book_icon

Mesmo cientes, usuários ainda têm maus hábitos quanto ao uso de senhas

Relatório sobre Segurança e Proteção de Dados descobriu que o tipo de informação que está sendo protegida afeta a probabilidade de os consumidores usarem boas práticas de senha

Mesmo cientes, usuários ainda têm maus hábitos quanto ao uso de senhas

A quarta edição do relatório global Psicologia das Senhas do LastPass revela que 92% das pessoas sabem que usar a mesma senha ou variações de uma senha é arriscado, mas ainda assim, 65% delas reutilizam senhas em diversas contas online. Segundo a pesquisa, embora os consumidores tenham um conhecimento sólido da segurança apropriada de senhas e das ações necessárias para minimizar riscos, eles ainda selecionam as informações às quais aplicam esse conhecimento.

Hábitos fortes de cibersegurança ganharam mais importância este ano, dado o grande volume de tempo que as pessoas passaram online nos últimos 18 meses e o aumento correspondente de ataques cibernéticos. Mas a pesquisa mostra que, mesmo com 71% das pessoas trabalhando remotamente em todo ou parte do tempo e 70% passando mais tempo online durante a pandemia, elas ainda mantiveram maus hábitos de senha. A maioria das violações de dados (85%) envolveu um elemento humano por meio de phishing ou erro humano, segundo o Relatório de Violações de Dados de 2021, portanto a necessidade de segurança de senhas se mantém crítica.

Quase metade dos funcionários se envolve em comportamentos arriscados de senha enquanto trabalham remotamente, fazendo com que os administradores de TI repensem as estratégias de Segurança 

Existe muito conhecimento, mas não ação suficiente. A maioria dos usuários está criando senhas que utilizam informações pessoais vinculadas a possíveis dados públicos, como aniversário ou endereço residencial. Embora 79% dos entrevistados concordem que as senhas comprometidas são preocupantes, mais da metade confia na memória para manter o controle das senhas. Além disso, 83% dos entrevistados não sabiam se suas informações já tinham sido comprometidas na dark web, mostrando os muitos pontos cegos e a apatia geral no que diz respeito ao gerenciamento de senhas.

A Covid-19 aumentou o tempo que passamos online. A pandemia expandiu muito nossa vida digital no ano passado, com 91% dos entrevistados relatando que criaram pelo menos uma nova conta este ano e 90% indicando que têm até 50 contas online/de aplicativos.

Comportamentos na esfera pessoal e de trabalho se sobrepõem. No último ano, 47% dos entrevistados não mudaram seus hábitos de segurança online enquanto trabalhavam remotamente e 44% admitiram compartilhar informações confidenciais e senhas para contas profissionais enquanto trabalhavam remotamente. Isso significa que quase metade dos funcionários se envolve em comportamentos arriscados de senha enquanto trabalham remotamente, fazendo com que os administradores de TI repensem as estratégias de Segurança em um ambiente de trabalho híbrido.

Os consumidores são seletivos no que protegem. O relatório também descobriu que o tipo de informação que está sendo protegida afeta a probabilidade de os consumidores usarem boas práticas de senha. Enquanto 68% dos entrevistados criariam senhas fortes para contas financeiras, apenas 32% criariam senhas fortes para contas relacionadas ao trabalho.

Os produtos da LogMeIn revelam o potencial da força de trabalho moderna, possibilitando que milhões de pessoas e negócios de todo o mundo façam seu melhor trabalho de maneira simples e segura – em qualquer dispositivo, de qualquer lugar, a qualquer hora. Uma das pioneiras na tecnologia de trabalho remoto e impulsionadora do movimento atual de trabalhar de qualquer lugar, a LogMeIn se tornou uma das maiores empresas de Software as a Service, SaaS, do mundo, com dezenas de milhões de usuários ativos, mais de 3,5 mil funcionários globais, mais de US$ 1,3 bilhão em receita anual e mais de dois milhões de clientes em todo o mundo. A empresa está sediada em Boston, Massachusetts, com outros escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, Austrália.

cibersegurança

gerenciamento de senhas

LastPass

LogMeIn

Psicologia das Senhas

violações de dados

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento