book_icon

Gartner aconselha CFOs a criarem um Centro de Análise Avançada de Excelência

Os executivos devem procurar outras fontes de talentos, às vezes mais baratas, como funcionários analíticos de outras funções ou contratações universitárias

Gartner aconselha CFOs a criarem um Centro de Análise Avançada de Excelência

Talento é uma parte vital de qualquer Centro de Análise Avançada de Excelência (ACOE, sigla em inglês) e muitas vezes os CFOs limitam o escopo de seus projetos ACOE confiando muito na equipe de finanças, de acordo com um estudo do Gartner. Os CFOs devem procurar outras fontes de talentos, às vezes mais baratas, como funcionários analíticos de outras funções, contratações universitárias ou prestadores de serviços terceirizados que são mais do que capazes de executar certos elementos do ciclo de desenvolvimento analítico.

“Muitos CFOs estão descobrindo que seu orçamento financeiro não está se expandindo para atender às suas ambições de análise avançada”, disse Marco Steecker, diretor de Pesquisa na Prática de Finanças do Gartner. “Eles podem então acabar se contentando em buscar maior eficiência com os recursos analíticos existentes, em vez de impulsionar melhorias verdadeiramente transformacionais por meio de novos recursos analíticos”, comentou.

O talento interno é claramente mais adequado para compreender problemas específicos para o negócio e a descoberta de fontes de dados, bem como para atividades de longo prazo, como teste e validação de modelos e métricas

Os especialistas do Gartner alertam que essa abordagem centrada na eficiência pode liberar capacidade, mas também pode fazer com que os CFOs negligenciem a variedade de outros tipos de suporte de baixo custo disponíveis em outras partes da organização e fora dela.

“A meta de ganhos de eficiência é uma alternativa confortável para os CFOs, porque permite o tipo de escopo de projeto definitivo e prescritivo que tende a atrair mais aqueles com experiência em finanças”, disse Steecker. “No entanto, para obter o máximo de análises avançadas, os CFOs precisam se sentir confortáveis ​​com projetos menos formais e mais exploratórios que podem gerar aprendizados e benefícios inesperados”, completou.

Talentos

A equipe de Alternative Talent Finance geralmente tem uma vantagem comparativa com relação ao desenvolvimento de análises financeiras, devido à sua alfabetização financeira e familiaridade com fontes de dados, mas outras fontes de talentos, como estudantes universitários e prestadores de serviços terceirizados, têm outros pontos fortes. Cada fonte de talento analítico alternativo tem diferentes vantagens comparativas inerentes ao desempenho de certos elementos do processo analítico.

“O talento interno é claramente mais adequado para compreender problemas específicos para o negócio e a descoberta de fontes de dados, bem como para atividades de longo prazo, como teste e validação de modelos e métricas”, disse Steecker. “Mas os estudantes universitários podem oferecer acesso econômico ao treinamento acadêmico e aos recursos da universidade e uma concepção mais aberta do que pode ser alcançado com análise, enquanto os provedores de serviços terceirizados podem oferecer suporte a tarefas mais complexas, como integração de aplicativos.”

Uma abordagem mais exploratória à análise também pode ajudar a manter os custos iniciais baixos se os CFOs começarem os projetos com funções de intérprete/analista e apenas adicionar funções mais especializadas, como cientistas de dados, uma vez que um ACOE amadureceu e suas atividades merecem tal especialização. Mapear a estratégia de talentos para a maturidade de um ACOE é uma parte crítica de um plano de análise de longo prazo escalável e sustentável.

“Os CFOs devem estreitar o escopo no início e usar projetos analíticos para resolver problemas de negócios que eles estão confiantes de que o ACOE pode resolver, em vez de buscar um menu de análises possíveis”, disse Steecker. “Priorize projetos por valor líquido de negócios e alinhamento estratégico para demonstrar o caso de negócios para projetos mais especulativos”, concluiu.

Serviço

www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.