Com o objetivo de minimizar o déficit de mão de obra qualificada no mercado de TIC brasileiro – estimado em 260 mil profissionais até 2024 pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) – e acelerar o ingresso de jovens no mercado de trabalho, a Estácio, uma das instituições de ensino superior no Brasil, e a Softtek, empresa global de TI com origem na América Latina, uniram forças para promover “academias de tecnologia” voltadas a universitários.
Na prática, a parceria funciona assim: a Estácio promove uma divulgação exclusiva do Programa aos seus alunos, e os interessados fazem a inscrição. A partir daí, a Softtek inicia o processo seletivo para preencher as vagas oferecidas, organiza e ministra o treinamento completo e, ao final, avalia o desempenho e aptidão dos talentos de destaque interessados em atuar na empresa para uma possível contratação.
Com mais de 50 anos de atuação no ensino superior, a Estácio além de oferecer uma formação que prepara o aluno para o mercado de trabalho, investe em parcerias e projetos que auxiliem na carreira e empregabilidade dos universitários.
“Sabemos que planejar a carreira é importante na vida de todo profissional. E, ainda na universidade, a vida pode mudar. Estamos felizes com esta parceria com a Softtek que tanto contribuiu para o desenvolvimento dos nossos alunos de TI. Com a necessidade de adaptação ao ambiente remoto ocasionada pela pandemia, foi perceptível a valorização dos profissionais e a expansão e deste setor”, afirma Fernanda Vio, gerente de Carreiras da Estácio.
Programação
Nesta primeira fase da parceria, os estudantes já inscritos e selecionados participam de academias especializadas em diferentes áreas dentro do universo de TIC, como SAP MM e WM, ABAP e Java.
Os treinamentos acontecem de segunda a sexta-feira, durante 4 semanas e com carga horária de 5 horas diárias (com exceção da Academia Java que terá duração de 1 semana, com carga horária de 8 horas diárias).
Durante cada academia, as turmas têm acesso a uma plataforma de conhecimento e processos de negócio de classe mundial, por meio da qual cada aluno será acompanhado por um instrutor altamente qualificado e reconhecido no mercado, com objetivo de assegurar seu desenvolvimento profissional desde a formação técnica até a formação comportamental.
Cabe ressaltar que ambas as empresas já estão prevendo novas parcerias para realização de outras academias tanto para o final deste ano, como para início de 2022.
Programa Momentum
Realizado pela Softtek em parceria com universidades, o programa Momentum é destinado a recém-formados, pós-graduandos e graduandos, interessados em processos de negócio de TI, de cursos como: Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Engenharia de Teleinformática, Sistemas e Mídias Digitais, Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistema, Banco de Dados, Administração, Processos Gerenciais, Finanças, Contabilidade, Economia, Matemática, Recursos Humanos e Psicologia.
“Como uma empresa de TI que está há 27 anos no Brasil, sabemos a dificuldade que é encontrar mão de obra especializada neste setor que forma cerca de 40 mil profissionais por ano, diante de uma demanda de 70 mil novas vagas abertas no país segundo a Brasscom, diz José Roberto de Paula, Practice Manager na Softtek Brasil. “Por isso, estamos muito felizes em firmar esta parceria com a Yduqs a fim de oferecer aos estudantes não só capacitação de alto nível com alguns dos melhores profissionais do mercado, como também a oportunidade de, logo após a finalização do curso, serem contratados e já colocarem os conhecimentos adquiridos em prática”, conclui o executivo.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo