetada para tarefas de computação intensiva e cargas de trabalho de IA/ML avançadas, com suporte opcional por meio de Unidade de Processamento Gráfico (GPU). Além disso, as placas de interface de rede (NICs) de alto desempenho e os sistemas de processamento de pacotes são dimensionados para oferecer suporte a grandes fluxos de tráfego sem fio privado 5G autônomo (SA). Ele oferece resiliência e confiabilidade extremas por meio de uma arquitetura de alta disponibilidade (HA) ponta a ponta, suporta redundância geográfica (GR) para continuidade de negócios e o desempenho garantido é garantido por meio de recursos de orquestração integrados para gerenciamento de desempenho de serviço.

Os clientes corporativos podem acelerar suas iniciativas de digitalização OT com a implementação de aplicativos industriais com um clique no MX Industrial Edge. O catálogo contém aplicativos da Nokia para uma variedade de casos de uso de digitalização comuns e é complementado por aplicativos de fornecedores independentes de software (ISV) que passam por um processo de integração de teste de confiabilidade, desempenho e segurança. Além disso, a abordagem agnóstica do ecossistema da Nokia também permite que os clientes industriais aproveitem as vantagens de aplicativos compatíveis com Nuvens de hiperescala, bem como Nuvens de parceiros industriais.

Finalmente, o MX Industrial Edge também simplifica a complexidade da integração do sistema IIoT com seus conectores industriais, fornecendo tradução de protocolos de dados industriais, e com o Nokia Integrated Operations Center, que fornece um único painel de visualização de todos os sistemas, além de ajudar a criar fluxos de trabalho de automação industrial.

Serviço
www.nokia.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.