book_icon

A Honda do futuro vai muito além dos carros e motocicletas

As novas iniciativas incluem uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, um robô avatar com o objetivo de expandir o alcance da habilidade humana e um novo desafio no espaço sideral

A Honda do futuro vai muito além dos carros e motocicletas

A Honda Motor apresentou o direcionamento para o desenvolvimento tecnológico que a empresa irá seguir para os desafios assumidos em novas áreas, ao mesmo tempo em que aproveita suas principais tecnologias já existentes. A iniciativa está alinhada à Visão 2030 da empresa, de servir as pessoas em todo o mundo com a “alegria de expandir o potencial de suas vidas”. Essas novas iniciativas incluem uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, um robô avatar com o objetivo de expandir o alcance da habilidade humana e um novo desafio no espaço sideral.

Ao mesmo tempo em que solidifica os negócios já existentes, que são a base da empresa, a Honda está comprometida em contribuir para a realização de uma sociedade com zero impactos ambientais e zero acidentes de trânsito, assim como com iniciativas que permitem à Honda se desafiar em novas áreas. Além de pesquisas sobre tecnologias avançadas em meio ambiente e segurança, a Honda R&D busca pesquisas inovadoras em tecnologias que trarão um novo valor para as pessoas ao expandir o potencial da mobilidade.

Veículo voador

O Honda eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) irá proporcionar a mobilidade nos céus de forma mais acessível para as pessoas. A aeronave aproveita as tecnologias de eletrificação da Honda para sua unidade de potência híbrida com turbina a gás; a adoção da unidade de potência híbrida possibilita a extensão do alcance, o que permitirá fornecer transporte intermunicipal (cidade a cidade), mercado que deverá crescer no futuro. A Honda criará um novo ecossistema de mobilidade, que terá o Honda eVTOL em seu núcleo, conectado com produtos de mobilidade no solo.

A Honda já oferece mobilidade nos céus por meio de seu jato executivo, o HondaJet. E para torná-la mais acessível para as pessoas, a empresa está desenvolvendo o eVTOL (electric Vertical Take-off and Landing), utilizando-se de uma ampla gama de suas já existentes tecnologias.

Além da operação limpa realizada por tecnologias de eletrificação, o eVTOL oferece níveis de segurança equivalentes aos de aviões de passageiros comerciais, realizado por sua estrutura simples e por um sistema propulsivo descentralizado e silencioso devido ao diâmetro relativamente pequeno dos rotores. Isso torna possível para o eVTOL decolar e pousar no meio da cidade sem causar problemas de ruído. Devido a tais recursos, a corrida para o desenvolvimento de aeronaves eVTOL está ficando cada vez mais pujante. No entanto, todas as aeronaves elétricas eVTOL enfrentam um desafio de alcance devido à capacidade limitada da bateria, portanto, a área de uso realista é limitada ao transporte dentro de cidades.

Para resolver esse problema e realizar um transporte interurbano amigável com maior alcance, a Honda utilizará suas tecnologias de eletrificação e desenvolverá o Honda eVTOL equipado com uma unidade de potência híbrida de turbina a gás. Além disso, somada às tecnologias de eletrificação, o Honda eVTOL contará com tecnologias que a Honda acumulou em várias áreas diferentes, como combustão, aerodinâmica e de controle.

A Honda está empenhada em criar um novo valor para as pessoas, estabelecendo um “ecossistema de mobilidade” com aeronaves eVTOL em seu núcleo, coordenadas e integradas às soluções de mobilidade no solo.

Robô avatar

A Honda está desenvolvendo um robô avatar com o objetivo de expandir, virtualmente, a gama de habilidades humanas sem as restrições de tempo e espaço. O robô será equipado com uma mão de múltiplos dedos, uma aplicação de tecnologias de robótica da empresa, e a função de controle remoto com suporte de Inteligência Artificial original da Honda. Com o objetivo de colocar o Honda Avatar Robot em uso prático na década de 2030, a Honda está buscando o desenvolvimento visando a realização de testes de demonstração de tecnologia antes de março de 2024.

Esforçando-se para expandir o potencial humano e tornar a vida das pessoas sem restrições e mais agradável, a Honda tem trabalhado continuamente em pesquisas de robótica, incluindo a pesquisa e desenvolvimento de seu conhecido robô bipedal ASIMO. Como parte de sua próxima geração em robótica, a Honda está buscando o desenvolvimento para as aplicações práticas de seu robô avatar original, a fim de expandir o alcance da habilidade humana virtualmente sem as restrições de tempo e espaço.

O maior mérito de um robô avatar, que pode atuar como um “segundo ser” do usuário, é permitir a execução de tarefas e experiências sem a necessidade da presença física, incluindo o sentido realista de manusear objetos remotamente. O que se tornará o cerne da realização do robô avatar é a mão robótica com múltiplos dedos, desenvolvida ao utilizar as fortalezas da Honda em tecnologias de robótica e a função de controle remoto com suporte de IA original da Honda. Portanto, a empresa se dedicou a um robô avatar que seja capaz de utilizar ferramentas projetadas para uso humano, por meio da mão de múltiplos dedos, e executar tarefas complexas de forma rápida e precisa com base em um controle mais intuitivo do usuário, suportado pela IA.

A Honda está atualmente trabalhando para reduzir o tamanho do hardware e melhorar ainda mais a precisão dos movimentos da mão robótica, como “agarrar” e “manipular”. A empresa vem se dedicando para começar os testes de demonstração da tecnologia do Honda Avatar Robot antes de março de 2024, com a visão de colocá-lo em uso prático na década de 2030.

Tecnologia espacial

A Honda está acelerando a pesquisa e o desenvolvimento no campo das tecnologias espaciais, um ambiente no qual as pessoas podem realizar seus “sonhos” e “potencial”. Entre os projetos está a construção de um sistema de energia renovável circulante na superfície lunar, aproveitando as tecnologias de células de combustível Honda e tecnologias de eletrólise de água de alta pressão diferencial. A aplicação da mão robótica com múltiplos dedos da Honda, função de controle remoto com suporte de IA e tecnologias de controle de torque altamente responsivas para robôs controlados remotamente realizarão tarefas na superfície lunar. A proposta de jovens engenheiros da Honda é pesquisar e desenvolver um foguete pequeno e reutilizável, aplicando as principais tecnologias da empresa, como combustão, aerodinâmica, controle e orientação.

 

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.