book_icon

Yara moderniza planta industrial com soluções da Schneider Electric

Yara moderniza planta industrial com soluções da Schneider Electric

Com tecnologias da Schneider Electric, a Yara, empresa química com forte atuação no agronegócio, está automatizando suas subestações internas em sua nova planta de Cubatão, onde buscam ser referência para as demais do grupo. O projeto, desenvolvido pelo parceiro montador de painel EcoXpert MCT Engenharia, visa o avanço da Transformação Digital na companhia, reforçando a segurança, eficiência e a Transformação Digital na Yara.

EcoStruxure permite o monitoramento do painel de distribuição, das unidades principais em anel e dos transformadores de média tensão por meio de dados essenciais conectados   

“Tínhamos como principal objetivo trazer novas soluções de gerenciamento térmico e modernização da planta industrial da Yara. Com isso, nesse projeto, trouxemos soluções do Connected, aplicadas aos painéis de baixa tensão e ao painel de média tensão Gama SM6”, afirma Ivan Livrini, Gerente do Canal Montador de Painel da Schneider Electric. Segundo ele, em toda a solução de baixa e média tensão foram consideradas tecnologias de realidade aumentada e o uso de MasterPact MTZ (sistema de gerenciamento de energia). Assim, o parceiro propôs ao cliente uma transformação na maneira de gerenciar seu ativo, trazendo maior eficiência e melhor gestão.

As soluções da empresa, empresa  global em Transformação Digital e gerenciamento e automação de energia, resultaram em diversos benefícios — como o acesso à Nuvem, a obtenção de informações em tempo real e o ganho de confiabilidade, eficiência e segurança. “A implantação de um equipamento de energia inteligente e conectado é o primeiro passo para obter diversos benefícios, que vão desde gerenciamento de projetos até operações e processos de manutenção e rápido restabelecimento de parada”, afirma Eduardo Miyamoto, Diretor na MCT Engenharia, empresa parceira que integrou o projeto.

Soluções aplicadas
Diversas soluções da Schneider Electric foram implementadas na planta industrial da Yara, tais como: EcoStruxure Augmented Operator Advisor e Digital logbook, onde será possível melhorar a sua eficiência operacional com realidade aumentada e digitalizar toda a documentação de seus painéis e ter a gestão de seus ativos conectados. E também foi utilizado como proteção na entrada os Relés de Proteção Easergy P3 e o Relé de Arco VAMP 321.

Além disso, o EcoStruxure permite o monitoramento do painel de distribuição, das unidades principais em anel e dos transformadores de média tensão por meio de dados essenciais conectados. Desse modo, é possível obter monitoramentos térmico (para indicar pontos quentes e possibilitar a tomada de medidas preventivas), ambiental (para indicar condensação, permitindo que os usuários tomem medidas para evitar o desgaste precoce) e dos disjuntores (para manutenção preventiva). Possibilita, ainda, a detecção de falhas de arco, o que ajuda a identificar e interromper arcos de maneira mais rápida, reduzindo o impacto em tempo de inatividade e danos ao equipamento.

“As soluções adotadas pela Yara são bem recentes no mercado e apresentam inovação e tecnologia de ponta para apoiar a empresa em sua jornada de transformação digital”, diz Clayton Marcondes, Gerente Comercial Regional da Schneider.

Para saber mais, acesse: https://www-prd.start.staging.sdl.se.com/br/pt/work/campaign/case-study/local/yara/index.jsp

Serviço
www.se.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.