book_icon

Databricks compra startup alemã e mira em soluções Low-code/No-code

O principal produto do 8080 Labs, o bamboolib, capacita usuários com fluxos de trabalho sem código, integrando-se perfeitamente ao ecossistema Python e gerando código pronto para produção nos bastidores

Databricks compra startup alemã e mira em soluções Low-code/No-code

A Databricks, empresa de dados e IA pioneira na arquitetura de Data Lakehouse, anunciou nesta quarta-feira (6/10) a aquisição da startup alemã 8080 Labs, criadora do bamboolib, uma popular ferramenta de Ciência de Dados baseada em UI (Interface do Usuário) que permite a exploração e transformação de dados de forma rápida e fácil, com alguns cliques, sem código. Os novos recursos baseados em UI serão integrados na plataforma Lakehouse da Databricks, marcando a expansão da empresa para o segmento de Low-code/No-code. Essa aquisição estratégica amplia a acessibilidade de sua plataforma Lakehouse para um público mais amplo de cientistas de dados cidadãos (usuários sem conhecimentos técnicos, da área de negócios, por exemplo), permitindo maior democratização de dados e IA em toda a empresa. Os termos do acordo não foram divulgados.

No início deste ano, a equipe da Cubonacci, uma startup de soluções de Ciência de Dados com sede em Amsterdã (Holanda), também se juntou à Databricks para apoiar o desenvolvimento de armazenamento de dados seguro e escalonável

Com a aquisição do 8080 Labs, a Databricks está reduzindo a barreira de entrada de mais pessoas para descobrir insights acionáveis ​​de seus dados com apenas alguns cliques. O principal produto do 8080 Labs, o bamboolib, capacita cientistas de dados cidadãos com fluxos de trabalho sem código, integrando-se perfeitamente ao ecossistema Python e gerando código pronto para produção nos bastidores. O Databricks planeja integrar os recursos sem código com suas novas ofertas de AutoML, visualização e painel para estender recursos simples e baseados em UI em sua plataforma Lakehouse, tornando mais acessível e fácil de usar para especialistas e cientistas de dados cidadãos. Agora, qualquer pessoa com apenas um conhecimento básico de ciência de dados pode treinar modelos avançados em seus conjuntos de dados.

“Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas ao 8080 Labs para a equipe, pois aceleramos a adoção e acessibilidade de Lakehouse como a arquitetura de dados do futuro”, disse Ali Ghodsi, cofundador e CEO da Databricks. “Junto com a aquisição da Redash no ano passado, estamos ampliando o foco de nossa base de usuários para um público mais amplo que prefere soluções Low-code/No-code. Trazer recursos simples para o Databricks é uma etapa crítica para capacitar mais pessoas dentro de uma organização para analise e explore facilmente grandes conjuntos de dados, independentemente da especialidade”, comentou.

Os cientistas de dados cidadãos desempenham um papel vital na capacidade de uma organização de otimizar e produzir o aprendizado de máquina (ML) em escala, fazendo a ponte entre os analistas e os cientistas de dados altamente especializados para construir modelos significativos que podem impactar todas as áreas dos negócios. À medida que os dados e a IA se tornam uma prioridade estratégica para empresas de todos os tamanhos, é fundamental que todos em uma organização tenham autonomia para fazer perguntas e agir com base nos dados.

Inovação

Embora muitas ferramentas para cientistas de dados cidadãos ofereçam apenas recursos exploratórios, a aquisição do 8080 Labs, combinada com a abordagem de ‘caixa de vidro’ exclusiva da Databricks para o AutoML, capacita as pessoas a realizar tarefas de dados abrangentes com facilidade, desde análise e transformação de dados até aprendizado de máquina fluxos de trabalho.

“Fundamos o 8080 Labs para trazer simplicidade para tarefas de dados complexas e tornar o poder da Ciência de Dados e Machine Learning acessível para equipes de dados de qualquer conjunto de habilidades”, disse Tobias Krabel, cofundador do 8080 Labs. “Com raízes de código aberto e uma visão incrível para remodelar o cenário de dados com a categoria Lakehouse, vemos oportunidades infinitas com a Databricks e não poderíamos estar mais animados para nos juntarmos à equipe nesta jornada”, completou.

Esta aquisição reforça o foco da Databricks em fomentar uma cultura global de inovação e é a sua mais recente adição a um grupo crescente de talentos de engenharia no mercado EMEA. No início deste ano, a equipe da Cubonacci, uma startup de soluções de Ciência de Dados com sede em Amsterdã (Holanda), também se juntou à Databricks para apoiar o desenvolvimento de armazenamento de dados seguro e escalonável, e recursos de aprendizado de máquina. Amsterdã agora abriga o segundo maior escritório de engenharia da Databricks. A companhia levantou recentemente US$ 1,6 bilhão em uma avaliação de US$ 38 bilhões, para ajudar a empresa a acelerar a adoção global e o desenvolvimento de sua plataforma Lakehouse e para investir no cultivo de talentos de classe mundial em todas as regiões.

Serviço
www.databricks.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.